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Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Resolução de questões - UERJ.

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1 Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Resolução de questões - UERJ

2 Implantadas em 1534, por D. João III, visava garantir a posse colonial e compensar as perdas no comércio com as Índias. AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS Os registros de posse da terra surgiram no Brasil com o estabelecimento das capitanias e com as doações de sesmarias.

3 As posses das sesmarias foram legitimadas em registros públicos realizados junto às paróquias locais. A ocupação de grandes extensões de terras, algumas vezes de forma irregular e a desordem na doação das sesmarias, garantiu a uma minoria de famílias a posse e o direito sobre a propriedade fundiária. Os clérigos das igrejas faziam os registros das terras ou certidões, como a de nascimento, de casamento, etc.

4 Portanto, o latifúndio no Brasil é uma herança do modelo de distribuição da propriedade fundiária desde a época colonial. Lotes de terra gigantescos eram concedidos aos membros das elites que se beneficiaram das cartas de Sesmarias concentrando desse modo a propriedade da terra deixando de fora uma grande quantidade de trabalhadores que desprovidos de terras para cultivar e garantir o seu sustento e de sua família, são obrigados a migrarem em direção às cidades engrossando a miséria urbana, a violência e aumentando o número de favelas.

5 Um dos principais problemas brasileiros da atualidade é a questão da concentração da propriedade da terra. Os meios de comunicação de massa (rádio, televisão, jornal) trazem, todos os dias, matérias sobre invasões promovidas por camponeses sem- terra, mas a falta de terra para quem realmente trabalha nela não é um problema atual. Um instrumento de distribuição de terra do período colonial que comprova a longa duração deste problema no Brasil é: (A) o Regimento Geral (B) a Carta de Sesmaria (C) os Tratados de Saragoça (D) o Tratado de Tordesilhas Resposta: B

6 REVOLUÇÃO FRANCESA: 1789 As transformações econômicas, políticas e sociais dos séculos XVII e princípios do século XVIII se manifestaram no plano filosófico a crítica aos Estado Absolutista e ao Mercantilismo, denominado Iluminismo. O Iluminismo condenava o absolutismo, o mercantilismo, a intolerância religiosa e defendia que os homens são iguais, perante a Natureza. Assim, os iluministas consideravam que a desigualdade entre os homens era fruto de uma sociedade marcada pelos direitos hereditários. As idéias iluministas repercutiram por toda a Europa e uma grande influência na Revolução Francesa. Na América, o Iluminismo inspirou a independência dos EUA e fundamentou reformas políticas em alguns Estados europeus.

7 Os camponeses, promovem a invasão das propriedades dos seus senhores, a queima de documentos que estabeleciam a servidão e o assassinato de seus senhores. Além disso, os trabalhadores reivindicavam o fim dos privilégios feudais e o direito à posse de terras. Era o Grande Medo. ASSEMBLÉIA NACIONAL ( 1789/1792)......fase em que ocorreu a Queda da Bastilha (14/07/1789), símbolo do absolutismo francês.

8 Em agosto de 1791, foi aprovada uma lei que abolia os privilégios feudais. No mesmo mês, no dia 26, a Assembléia aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - um síntese da concepção burguesa da sociedade: liberdade, igualdade, inviolabilidade da propriedade privada, bem como o direito de resistir à opressão.

9 A luta pela liberdade na Revolução Francesa de 1789 possibilitou a conquista de direitos essenciais que até hoje formam alguns dos pilares do mundo contemporâneo. Entre esses direitos assegurados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, podem-se destacar: (A) liberdade, propriedade e resistência à opressão, como direitos naturais do homem (B) soberania, igualdade civil e autoridade, como direitos inerentes aos corpos privilegiados da sociedade (C) distinção de nascimento, privilégio fiscal e hereditariedade do poder, como direitos sagrados do cidadão (D) insurreição para o povo, direito à cidadania e igualdade social, como os mais elevados dos direitos do homem Resposta: A

10 INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: 1822 Por outro lado, era um movimento de caráter conservador, visto que a burguesia lusitana pretendia recolonizar o Brasil. Revolução do Porto (1820) Movimento marcado por um duplo caráter. De um lado, mostrava-se liberal, acabando com o absolutismo português estabelecendo uma Constituição que limitava os poderes do rei e ampliava os poderes das Cortes ( o Parlamento ).

11 Pressionado pelos liberais do Porto, D. João VI retorna a Portugal e deixa seu filho, Pedro, como príncipe regente do Brasil.

12 09/01/1822- Dia do Fico - Respondendo com o Fico após uma petição com oito mil assinaturas e desobedecendo ás ordens da Corte de retornar a Portugal. 04/04/1822- decretado o "Cumpra-se", onde nenhum ato das Cortes teriam validade no Brasil. 13/05/1822- D. Pedro recebe o título de Defensor Perpétuo do Brasil. 03/06/1822- D. Pedro convoca uma Assembléia Geral Constituinte, uma declaração formal de independência. 07/09/1822- D. Pedro proclamou a independência às margens do riacho do Ipiranga.

