A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO BASE: Mateus 1.23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz a um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL (que quer dizer: Deus conosco).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO BASE: Mateus 1.23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz a um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL (que quer dizer: Deus conosco)."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO BASE: Mateus 1.23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz a um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL (que quer dizer: Deus conosco).

2 O Texto Base já começa com o cumprimento de uma Profecia contida em Isaías 7.14.

3 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel – Isaías 7.14.

4 MATEUS – sua pessoa Levi, judeu que atuava como Publicano, na coletoria (cobrando impostos para os romanos). Culto, sabia aramaico e grego. Mateus – dom de Deus.

5 MATEUS - sua chamada: Mateus 9.9 – Jesus o chama – segue-me e Ele se levantou e o seguiu. O Senhor chama mesmo aqueles que estão ocupados. O importante é atender ao chamado do Mestre.

6 MATEUS – sua vida Pouco se sabe sobre sua vida. Para a maioria, ele teria escrito o Evangelho, em aramaico, para os judeus da Palestina e, ainda, traduzido para o grego, entre 45 e 66 dC. Segundo a tradição, morreu, como mártir, na Etiópia.

7 MATEUS – Evangelho Como os demais Evangelhos, Mateus busca descrever a pessoa de CRISTO, mostrando-nos os aspectos da REALEZA de Cristo, no presente, em nossas vidas e, no futuro, no seu reinado.

8 Como os Evangelhos apresentam a Cristo? Em Mateus vemos JESUS como o REI. Em Marcos vemos JESUS como o SERVO DE DEUS. Em Lucas vemos JESUS como o FILHO DO HOMEM. Em João vemos JESUS como o FILHO DE DEUS.

9 Sobre a Cruz Pilatos colocou (hebraico, latim e grego) o título profético: INRI – Jesus Nazareno o Rei dos Judeus – João

10 O Livro de MATEUS foi escrito por um judeu, para judeus, buscando expor o ensino sobre o Reino de Deus, descrevendo o Reino de Israel, com o Messias e Salvador, Jesus Cristo.

11 O propósito mais importante de MATEUS era: mostrar como as Profecias do Antigo Testamento se cumpriam em Jesus, a fim de convencer os judeus de que Jesus era, de fato, o Messias prometido, no passado.

12 MATEUS – ligação profética O Livro de MATEUS traz o início do Novo Concerto, com Cristo. Em Mateus 1.1 temos a ligação profética desde a Aliança Davídica voltando à Aliança Abraâmica.

13 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão – Mateus 1.1.

14 A Aliança de Davi apontava para o reinado e a soberania de Cristo – II Samuel A Aliança de Abraão retratava o fruto da Promessa do unigênito contida em Hebreus

15 Mateus – base profética O Livro de Mateus busca fundamentar-se nas inúmeras promessas, do Antigo Testamento, sobre a pessoa de Cristo. No aspecto REAL destacam-se Jeremias 23.5 e Jeremias

16 Eis que vêem dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra – Jeremias 23.5.

17 MATEUS – apresenta o REI A Genealogia, para os judeus, era importante a fim de que se pudesse comprovar a descendência de ABRAÃO. Mateus 1.2.

18 MATEUS – três grupos genealógicos – Mateus De Abraão até Davi – 14. De Davi até o exílio na Babilônia – 14. Do exílio na Babilônia até Cristo – 14.

19 MATEUS – três grupos genealógicos – Mateus No primeiro grupo: Israel surge como Nação e os hebreus tornam-se uma força influente no mundo.

20 MATEUS – três grupos genealógicos – Mateus No segundo grupo: a desobediência traz o sofrimento e a vergonha.

21 MATEUS – três grupos genealógicos – Mateus No terceiro grupo, surge a pessoa de Cristo, cujo objetivo, na terra, libertar o homem e transformar a tragédia em vitória, levando-o, de volta, ao Pai.

22 MATEUS – O Rei Manifesto Os magos do oriente procuravam pelo recém- nascido Rei dos judeus – Mateus 2.2.

23 MATEUS – O Rei Rejeitado Apesar de toda sua pregação de amor, os líderes religiosos, de Israel, rejeitam-no e planejam um meio de eliminá-lo. Mateus

24 MATEUS – o ensino por intermédio das Parábolas Jesus utilizava-se das parábolas, uma narração curta, para ensinar uma verdade moral ou espiritual.

25 MATEUS – mudança de rumo A depois do capítulo 13, de Mateus, o Senhor deixa as sinagogas (judeus) e passa a falar junto ao mar, nas casas, nas praias, para todos...Para os judeus o objetivo das parábolas: Mateus

26 MATEUS – mudança de rumo Mateus 13.34, Todas estas coisas disse Jesus às multidões, por parábolas e sem parábolas na lhes dizia: para que se cumprisse o que foi dito por intermédio do profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação.

27 MATEUS – Sermão da Montanha No capítulo 5, de Mateus, temos as bem- aventuranças que se dividem em pessoais (versículos 3 ao 6) e beneficentes (versículos 7 ao 12).

28 MATEUS – O Rei entregando a sua vida A Crucificação de Cristo, o sepultamento e a guarda do sepulcro, no capítulo 27, mostra- nos o amor e a soberania de Deus.

29 MATEUS – O Rei ressuscitando No capítulo 28 temos a Ressurreição do Senhor Jesus, razão maior de nossa Fé, pois, segundo Paulo, se Ele não houvesse ressuscitado vã seria a nossa fé (1 Coríntios 15.14).

30 MEDITAÇÃO FINAL Em Mateus o Senhor Jesus deixa- nos a Grande Comissão: Fazer discípulos em todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas.


Carregar ppt "TEXTO BASE: Mateus 1.23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz a um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL (que quer dizer: Deus conosco)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google