A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organismos geneticamente modificados CASO 3 - ALIMENTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organismos geneticamente modificados CASO 3 - ALIMENTOS."— Transcrição da apresentação:

1 Organismos geneticamente modificados CASO 3 - ALIMENTOS

2 Organismos Geneticamente Modificados Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada. Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgénicos, mas estes não são exatamente a mesma coisa. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgénico. Um organismo geneticamente modificado só é considerado um transgénico se for introduzido no seu material genético parte de material genético de outro ser.

3 MAMÃO

4 Características O mamão é uma fruta com alto valor nutritivo, 200g contêm 61% de vitamina A. O mamão transgênico surge, como uma resposta ao vírus da mancha anelar ou papaya ringspot vírus (PRSV). Com alteração dos genes o mamão torna- se resistente ao vírus. Primeira planta resistente ao vírus surgiu na década de 90.

5 O mamão transgênico tem o mesmo gosto e a mesma aparência do convencional. A única diferença entre eles é que o transgênico tem dois genes a mais, sendo que um deles o torna resistente ao vírus da mancha anelar.

6 Vírus da mancha anelar ou PRSV Como é transmitido? É transmitido por diversas espécies de insetos afídios (pulgões), de uma forma não persistente, o que torna o controlo muito difícil. Quais os principais sintomas? Os principais sintomas desta doença são clorose e mosaico nas folhas jovens, as quais perdem grande área foliar à medida que maturam, causando diminuição na taxa de crescimento e produtividade. As plantas contaminadas apresentam estrias oleosas na parte superior do caule e manchas anelares nos frutos. Essas manchas diminuem expressivamente a aceitação do mamão no mercado.

7

8 Técnica da Engenharia Genética utilizada na sua obtenção A estratégia utilizada foi transformar os mamoeiros com um gene do próprio vírus. Os cientistas aproveitaram-se de um mecanismo conhecido como silenciamento de genes. Com a transferência para o mamão de um gene do vírus, a planta passa a produzir o RNA correspondente. Ao infetar a planta, o vírus insere o seu material genético para que também seja produzido. Com isso, passa a existir uma sobrecarga na produção daquele gene, agora presente na planta em dose dupla. A planta não aguenta e "desliga" a produção, degradando o RNA. O próprio gene do vírus contribui para sua destruição.

9

10 Vantagens Uma das vantagens do mamão em relação a outros alimentos transgénicos, é que ele não tem risco de causar alergia, nem toxicidade, que podem ser provocadas por proteínas produzidas pelo gene introduzido no alimento. No caso do mamão, o gene introduzido não produz proteína. O gene "marcador" que torna o mamão resistente ao antibiótico canamicina, não traz problema nenhum para o homem. O corpo humano já contém, no trato intestinal, muitas bactérias resistentes à canamicina.

11 Desvantagens Inicialmente quando o mamão foi primeiramente modificado houve grande polémica em relação ao risco para a saúde publica, tendo em conta que ainda estava pouco explorada a ideia de alimentos transgénicos, mas hoje sabe-se que esse mesmo mamão não apresenta qualquer risco para a saúde, sendo comercializado em vários países

12 TOMATE

13 Características Este tomate é resistente a infeções causadas por fungos e também à seca. O novo tomate é mais rico em ferro que as versões convencionais e possui mais gorduras polinsaturadas (que ajudam aumentar as taxas do colesterol bom, o HDL).

14 O desenvolvimento desta nova variedade de tomates foi possível graças à transferência de um único gene do fungo Flammulina velutipes para a planta. Este gene é responsável pela expressão de uma enzima FvC5SD, que produz uma substância cerosa capaz de evitar a perda de água. Técnica da Engenharia Genética utilizada na sua obtenção

15 Os tomates geneticamente modificados (GM) que expressam a enzima FvC5SD produzem até 23% mais dessa substância, o que os torna resistentes à seca, a ataques de fungos e aumenta a quantidade de ferro e gorduras polinsaturadas na sua composição

16 Vantagens Ser resistente a pragas, fungos e à seca. Ser mais rico em ferro e em gorduras polinsaturadas.

17 Desvantagens Como estes tomates ainda não foram alvo de estudos aprofundados, tomamos como possíveis desvantagens, as dos transgénicos em geral: Possíveis alergias Possível toxicidade

18 Aspetos Éticos Os países que aprovam a utilização são os mesmos que aceitam moralmente os alimentos transgênicos. Os que negam a sua utilização são os que reprovam moralmente. A questão do conhecimento e relevância é secundária. O reconhecimento de riscos e especialmente de benefícios é um fator importante na tomada de opinião a este respeito.

19 Algumas questões ficam pendentes: na área da saúde: – toxicidade em grande populações e a dificuldade de execução de estudos de monitoramento; – alergenicidade, que não será resolvida pela simples rotulagem; na área ecológica: – hibridação de espécies nativas com plantas transgênicas, repassando a característica para uma outra espécie, ao acaso. O principal risco envolvido é a transmissão de resistência a substâncias químicas, tipo herbicidas, podendo gerar nova pragas resistentes;

20 na área econômica: – dependência dos produtores, e por consequência, da própria sociedade, de um pequeno número de empresas que produzem sementes patenteadas, com replantio impedido por contrato ou por geração de pagamento de royalties.

21 Trabalho realizado pelas alunas do 12ºC: Trabalho realizado pelas alunas do 12ºC: - Khrystyna Budzak nº14 - Khrystyna Budzak nº14 - Mariana Pinto nº16 - Mariana Pinto nº16 - Tatiana Carvalho nº26 - Tatiana Carvalho nº26


Carregar ppt "Organismos geneticamente modificados CASO 3 - ALIMENTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google