Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAnthony Prisco Alterado mais de 10 anos atrás
2
Soluções CVU para o 3º setor: Viabilidade Econômica
José Guilherme Silva Amato Versão 1.0 Julho de 2012
3
Passos Conceito Diagnóstico Externo Diagnóstico Interno
Apresentação para Decisão
4
O que é Viabilidade Econômica
É uma solução para uma ONG que deseja: Abrir seu próprio espaço de trabalho, ou iniciar um projeto social Estabelecer as possibilidade de sucesso e insucesso Busca analisar se os possíveis benefícios são, ou não, vantajosos à longo prazo Montar plano de negócio Outra utilidade seriam para ONGs que já possuem um trabalho social e que gostariam de iniciar outras frentes de trabalho Análise de riscos financeiros, planejamento para lidar com investimentos
5
Primeiros Passos Diagnóstico Externo
Traçar o perfil do público atendido Identificar o ambiente Identificar custos diversos Localização do organização social
6
TRAÇAR O PERFIL DO PÚBLICO ATENDIDO
Identificar como é o público que se pretende atingir. São construídos questionários com os tópicos a seguir: Identificação do Público: Sexo, Idade, Estado Civil, Renda e Profissão Variáveis de necessidades sociais: Cultura, Educação, Higiene, Alimentação, etc.
7
IDENTIFICAR O AMBIENTE
Existem projetos sociais próximos que já desenvolvem o trabalho proposto? Filtrar o que cada organização social oferece é uma forma de aprender com os erros e acertos deles Saber o que eles possuem para conseguir promover suporte à população atendida Identificar os melhores do setor (ONGs referenciadas) e estudar seus atributos, como: Serviços Processos de trabalho Processos de divulgação Recursos Humanos Estrutura física Estrutura de financeira Foco de trabalho
8
IDENTIFICAR CUSTOS DIVERSOS
Para que se possa oferecer uma boa assistência social, é importante que se tenham fornecedores eficientes que garantam um custo razoável à organização social É preciso que se analise os seguintes aspectos: Identificar os principais fornecedores Analisar as políticas de preços Estudar o comportamento de venda Tentar negociar os custos em função das atividades desenvolvidas pela organização social, sensibilizando fornecedores
9
LOCALIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL
A localização da organização pode ser crucial para se ter sucesso no projeto social idealizado Importante analisar os seguintes aspectos: Condições do contrato Infraestrutura física atende as necessidade do projeto? Legislação presente (se o tipo de estabelecimento pode se instalar naquele ponto)
10
DIAGNÓSTICO INTERNO É importante para uma análise de investimento que a ONG pode fazer, já que este precisa saber o MELHOR JEITO de investir. As análises abaixo são importantes para ter informações sobre o perfil da ONG Pessoas(qualidade, quantidade); Recursos financeiros; Serviços prestados; Rede de contatos para busca de doações para construção de sede própria; Definição de público atendido; Instalações (infraestrutura, tamanho).
11
Apresentação para Decisão
O relatório final deve ser elaborado de acordo com a proposta apresentada pela ONG. No final, teremos as conclusões, por exemplo: É viável investirmos na sede própria? Quanto precisaremos arrecadar? Que soluções de arrecadação podemos promover para buscar recursos? É viável contratarmos funcionários ao invés de termos apenas voluntários? Como sustentaremos estes custos no longo prazo? Que fontes de financiamento podem suprir nossas necessidades? Ficam indicados: Gráficos ilustrativos Porcentagens dos resultados Considerações para decisão (vale a pena investir?) Conclusões
12
Te Ajudando a Ajudar!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.