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ETIMOLOGIA DA PALAVRA FILOSOFIA Ela é formada por termos gregos: philos –aquele que ama ou tem sentimento de amigável. Sophia- significa sabedoria. Amor.

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1 ETIMOLOGIA DA PALAVRA FILOSOFIA Ela é formada por termos gregos: philos –aquele que ama ou tem sentimento de amigável. Sophia- significa sabedoria. Amor à sabedoria. Conforme a tradição histórica,a criação dessa palavra é atribuída pelo filósofo e matemático grego PITÁGORAS,que viveu no século VI a. C

2 O espírito filosófico não é ausência de pensamento; nem todo pensamento é filosófico. O espírito filosófico está ausente quando: Não há esforço sério em buscar o significado das coisas; as coisas são tomadas como provas sem que sejam compreendidas; Os eventos e acontecimentos são deixados dispersos e desorganizados, em vez de sem coordenados e interpretados; *a observação é impensada, as ideias são desconexas, a crença é irrefletida e há dúvidas sem exame.

3 EXEMPLOS DE ATITUDES ANTIFILOSÓFICAS : QUANDO NÃO HÁ COORDENAÇÃO DE IDÉIAS- EX: A LOUCURA - FALTA DE SISTEMATIZAÇÃO FANÁTICOS RELIGIOSOS E OS EXTREMISTAS - CRIAM RAZÕES APARENTEMENTE LÓGICAS PARA SEU COMPORTAMENTO. MAS ENTÃO O QUE É TER UM ESPÍRITO FILOSÓFICO? SIGNIFICA UMA ATITUDE QUE DESEJA CONHECER A VERDADE DAS COISAS. TEM COMO FINALIDADE COMPREENDER E CONHECER A RACIONALIDADE, A ORIGEM, A ORDEM DO UNIVERSO E A ORGANIZAÇÃO RACIONAL DA NATUREZA

4 Cosmogonia e Teogonia

5 Cosmogonia - nascimento e organização do mundo a partir de forças geradoras ( pai e mãe divinos ) Teogonia - Origem dos deuses a partir de seus pais e antepassados

6 MITO É FUNÇÃO DO MITO REFORÇAR A TRADIÇÃO, ATRIBUINDO-LHE VALOR E PRESTÍGIO.(EX: MITO DA CRIAÇÃO) RITO – ( RITUS) É UMA CELEBRAÇÃO DE UM CULTO OU CERIMÔNIA FEITA DE ACORDO COM CERTAS REGRAS BASEADAS NA TRADIÇÃO RELIGIOSA OU SOCIOCULTURAL DE UM POVO OU GRUPO SOCIAL. EXEMPLOS: CARNAVAL,FUTEBOL,FESTA DE ANO NOVO,BAILES DE FORMATURA,CASAMENTOS,TROTE DE CALOUROS, NATAL,RITUAL DE PASSAGEM ( SEITA OU ORDEM ).

7 FÁBULAS- Para melhor entendermos o papel que a Filosofia desempenha e, conseqüentemente, o tipo de utilidade que tem, analisemos quatro histórias que, por analogia, ilustram as várias perspectivas sob as quais pode ser feita a leitura de sua utilidade. A primeira história é uma fábula de Jean La Fontaine ( ); PRIMEIRA HISTÓRIA – A raposa e as uvas Uma raposa esfomeada passava por debaixo de uma videira carregada de uvas maduras e, aparentemente, deliciosas. Não podendo alcançá-las, por ser a videira muito alta, consolou-se: Pecado que estejam verdes, uma porcaria!...

8 Interpretando as histórias PRIMEIRA HISTÓRIA - A raposa e as uvas A fábula da raposa e das uvas aplica-se a muitas situações da existência humana. Expressa particularmente as experiências do ciúme, da cobiça e da inveja. No nosso caso, podemos fazer uma analogia entre aqueles que, por não querer ou não terem chances de fazê-lo, têm, a priori, uma atitude de desprezo em relação à filosofia, sem uma clara idéia do que ela venha a ser. Criam, então, a imagem do filósofo como alguém alienado, que fala bonito, mas nada diz. Tal como na fábula da raposa, por incapacidade ou preguiça de ascender até a "montanha" da Filosofia, ridicularizam-na.

9 SEGUNDA HISTÓRIA - A roupa nova do rei Certa vez, um rei preparava uma grande festa para o casamento de sua filha. Para a ocasião, o rei desejava vestir uma roupa diferente, a mais bela que jamais tivesse sido usada. Para prepará-la, mandou convocar os melhores costureiros de seu reino, no entanto, nenhum deles foi hábil para realizar o desejo do rei. Correu então a notícia de que, num reino vizinho, havia um costureiro incomparável e capaz de costurar tal roupa. O rei mandou contratá-lo imediatamente, a peso de ouro. O costureiro era realmente fantástico, mas também era preguiçoso e muito esperto. Como a festa já estivesse próxima e ele não tivesse costurado nada, espalhou o boato de que a roupa que estava preparando para o rei era tão maravilhosa e especial que só as pessoas inteligentes seriam capazes de vê-la. O costureiro fez com que o rei também ficasse sabendo das qualidades da roupa.