13 Que tardamos? A época é esta: Portugal nos insulta; a América nos convida; a Europa nos contempla; o príncipe nos defende. Cidadãos! soltai o grito festivo... Viva o Imperador Constitucional do Brasil, o Senhor D. Pedro I. (Proclamação. Correio Extraordinário do Rio de Janeiro. 21 de setembro de 1822.) Este texto mostra o rompimento total e definitivo com a antiga metrópole como necessário para a construção do Império Brasileiro. Nele também está implícito um dos fatores que contribuíram para o processo de construção da independência do Brasil. Esse fator foi: (A) a ajuda das potências européias em função de seus interesses econômicos (B) a intransigência das Cortes de Lisboa na aceitação das liberdades brasileiras (C) o ideal republicano em consonância com o das antigas colônias espanholas (D) o movimento separatista das províncias do norte em processo de união com Portugal Resposta: B

14 Escravidão......significa a soma do poderio, influência capital e clientela dos senhores todos; (...) a dependência em que o comércio, a religião, a pobreza, (...) o Estado enfim se acham perante o poder agregado da minoria aristocrática, em cujas senzalas centenas de milhares de entes humanos vivem embrutecidos e moralmente mutilados pelo próprio regime em que estão submetidos. Professor Ulisses Mauro Lima

15 Deputados representantes do setor cafeeiro do Vale do Paraíba do Sul, declaravam-se contrários a política abolicionista. Professor Ulisses Mauro Lima

16 Influenciados pelas rebeliões negras contra a escravidão setores da elite brasileira decidiram apressar o processo abolicionista. A campanha abolicionista Em 1888, foi sugerido ao poder Executivo a criação de uma lei que abolisse a escravidão no Brasil. Com a assinatura da Lei Áurea no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel concedia a liberdade a negros. Sociedade Cearense Libertadora, fundada após a greve de O Dragão do Mar é o segundo, de pé, da direita para esquerda

17 os setores escravistas mas, contribuiu no desgaste político de D. Pedro II. Antigos aliados engrossam a oposição fortalecendo o movimento republicano e a ascensão da elite cafeeira da região do Oeste Paulista. O fim da escravidão não acarretou a falência do Brasil como previa Lei Eusébio de Queirós (1850). 2. Lei do Ventre Livre (1871). 3. Lei Saraiva Cotegipe ou Lei dos Sexagenários (1885). 4. Lei Áurea (1888).

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19 Ai, filha! Você não entende deste riscado. Neste mundo não existe coisa alguma sem sua razão de ser. Estas filantropias modernas de abolição! É chover no molhado – preto precisa de couro e ferro como precisa de angu e baeta. Havemos de ver no que há de parar a lavoura quando esta gente não tiver no eito. Não é porque eu seja maligno que digo e faço estas coisas. É que sou lavrador, e sei dar o nome aos bois. Enfim, você pede, eu vou mandar tirar o ferro. Mas são favas contadas – ferro tirado, preto no mato. (RIBEIRO, Júlio. A Carne. Rio de Janeiro, Francisco Alves, com adaptações.) O autor do romance A Carne (1888) antecipa, no trecho acima, uma preocupação de muitos proprietários de terra, escravistas, quanto às conseqüências da abolição dos escravos para a agricultura brasileira. Esta posição pode ser resumida da seguinte forma: (A) A grande lavoura não teria futuro sem a mão-de-obra escrava. (B) A abolição provocaria a superação da lavoura pela indústria. (C) A agricultura ficaria restrita à produção para o mercado interno. (D) O fim da escravidão transformaria as lavouras em terras improdutivas. Resposta: A

20 O caudilhismo, fenômeno político das nações latino-americanas pode ser explicado a partir do processo de independência das colônias espanholas. Caudilhismo Eram, a princípio, grandes senhores de terras que faziam prevalecer suas vontades acima dos direitos de todos, pela via legal ou pelo uso da força. O caudilho é um líder político civil e militar que exerce o seu comando de modo autoritário. Em geral,não toleravam qualquer estrutura rival; alguns caudilhos adotaram posições anti-clericais. Muitos usaram seu poder para aumentar sua riqueza em função dos seus próprios interesses.

21 Poder regional forte, de cunho modernizante ou não, sustentado à custa do apoio de grupamentos militares e em conseqüência da fraqueza institucional dos Estados que se estabeleceram na América Espanhola logo após os processos de independência no século XIX. A definição acima nos remete ao conceito de: (A) regionalismo (B) coronelismo (C) federalismo (D) caudilhismo Resposta: D

22 Até a próxima aula Fim historiaula.wordpress.com


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