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José Guilherme Silva Amato Versão 1.0 Julho de 2012.

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2 José Guilherme Silva Amato Versão 1.0 Julho de 2012

3 Passos Conceito Diagnóstico Externo Diagnóstico Interno Apresentação para Decisão

4 O que é Viabilidade Econômica É uma solução para uma ONG que deseja: Abrir seu próprio espaço de trabalho, ou iniciar um projeto social Estabelecer as possibilidade de sucesso e insucesso Busca analisar se os possíveis benefícios são, ou não, vantajosos à longo prazo Montar plano de negócio Outra utilidade seriam para ONGs que já possuem um trabalho social e que gostariam de iniciar outras frentes de trabalho Análise de riscos financeiros, planejamento para lidar com investimentos

5 Primeiros Passos Diagnóstico Externo Traçar o perfil do público atendido Identificar o ambiente Identificar custos diversos Localização do organização social

6 TRAÇAR O PERFIL DO PÚBLICO ATENDIDO - Identificar como é o público que se pretende atingir. - São construídos questionários com os tópicos a seguir: o Identificação do Público: Sexo, Idade, Estado Civil, Renda e Profissão o Variáveis de necessidades sociais: Cultura, Educação, Higiene, Alimentação, etc.

7 IDENTIFICAR O AMBIENTE Existem projetos sociais próximos que já desenvolvem o trabalho proposto? Filtrar o que cada organização social oferece é uma forma de aprender com os erros e acertos deles Saber o que eles possuem para conseguir promover suporte à população atendida Identificar os melhores do setor (ONGs referenciadas) e estudar seus atributos, como: o Serviços o Processos de trabalho o Processos de divulgação o Recursos Humanos o Estrutura física o Estrutura de financeira o Foco de trabalho

8 IDENTIFICAR CUSTOS DIVERSOS Para que se possa oferecer uma boa assistência social, é importante que se tenham fornecedores eficientes que garantam um custo razoável à organização social É preciso que se analise os seguintes aspectos: o Identificar os principais fornecedores o Analisar as políticas de preços o Estudar o comportamento de venda o Tentar negociar os custos em função das atividades desenvolvidas pela organização social, sensibilizando fornecedores

9 LOCALIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL A localização da organização pode ser crucial para se ter sucesso no projeto social idealizado Importante analisar os seguintes aspectos: o Condições do contrato o Infraestrutura física atende as necessidade do projeto? o Legislação presente (se o tipo de estabelecimento pode se instalar naquele ponto)

10 DIAGNÓSTICO INTERNO - É importante para uma análise de investimento que a ONG pode fazer, já que este precisa saber o MELHOR JEITO de investir. - As análises abaixo são importantes para ter informações sobre o perfil da ONG o Pessoas(qualidade, quantidade); o Recursos financeiros; o Serviços prestados; o Rede de contatos para busca de doações para construção de sede própria; o Definição de público atendido; o Instalações (infraestrutura, tamanho).

11 Apresentação para Decisão O relatório final deve ser elaborado de acordo com a proposta apresentada pela ONG. No final, teremos as conclusões, por exemplo: É viável investirmos na sede própria? Quanto precisaremos arrecadar? Que soluções de arrecadação podemos promover para buscar recursos? É viável contratarmos funcionários ao invés de termos apenas voluntários? Como sustentaremos estes custos no longo prazo? Que fontes de financiamento podem suprir nossas necessidades? Ficam indicados: Gráficos ilustrativos Porcentagens dos resultados Considerações para decisão (vale a pena investir?) Conclusões

12 Te Ajudando a Ajudar!


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