10 No dia da festa, o costureiro foi até os aposentos do rei para vesti- Ia. O rei não via roupa alguma, mas como não queria passar por ignorante, elogiava as vestes com que o costureiro fingia cobri-Ia. Quando entrou na capela real, lugar da realização da cerimônia de casamento de sua filha, o rei estava completamente nu, mas nenhum convidado ousou dizer nada, nem gracejar, pois ninguém queria passar por ignorante. Ao contrário, muitos cochichavam entre si sobre a beleza da roupa real. No entanto, a umas tantas, alguém do fundo da capela, ousou gritar: O rei está nu! Diante de tanta ousadia, alguns entreolharam-se estupefatos, sem saber o que dizer, outros voltaram-se contra o blasfemo, chamando-o de ignorante e querendo expulsá-lo, enquanto alguns poucos concordaram com ele. INTERPRETANDO A HISTÓRIA A roupa nova do rei

11 O conto infantil da nudez do rei serve como analogia para expressar uma das características mais marcantes da Filosofia Filosofar é olhar criticamente a realidade que nos cerca. Significa não nos contentarmos com o que pensa a grande maioria, só pelo fato de ela assim pensar. É procurar a verdade, mesmo que isto custe, muitas vezes, o preço de assumir algumas posições que levam a perturbar os outros, a incomodar o poder constituído ou "mexer" com uma "verdade social". As ideologias estabelecidas tendem a se manter porque satisfazem aos interesses de certas classes ou instituições e ter a coragem de questioná-las significa assumir vários tipos de riscos. O filósofo é aquele que incomoda, por não se ajustar passivamente a ideias petrificadas. Não tem medo de dizer aquilo que pensa, mesmo que isto lhe custe caro, como foi o caso de Sócrates.

12 TERCEIRA HISTÓRIA - O pastorzinho mentiroso Era uma vez um pastorzinho que passava muito tempo cuidando de suas ovelhas.E como se aborrecia com isso,ficava inventando maneira de se divertir. Um dia,decidiu divertir-se à custas de alguns camponeses que trabalhavam perto dali e começou a gritar: _ Socorro! Socorro! O lobo vem ai. Todos os camponeses acudiram, armados com suas enxadas e dispostos a defender o menino e o rebanho. O pastorzinho achou graça e todos ficaram zangados. Mas chegou um dia em que o lobo apareceu de verdade e ninguém foi acudir o pastorzinho(...). MORAL DA HISTÓRIA- Quem engana os outros, perde a confiança de todos... Fábula de Esopo

13 Condições históricas para o surgimento da filosofia

14 a) As viagens marítimas;

15 b) A invenção do calendário;

16 c) A invenção da moeda;

17 d) O surgimento da vida urbana;

18 e) A invenção da escrita alfabética;

19 f) A invenção da política

20 Ao surgir, a filosofia não é uma cosmogonia, e sim uma cosmologia, uma explicação racional sobre a origem do mundo e sobre as causas das transformações e repetições das coisas ; mas a cosmologia nasce de uma transformação gradual dos mitos ou de uma ruptura radical com os mitos ?

21 NASCIMENTO DA FILOSOFIA FINAL DO SÉC. VII E INÍCIO DO SÉC. VI a. C NAS COLÔNIAS GREGAS DA ÁSIA MENOR,NA CIDADE DE MILETO. E O PRIMEIRO FILÓSOFO FOI TALES DE MILETO. A FILOSOFIA TAMBÉM POSSUI CONTEÚDO PRECIOSO AO NASCER : É A COSMOLOGIA É COMPOSTA POR DUAS PALAVRAS COSMOS - MUNDO ORGANIZADO. E LOGIA - QUE VEM DA PALAVRA LOGO, SIGNIFICA PENSAMENTO RACIONAL.

22 O que perguntavam os primeiros filósofos ?

23 Por que os seres nascem e morrem ? ? ?

24 Por que os semelhantes dão origem aos outros semelhantes ? ? ?

25 Por que os diferentes também fazem surgir os diferentes ? ? ?

26 Por que tudo muda ? ? ? ?

27 De onde vêm os seres ?

28 Para onde vão quando desaparecem ? ? ?

29 Por que tudo parece repetir – se ? ??

30 Qual o princípio elementar que possibilitou a origem do Universo?

31 Quem nunca ouviu falar em Sócrates? Tantos anos e os clássicos pensamentos conheça-te a ti mesmo e sei que nada sei ainda permanecem vivo no pensamento da humanidade.

32 Costumam atribuir a Sócrates - erroneamente - a fundação da filosofia. Não foi, mas sem dúvidas foi um marco da Filosofia. Até então, no período pré-socrático esta havia se voltado para a origem do Universo e as causas das transformações da Natureza. Já no período socrático, esta se volta fundamentalmente para as questões humanas, a ética, a política, o conhecimento, etc. Elementos favorecidos pela democracia que criou condições para que os homens que quisessem fazer política deveriam saber falar em público e defender suas ideias.

33 A COISA MAIS BELA QUE O HOMEM PODE EXPERIMENTAR É O SENTIDO DO MISTÉRIO. É A FONTE DE TODA VERDADEIRA ARTE E DE TODA VERDADEIRA CIÊNCIA. QUEM NUNCA EXPERIMENTOU ESSA SENSAÇÃO, ENCONTRA-SE MORTO; SEUS OLHOS ESTÃO FECHADOS.(...) ALBERT EINSTEIN MICHELÂNGELO - A CRIAÇÃO

34 BIBLIOGRAFIA: CONVITE À FILOSOFIA MARILENA CHAUÍ FÁBULAS- ESOPO COLEÇÃO A OBRA PRIMA DE CADA AUTOR. ( MAXI) FILOSOFANDO ARANHA ARRUDA


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