A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo Panorâmico da Bíblia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo Panorâmico da Bíblia"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo Panorâmico da Bíblia
O Livro de Cantares Estudo Panorâmico da Bíblia

2 INTRODUÇÃO AUTOR: Salomão. DATA: Entre 970 a 930 a.C.
TÍTULO: Hebraico/Shir Hashirim (Cântico dos cânticos)

3 Tema: O amor e a devoção entre um homem e uma mulher comprometidos, ao mesmo tempo que ecoa o relacionamento de amor entre Javé e seu povo Israel e entre Cristo e sua Igreja.

4 Características e conteúdo
O livro de Cantares é um belíssimo trabalho literário de arte e obra prima teológica. Arquétipo bíblico que apresenta, de um modo novo, as realidades básicas das relações humanas. Emprega linguagem simbólica para expressar verdades eternas (semelhante ao Livro de Apocalipse).

5 Características e conteúdo
Cantares contém descrições da mulher sulamita juntamente com uma exibição completa dos produtos de seu jardim. Ela é linda, sensual e amada. (Ct 1.15; 4:1-5,7; 6:4-10; 7:1-5) Claras indicações são dadas na descoberta das bênçãos da aliança: “sai-te pelas pisadas das ovelhas”. (Ct 1.8) Na sulamita, a corrompida árvore familiar produz “frutos excelentes”, os melhores. (Ct 7.13) A dança memorial de Maanaim. (Ct 6.13)

6 Características e conteúdo
Quando encontra a quem ama, ela o detém e não o deixa partir (Ct 3.4). Apresenta o cortejo de um casamento real e a alegria recíproca do noivo e da noiva. (Ct ) Mandrágoras perfumadas crescem em seu campo (Ct ) É chamada bem- aventurada ou feliz. (Ct 6.9)

7 O Espírito Santo em ação
O espírito santo é o poder de ligação e união do amor. (Rm. 5.5) A própria forma do livro como cântico e símbolo é adaptada especialmente ao Espírito, pois ele mesmo faz uso de sonhos, linguagem figurada e o canto (At 2.17; Ef 5:18,19).

8 Conclusão Cantares é um livro de poesia de amor. Não de um amor platônico, mas de ardente amor sensual entre pessoas comprometidas. (Gn 2.18) A declaração de amor é compartilhada, é recíproca. O amado tem olhos só para ela e as jovens não lhe podem mais roubar o coração, porque a amada já o roubou. (Ct 4.9) Ela o deseja ardentemente. (Ct 5.10, 16; 6.3; 7.10; 8.14) O amor de Cristo por sua noiva. (Ap 19.7)

9 “As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado”. (Ct 8.7 )


Carregar ppt "Estudo Panorâmico da Bíblia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google