A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A aula essencial Uma análise, uma proposta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A aula essencial Uma análise, uma proposta"— Transcrição da apresentação:

1 A aula essencial Uma análise, uma proposta
Professor Doutor Fernando José de Almeida PUC/SP e TV Cultura Águas de Lindóia, 1º de abril de 2013

2 A Bala de Prata A aula como alma

3 A aula: nossa alma CAUSA da desmotivação CAUSA da evasão
CAUSA dos desvios ideológicos É do Século XVIII Limpando a imagem de vilã Aula é a ALMA

4 Todos chamam: “a sala de aula”
A aula tem sido vilã PARA A DIREITA PARA A ESQUERDA O que é Arquitetura Cadeiras Metodologia Bancária Não é Todos chamam: “a sala de aula”

5 Histórico CAVERNA (para a família) ACADEMIA (para poucos)
Em torno da fogueira ACADEMIA (para poucos) Peripatético Eleitos, discípulos GRUPO DE PODER (para o grupo) No palácio Aula, corte Para ouvir viagens, música, política, cultura DEMOCRÁTICA (para todos) Organização de disciplinas e sequências didáticas Ao fim um diploma: reconhecimento social Histórico

6 Origem do Conceito ...se se mantém... ...expandiu-se muito...
Vem do Século XVIII ...se se mantém... ...expandiu-se muito... PORTANTO...

7 Aula Momento do AUTOR Momento do OUTRO Latim: auctor / alter

8 Aula Essencial: 4 momentos
CONTEXTUALIZAÇÃO: Mobiliza / problematiza EXPLICAÇÃO: Analisa / justifica INVESTIGAÇÃO: Encaminha / organiza mostra respostas CONCLUSÃO: sintetiza / utopiza

9 Zonas de Sensibilização
consequência da aula toda aula tem em si uma hiperaula EQUÍVOCOS (bem intencionados) AULA GÔNDOLA Quanto mais, melhor Oferta indiscriminada Conteúdos para consumo

10 Professor / Aluno Assimilação e individualização Cognição
Concentração, expansão, unificação, vivência Cognição CONHECIMENTO Assimilação e individualização

11 Aprender COMO aprender
Professor / Aluno Falar com quem gosta Falar de modo singelo, simples: Iniciar com os objetivos na lousa Finalizar com o que aprendeu: Metacognição Memória Percurso Cognitivo Auto-avaliação Aprender COMO aprender

12 + A Aula Plena Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos)
ATIVAÇÃO DAS ZONAS DE SENSIBILIZAÇÃO: AULA EXPANDIDA + AULA ESSENCIAL Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) Desenvolvem-se questões enriquecedoras, amplificadoras, contextualizadas

13 A Aula Expandida A tentação é perder-se nos detalhes / nas metodologias / na avaliação... O que eu vou ensinar hoje? – é a primeira pergunta Currículo Plano Caderno do Professor Decisões, opções, aperfeiçoamento, engajamento, oportunidade

14 AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos)
Z S Z S Z S Z S Z S AULA EXPANDIDA: Zonas de Sensibilização Z S Z S O espanto, a curiosidade, o humor, o absurdo As histórias, as soluções As pesquisas, a lógica, as conclusões, as regras, o ainda não Os desafios para a classe, a dimensão social, a ética, as utopias... Z S Z S AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) Z S Z S Z S Z S Z S Z S

15 Zonas de sensibilização a serem desenvolvidas, capturadas
Novas curiosidades Apoio de múltiplas mídias Atividades em grupos Utopias Interdisciplinaridade Levantamento com alunos de novos temas Pesquisas orientadas Intervenção social Ética e estética Divulgação de produtos Políticas / solidariedade... Aprofundamento ... Redes sociais de pesquisa

16 É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto!
A Bala de Prata Qual o mais precioso instrumento do nosso TRABALHO? 10 minutos de nossa inteira responsabilidade Não é da sociedade Não é do governo Não é do coletivo Não é do currículo Não é das tecnologias É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto!


Carregar ppt "A aula essencial Uma análise, uma proposta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google