A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os períodos literários. Classicismo Ocorreu entre os séc. XIV e XVI. Consistiu num movimento cultural com o objectivo de valorizar elementos artísticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os períodos literários. Classicismo Ocorreu entre os séc. XIV e XVI. Consistiu num movimento cultural com o objectivo de valorizar elementos artísticos."— Transcrição da apresentação:

1 Os períodos literários

2 Classicismo Ocorreu entre os séc. XIV e XVI. Consistiu num movimento cultural com o objectivo de valorizar elementos artísticos da cultura clássica, ou seja, greco-romana. Características do Classicismo na literatura Imitação de autores gregos e romanos da antiguidade; Inspiração na mitologia dos deuses e das musas; Universalismo; Clareza; Equilíbrio.

3 Luís Vaz de CamõesOs Lusíadas (1572) Gil VicenteAuto da Barca do Inferno (1517) Escritores

4 Barroco Surgiu no final do séc. XVI até final de XVII. Foi marcado pela unificação da Península Ibérica e caracterizado pelo exagero e o exuberante. Características do Barroco na literatura Cultismo (Jogo de palavras); Conceptismo (Jogos de raciocínio); Divisão entre o prazer e a fé religiosa.

5 Escritores António Vieira Sermão da Sexagésima (1659) Esperanças de Portugal (1661)

6 Neoclassicismo Surgiu em meados do séc. XVIII. Consistiu num retorno à simplicidade e perfeição do Classicismo. Características do Neoclassicismo na literatura Literatura simples; Temas simples e comuns como aos seres humanos (amor, morte, casamento e solidão); Uso frequente de sonetos.

7 Escritores Filinto Elísio, Pseudónimo de Padre Francisco Manuel do Nascimento Obras Completas (1817)

8 Romantismo Surgiu no séc. XIX. Foi um movimento artístico, politico e filosófico caracterizado pelo individualismo. Características do Romantismo na literatura Confessionalismo (expressão dos sentimentos); Pessimismo; Romance; Individualismo.

9 Escritores Almeida GarrettAlexandre Herculano Dona Branca (1826) A voz do profeta (1836)

10 Realismo Características do Realismo na literatura Surgiu nas últimas décadas do séc. XIX. Movimento que desprezou a imaginação e revelou a realidade dos factos Análise e síntese da realidade com objectividade; Exactidão; Veracidade e abundância de pormenores; Uso de expressões simples e sem convencionalismos.

11 Escritores Eça de Queiróz Antero de Quental Os Maias (1888) Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais (1865)

12 Modernismo Surgiu em meados do séc. XX. Consistiu num movimento caracterizado por um grupo de portugueses que se organizaram com recurso a estratégias provocatórias ás formas politicas e culturais conservadoras. Características do Modernismo na literatura Nacionalismo; Linguagem humorística; Valorização dos problemas sociais; Temas do quotidiano.

13 Escritores Fernando Pessoa Almada Negreiros Mensagem (1934) Nome de Guerra (1925)

14 FIM 08/02/2011 Trabalho elaborado por: Carlos Dimas Curso Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho


Carregar ppt "Os períodos literários. Classicismo Ocorreu entre os séc. XIV e XVI. Consistiu num movimento cultural com o objectivo de valorizar elementos artísticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google