A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALVENARIAS ESTRUTURAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALVENARIAS ESTRUTURAL"— Transcrição da apresentação:

1 ALVENARIAS ESTRUTURAL
ALVENARIAS DE VEDAÇÃO Alvenarias de vedação são aquelas destinadas a compartimentar espaços, preenchendo os vãos de estruturas de concreto armado, aço ou outras estruturas. Assim sendo, devem suportar tão somente o peso próprio e cargas de utilização, como armários, rede de dormir e outros. Devem apresentar adequada resistência às cargas laterais estáticas e dinâmicas, advindas,por exemplo, da atuação do vento, impactos acidentais e outras. ALVENARIAS ESTRUTURAL

2

3

4 ALVENARIA ANTES DE INICIAR O SERVIÇO DEVE-SE: Os locais de encontro da primeira fiada e nos contatos da alvenaria com a estrutura devem estar limpos e varridos ENCONTRO DA ALVENARIA COM A ESTRUTURA 1) Umedeça a superfície e aplique o chapisco também na laje, antes de inserir a primeira fiada de blocos.

5 MARCAÇÃO DA ALVENARIA 1) Comece a assentar a primeira fiada de blocos. A dimensão e o posicionamento das paredes vem especificado em projeto. 2) Os tijolos da primeira fiada devem estar alinhados , nivelados e aprumados.

6

7

8

9 MARCAÇÃO DA ALVENARIA

10 AMARRAÇÃO DA ALVENARIA NOS PILARES COM TELA METÁLICA

11 AMARRAÇÃO DA ALVENARIA NOS PILARES COM TELA METÁLICA
Após concluir o assentamento da primeira fiada marcar no pilar os pontos que serão furados para recebimento da tela metálica de amarração; Dobrar a tela em “L” (aproximadamente 90º); Recomenda-se fixar telas a cada 3 fiadas. Para chumbamento pode-se usar uma pistola finca-pinos. As telas devem ter 1cm ou 2cm de espessura a menos que o bloco.

12

13 AMARRAÇÃO DA ALVENARIA NOS PILARES COM FERRO CABELO
Deve ser fixado na estrutura de concreto ferros para amarração da alvenaria na estrutura; Os ferros devem ser fixados com produtos que garantam a aderência.; Recomenda-se fixar ferros-cabelo a cada 3 fiadas.

14

15 ELEVAÇÃO DAS ALVENARIAS

16 ELEVAÇÃO DA ALVENARIA Inicie a alvenaria pelas paredes periféricas (por segurança); Coloque o escantilhão que será usado para prender a linha posteriormente; Prenda a linha no escantilhão para checar o prumo antes de levantar a parede; As juntas da última fiada (encontro com viga ou laje) devem ser preenchidos com argamassa nas faces interna e externa; As paredes externas deverão ser fixadas provisoriamente com argamassa. Recomenda-se a cada 1,5m.

17

18

19

20 ABERTURAS Nos vãos (portas, janelas e caixas de ar) deixar as medidas conforme projeto; As vergas e contravergas não podem ser esquecidas; As vergas e contravergas deverão transpassar no mínimo 20 cm do lado de cada vão.

21

22

23 FIXAÇÕES (“ENCUNHAMENTOS”)
Nas fixações (“encunhamentos”) com lajes ou vigas superiores, após limpeza e aplicação de chapisco no componente estrutural, recomenda-se o assentamento inclinado de tijolos de barro cozido. Cria-se assim uma espécie de “colchão deformável”, amortecedor das deformações estruturais que seriam transmitidas à parede.

24

25 TRAÇOS Material Composições em volume Cimento Cal Hidratada Areia
Pedrisco Argamassa de Assentamento 1 2 +- 10 - Argamassa Encunhamento 3 +- 13 Graute 0,1 2,5


Carregar ppt "ALVENARIAS ESTRUTURAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google