A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Levantamento de Carga Objetivo: Entender os aspectos de segurança com levantamento de carga e métodos de prevenção. DDS 19/12/13 – Marcelo Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Levantamento de Carga Objetivo: Entender os aspectos de segurança com levantamento de carga e métodos de prevenção. DDS 19/12/13 – Marcelo Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Levantamento de Carga Objetivo: Entender os aspectos de segurança com levantamento de carga e métodos de prevenção. DDS 19/12/13 – Marcelo Andrade

2 Acidente Arena Corinthians No dia 27/11/13, durante o içamento do trecho final da cobertura metálica o guindaste caiu matando 2 funcionários, causando danos materiais e comprometendo o prazo de entrega do estádio de abertura da copa, logo tornou-se um evento com visibilidade internacional. O guindaste Liebherr LR foi escolhido devido a sua alta capacidade de içamento e comprimento de lança o que eliminaria a necessidade de um segundo guindaste diminuindo pela metade os riscos operacionais, assim projetou a equipe. Responsável pela obra: Odebrecht Dona do Guindaste: Locar

3 O Guindaste

4 O Guindaste sendo montado

5 O Guindaste Montado

6 O Acidente Detalhe do estrago causado pelo acidente Tiago Queiroz/Estadão

7 O Acidente À distância, é possível observar os danos causados pelo desabamento do guindaste Tiago Queiroz/Estadão

8 O Acidente O acidente que matou os operários Fábio Luiz Pereira e Ronaldo Oliveira dos Santos Tiago Queiroz/Estadão

9 O Acidente Visão Aérea

10 Status do caso O acidente está sendo investigado.

11 Últimas Notícias sobre o assunto Odebrecht garante entrega da Arena Corinthians dentro do prazo - Terra – 17/12/13 Odebrecht garante entrega da Arena Corinthians dentro do prazo Cinco guindastes de obra do estádio do Corinthians são liberados – globo.com – 11/12/13 Cinco guindastes de obra do estádio do Corinthians são liberados Andrés confirma Arena Corinthians pronta em abril, já com jogo-teste – MSN – 17/12/13 Andrés confirma Arena Corinthians pronta em abril, já com jogo-teste Nota-se que a preocupação central da sociedade é com o prazo, ao passo, que em sociedades mais desenvolvidas o foco seria em evitar reincidência do ocorrido analisando o acidente e atualizando a legislação.

12 O que podemos fazer para evitar / prevenir? 1.0 LEGISLAÇÃO NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais Está norma é bem sucinta e genérica. Possui apenas 2 páginas O peso do material armazenado não poderá exceder a capacidade de carga calculada para o piso. 2.0 INSPEÇÃO PREVENTIVA O ideal é que a área de Segurança do Trabalho em conjunto com o encarregado de Levantamento de Carga, realizem trimestralmente inspeção visual para verificar as condições dos equipamentos utilizados nas operações de movimentação de carga através de uma Lista de Verificação (Check List). Itens a serem verificados: Sensor de sobrecarga; Dispositivo que evite que a carga entre em contato com o guindaste; Freio de carga; > Cabos de aço (Deve haver um procedimento baseado em uma série de NBRS); Manilhas, Grampos Deverão ser inspecionados quanto ao desgaste, sendo inutilizadas quando este for superior a 10% do diâmetro do pino a da região de curvatura.Quanto a trincas, deverão ser feitos exames de líquido penetrante ou partícula magnética e quando estas apresentarem irregularidades serão inutilizadas. Moitões Os moitões e roldanas serão inspecionados verificando pinos de conexão, parafusos, travas, etc. Verificar se as roldanas giram livremente e se não apresentam folga, observar se não existe um desgaste no canal. Roldanas danificadas deterioram rapidamente os cabos. Habilitação do Operador: Validade 1 ano. Um exame visual no aspecto geral do equipamento; O equipamento deve estar limpo; Verificar o nível do óleo do motor; Verificar a água de radiador; Nível de combustível; Nível do óleo de transmissão; Nível do óleo hidráulico; >

13 Estudo de Levantamento de Carga Todos os içamentos igual ou acima de 3 ton. ou em casos especiais deverão ter Plano de Movimentação de Carga. O estudo (plano) de Carga será elaborado sempre que a situação de içamento ou movimentação da carga justifique, em função da altura, peso, raio, posicionamento da peça, etc. De maneira geral, fica estabelecido que, para todas as cargas acima de 5 ton. serão elaborados estudos de Carga. Cabendo a área de engenharia a verificação da necessidade, a elaboração e distribuição dos referidos estudos. Para a elaboração serão observados, criteriosamente, os documentos de referência inclusive as vias de acesso, interferência de giro, verticalização e coordenadas de posicionamento.

14 Plano de Movimentação de Carga

15 Plano de Carga Definição do guindaste · Configurações do guindaste (lança, contrapeso, jibe, cabos, moitões, etc.) · Acessórios (estropos, manilhas, balanças, esticadores, madeiras, dinamômetro, etc.) · Raio de giro · Posição da peça e do guindaste · Capacidade do guindaste na situação proposta · Peso da peça e acessórios · Providências adicionais (ex.: acompanhamento topográfico, guinchos, mats, etc.) · Folga (%) capacidade em relação a carga · Tipo de Comunicação (Sinalização ou Rádio).

16 Exemplo Plano de Carga

17 Check List para Máquinas e Equipamentos

18 Bibliografia 8E/NR-11%20(Anexo%20I%20-%20RTP).pdf 8E/NR-11%20(Anexo%20I%20-%20RTP).pdf Odebrecht libera-uso-de-mais-3-guindastes-no-itaquerao, ,0.htm libera-uso-de-mais-3-guindastes-no-itaquerao, ,0.htm

19 Obrigado !!!!!


Carregar ppt "Levantamento de Carga Objetivo: Entender os aspectos de segurança com levantamento de carga e métodos de prevenção. DDS 19/12/13 – Marcelo Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google