A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pr. Alandelon de Melo. Os dons podem variar quanto ao poder ? Os dons são permanentes ou temporários ? Descobrindo e buscando os dons espirituais. E a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pr. Alandelon de Melo. Os dons podem variar quanto ao poder ? Os dons são permanentes ou temporários ? Descobrindo e buscando os dons espirituais. E a."— Transcrição da apresentação:

1 Pr. Alandelon de Melo

2 Os dons podem variar quanto ao poder ? Os dons são permanentes ou temporários ? Descobrindo e buscando os dons espirituais. E a relação do Dons com a maturidade da igreja Cristã.

3 Pr. Alandelon de Melo Sim ! Paulo diz que se temos os dons da profecia devemos usá- los Segundo a proporção da fé ( Rm. 12:6). Dando a entender que o dom pode ser desenvolvido com mais força ou com menos força em diferentes indivíduos, ou no mesmo indivíduos durante um tempo....não negligencies o dom que há em ti, 1 Timóteo 4:14a...lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti 2 Timóteo 1:6

4 Pr. Alandelon de Melo Era possível Timóteo deixar seu dom enfraquecer, aparentemente pelo pouco uso, e Paulo lembra-lhe que devia avivá-lo, mediante uso e conseqüente fortalecimento. Exemplos de dons que tem sua força e eficiência aumentada mediante a sua utilização Evangelização Ensino Evangelização Ensino Encorajamento Administração Encorajamento Administração

5 Dom espiritual é qualquer talento potencializado pelo Espírito Santo e usado no ministério da igreja. (Grundem) DEFINIÇÂO

6 Pr. Alandelon de Melo Em que nível de poder deve manifestar um talento para que venha ser considerado um Dom Espiritual Em que nível de poder deve manifestar um talento para que venha ser considerado um Dom Espiritual ? Quanto a capacidade de ensino alguém tem que possuir para afirmar que tem o dom de ensino. Quanto eficiência na evangelização algum tem que ter para dizer que ela tem o dom de evangelizar. Quanto alguém deve ter resposta das suas orações por cura para afirmamos que ela tem o dom de curar.

7 Pr. Alandelon de Melo As escrituras não nos responde essa pergunta, porem Paulo fala desses dons uteis para a Igreja (1 Co. 14:1) e Pedro fala que cada pessoa que recebeu algum dom deve utilizá-lo para o servir uns aos outros (1 Pe. 4:10). Esses textos dão a entender que Paulo e Pedro pensavam em dons como talentos, fortes e suficiente para funcionar em benefícios da igreja. Igreja Reunida ( Como Profecia e Ensino) Igreja Individual ( Socorro ou encorajamento

8 Pr. Alandelon de Melo Na maioria dos casos, parece que o Novo Testamento descreve uma posse permanente dos dons espirituais. Podemos usar a Analogia da igreja como Corpo. 1 Co. 12:29, Algumas pessoas tens títulos que descrevem uma função continua, profetas ou mestres 1 Co. 12:29, evangelistas Ef. 4:11. Portanto o NT indica que as pessoas têm dons espirituais que lhes são dados e, um vez que possuem podem continuar a usá-lo durante o curso da sua vida cristã.

9 Pr. Alandelon de Melo A.Porem existem alguns dons que não são permanentes por sua própria natureza. Exemplos: O dom do casamento e Celibato B.Existem outros que embora exercidos com razoável freqüências não podem ser exercidos a vontade. Exemplos : o dom de Cura, profecia depende da concessão de uma revelação, o dom de evangelização. C. Alguém pode negligenciar e Perde-lo Exemplos :Sansão no AT, A parábola dos 10 talentos Mt. 25:29 D. Ele Serão apenas para esta era e serão substituídos por algo maior. (1 Co. 13:8-13)

10 Pr. Alandelon de Melo Romanos 12:6-8 e 1 Pedro 4:10, parece-nos que os autores escreve a Pessoas que sabem quais são os seu dons. E quem não sabe os dons que Deus lhe deus como descobrir ?

11 Pr. Alandelon de Melo 1 - Os lideres precisam perguntar se estão proporcionando oportunidades para que a variedade dos dons seja utilizadas. 2 – Os irmão podem se perguntar quais os dons mas necessários para a edificação da igreja no momento, e devem fazer um tipo de auto exame. Ex. Que interesses, desejos e aptidões eu tenho? Poderia outros aconselhá-lo ou incentivá-lo apontando dons específicos? Ouve benção no passado ao ministrar algum tipo especifico de serviço?

12 Pr. Alandelon de Melo 3 - Alguém que deseja descobrir o seu dom deve orar a Deus pedindo sabedoria e Ele dará de acordo com a sua promessa. (TG. 1:5-6) Essa sabedoria e concedida: - Em forma mais aguda de percepção de sua próprias capacidades. - Pode vim por conselho de terceiros ou pela constatação de benção cada vez maior numa área de ministério. - Através de profecia indicando algum dom especifico (1 Tm. 4:14) - A pessoa pode também ministrar em varias áreas e ver onde Deus abençõa.

13 Pr. Alandelon de Melo Mas procurai com zelo os maiores (gr. Meizôm) dons 1 Coríntios 12:31 Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação. 1 Coríntios 14:5.

14 Pr. Alandelon de Melo O sentido de Maior e Melhor esta relacionado a edificação da igreja, pois esses dons trazem mais benefícios aos outros. Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja. 1 Coríntios 14:12 Os dons jamais devem ser buscados para : Proeminência Pessoal Influência sobre os outros Poder superior aos outros Estrelismo Próprio. Exemplo: Simão Atos. 8:19, Ananias e Safira Atos 5:1-11

15 Pr. Alandelon de Melo Os dons espirituais são dados a todos os crentes (1 Co. 12;7) mesmos cristão imaturos espirituais recebem dons do Senhor. Exemplo : Igreja de coríntio (1 Co. 1:7 e 3:1), Portanto dons espirituais não são necessariamente sinais de maturidade espiritual. Definição de Maturidade Espiritual - É andar com, e perto de Jesus, e isto resulta em obediência as suas ordens na vida diária.... Aquele que diz que permanece nele, deve andar como ele andou. (1 João 2:6)

16 Pr. Alandelon de Melo Os dons podem ser utilizados de forma permanece ou temporária dependendo da ação do Espírito Santo enquanto estivermos aqui. Porem na eternidade eles não serão mais utilizados pois será trocado por algo Maior Amor. Podemos descobrir os dons em nós se nos disponibilizarmos para sermos usados por Deus. Possuir os dons espirituais não são sinais de maturidades, mais um vida de obediência e dedicação a Deus, demonstra uma pessoa madura espiritualmente. Os dons podem ser desenvolvidos com mais força ou menos força dependendo de quanto o evidenciamos.

17 Pr. Alandelon de Melo Fim


Carregar ppt "Pr. Alandelon de Melo. Os dons podem variar quanto ao poder ? Os dons são permanentes ou temporários ? Descobrindo e buscando os dons espirituais. E a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google