A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FÁBRICA DE CURSOS Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras Setembro de 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FÁBRICA DE CURSOS Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras Setembro de 2004."— Transcrição da apresentação:

1 A FÁBRICA DE CURSOS Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras Setembro de 2004

2 Apresentação

3 Criar, Desenvolver, Converter e Manter Soluções de T&D - CURSOS O motivo... Planejamento Estratégico da Cia Plano de RH Planejamento de T&D – Planejamento da Universidade Corporativa Petrobras

4 As necessidades... Exigências de Mercado - mudanças Fluxo de Informações Atendimento de demandas Velocidade Multiplicidade Quantidade Redução de custos Valor médio por curso Esforço de gestão de projetos Prazo de desenvolvimento de projetos

5 Como atender a todas as demandas mantendo a qualidade dos produtos e serviços? Como gerir inúmeros projetos de conteúdo simultaneamente sem ampliar a equipe interna? Como unir produtividade, diversidade e qualidade?...

6 A fábrica... Conceito - Polêmicas Principais Características –Escala –Especialização –Adequação a Empresa –Custos –Parceria –Diversidade de Mídias

7 Fábrica X Contrato de Programa Mais de 1 produto ou serviço Único fornecedor Ganho em escala Variedade entre produtos do contrato Processo de melhoria a longo prazo Metodologia e know-how interno Mais de 1 produto ou serviço Único fornecedor Ganho em escala Pouca variedade entre os produtos do contrato Melhoria para outros contratos Metodologia e know-how do fornecedor

8 Atendendo a diversidade... Diferentes Mídias –TV –Web –Impresso –Presencial Diversas modalidades –Autoria –Conversão –Desenvolvimento Adequação por projeto Diferentes estilos Padronização União de recursos e mídias – Soluções Blended

9 A construção da Fábrica... Único canal de comunicação, negociação e gestão Entendimento da Cultura Organizacional Similaridades entre projetos: –Objetivos gerais –Padrões Organizacionais –Fases de Projeto –Principais dificuldades

10 Macro desafios: –Investimento Necessário –Estabelecimento de métricas e indicadores –Modelo de Gestão Desafios de Operação –Agentes –Processo de validação –Material bruto –Interfaces

11 O Case da Universidade... Muitos contratos de programas – TVUniversitária e Campus Virtual Fábrica de Desenvolvimento Soluções de E-learning Contratação em Outubro de 2003 Medição por telas (3 Categorias) Pagamento por fases concluídas Novas fábricas em construção...

12 Considerações... Terceirização X Parceria – Alianças Vantagens de contratação de fábrica –Escala –Curva de Aprendizagem / Produtividade Evolução natural através de gestão da melhoria (Modelo de Gestão) Metodologia interna – Know-how (equipe interna especializada e dedicada) –Modalidades e padronização de processos Definição de métricas – especificação do serviço (Metodologia) Critérios claros de seleção de parceiro Modelo de Gestão Compartilhado

13 Pontos de Atenção... Controle de Qualidade Comunicação constante – alinhamento entre equipe interna e equipe da fábrica Desenvolvimento focado em objetos de aprendizagens –Reutilização –Manutenção e Atualização –Gestão Especialização da equipe – capacitação Inovação e criatividade – tendência a repetição Processo de Melhoria Foco e Satisfação do Cliente

14 Obstáculos enfrentados... Qualidade e quantidade do conteúdo bruto Manutenção do cronograma Dificuldade nas validações Conteudista X Responsável pelo projeto % de ajustes Rotina de testes Alteração de envolvidos no projeto Interfaces com Tecnologia e Equipe de Implantação Ausência de estratégias de comunicação e poucas estratégias de mediação Estratégias de avaliação

15 Contramedidas – algumas dicas... Reuniões de Kick-off Pesquisa de satisfação informal Reuniões de Melhoria Relacionamento Reconhecimento Gerente de Fábrica Equipe interna especializada Mapeamento e melhoria de processo

16 Alguns números telasTotal de Telas produzidas: 990 telas 1072 telasTotal de Telas em produção: 1072 telas 2062 telas –TOTAL GERAL: 2062 telas

17 Resultados Atendimento de Demanda reprimida Cursos selecionados por adequação ao contrato, coordenador e prioridade Período de desenvolvimento, encontro de obstáculos, dificuldade de evolução dos projetos NOVO MODELO DE GESTÃO

18 Resultados Período de Transição Revisão de Produtos gerados anteriormente Tendência de queda

19 Resultados Dificuldades de Gestão Ênfase e qualidade de Planejamento Utilização de novos instrumentos Maior controle e comunicação

20 Grau de Variação na definição dos Cursos Resultados

21 Dificuldades de Validação e Gestão

22 Resultados Dificuldade de Gestão Variação Aceitável frente proporcionalidade ao número de telas e complexidade de projeto Conversão de TBCs Estimativas

23 Espaço Aberto

24 OBRIGADA! Fabiana Bechara Tel.: (21) (21)

25 Modalidades de Geração de Conteúdos


Carregar ppt "A FÁBRICA DE CURSOS Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras Setembro de 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google