A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)"— Transcrição da apresentação:

1 Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq

2 Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para monitores e multiplicadores das comunidades atendidas pelo Programa GESAC;

3 Ministério das Comunicações – Secretária de Telecomunicações aportar recursos para promover apropriação tecnológica e desenvolvimento social das comunidades atendidas pelos seus Pontos GESAC, de forma a complementar a ação de provimento de Internet banda larga. MEC/SETEC – Responsável pela gestão e supervisão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – EPCT. IFs – Atuarão na concepção da metodologia e na mobilização do seu corpo docente e discente, que em caráter de extensão, promoverá formação para apropriação tecnológica em interação com as comunidades, produzindo e sistematizando conteúdos técnicos e pedagógicos para o atendimento do público-alvo. CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa Científica) – Fomento a Pesquisa

4 Etapas do projeto: Planejamento - documento de visão e planos de ação; Execução- núcleos e cronogramas de entrega; Acompanhamento e (gestão) Validação da metodologia aplicada - avaliação

5 Seleção de pontos Indicados pelo MC IFs atenderão as comunidades Pontos próximos aos IFs : CE, PA, AM, PE, RN, GO, SC, MG, RJ, SP Formação IFCE: 12 professores orientadores, 75 tutores, conteudistas – EAD e conteúdos específicos; IFs CE, PA, AM, PE, RN, GO, SC, MG, RJ, SP formam 733 monitores dos pontos selecionados pelo MC; Monitor forma 3 multiplicadores em cada ponto.

6 Comunicação Portais Moodle Biblioteca digital Avaliaçao PIDs

7

8

9 Polos de Formação

10 Objetivos: É responsável pela elaboração dos conteúdos dos cursos de professor conteudista, orientador, tutoria, conteúdo específico e guias de aplicação em consonância com as gerências de CDDs e Moodle e a a filosofia do Programa GESAC; É responsável pela formação presencial e a distância dos professores conteudista do IFCE, orientadores e tutores dos IFs escolhidos pelo MC para implantação dos polos de formação.

11 Atores do processo: Professores Conteudistas; Professores Orientadores; Tutores; Monitores; Multiplicadores.

12 – Espera-se criar um modelo de referência de formação de monitores/multiplicadores usando Tecnologias da Informação e comunicação e metodologias de EaD para atender às comunidades beneficiadas pelos Pontos do Programa GESAC; – Mediante o uso de metodologias e tecnologias de EaD, intensificar a capacitação de monitores/multiplicadores e a formação da população atendida pelos Pontos GESAC; – A partir do resultado obtido com as formações, espera- se melhorar a qualidade de vida da população e de serviços na comunidade e suas circunvizinhas, contribuindo para elevação no padrão socioeconômico da região.

13 Atividade – Produção Material Didático

14 Atividades – Implantação dos Polos de Formação e Capacitação do Monitor

15 Caracterização do Curso O curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais perfaz a carga horária de 432 horas/aulas, correspondentes a 04 (quatro) módulos de capacitação, destinados a professores conteudistas, professores orientadores, tutores e monitores; A duração do Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais é de 10 meses (abril de 2010 a fevereiro de 2011);

16 Caracterização do Curso Cada capacitação corresponde a um módulo do curso, que serão executados na modalidade semi-presencial. Módulos a serem ofertados: 432h Módulos do Curso de Formação PeríodoCH Pres.CH a Dist. I Professores conteudistas (60h) Período: 06/04 a 14/05 8h52h II Professores Orientadores (60h) Período: 14/06 a 23/07 15h45h III Tutores (60h)Período: 21/06 a 30/07 8h52h IV Monitores (252h)Período: 16/08 a 13/02/ h168h

17 Módulo I – Formação de Professor Conteudista Público – Alvo: 05 professores do IFCE Objetivos Específicos: Elaborar e entregar os conteúdos dos cursos desenvolvidos ao longo do curso no prazo determinado; Adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia utilizados para o desenvolvimento do curso á linguagem da modalidade a distância; Realizar a revisão de linguagem do material didático desenvolvido para a modalidade a distância;

18 Módulo I – Formação de Professor Conteudista

19 Módulo II – Formação de Professor Orientador Público – Alvo: 12 professores do Ifs Objetivos Específicos: Coordenar e auxiliar na organização e operacionalização das atividades dos tutores fazendo a interface com os pontos de presença (Pontos GESAC) e PIDs, o núcleo de formação e o núcleo gestor; Administrar as turmas de tutores X monitores no Moodle do pólo de formação em questão; supervisionar a execução das atividades programadas para a formação dos monitor pelos tutores; avaliar o desempenho do tutor e o resultado das formações nos pontos de presença de responsabilidade da IF; orientar os tutores nas atividades didático-pedagógicas relativas aos módulos de formação geral e específicas; Avaliar e propor melhorias no material didático.

20 Módulo II – Formação de Professor Orientador

21 Módulo III – Formação de Tutor Público – Alvo: 75 alunos/egresso dos IFs Objetivos Específicos: Mediar a interação entre os monitores e professor orientador através das novas tecnologias de informação e comunicação adotadas pelas formações (portal, moodle e materiais didáticos digitais); Acompanhar e estimular a participação dos grupos de monitores sob sua responsabilidade; Auxiliar o professor orientador na administração do Moodle de seu pólo de formação; Auxiliar o professor orientador em suas tarefas docentes;

22 Módulo III – Formação para Tutores

23 Módulo IV– Formação de Monitores Público – Alvo: 733 monitores de pontos GESAC Objetivo Específico: Preparar os monitores para repassar a formação no uso das TICs a no mínimo 03 representantes de instituições da sociedade civil organizada, tais como: paróquias, sindicatos, associações de moradores e outros. Execução: 7 sub-módulos: Guias de aplicações de metodologias Introdução a EAD Educação e Cidadania Educação e Comunicação Hardware Software Redes

24 Módulo IV – Formação para Monitores Sub-Módulo: Guias de Aplicação

25 Módulo IV – Formação para Monitores Sub-Módulo: Introdução a EAD

26 Módulo IV – Formação para Monitores Sub-Módulo: Educação e Cidadania

27 Módulo IV – Formação para Monitores Sub-Módulo: Educação e Comunicação

28 Módulo IV – Formação para Monitores Sub-Módulo: Hardware

29 Módulo IV – Formação para Monitores Sub-Módulo: Software

30 Módulo IV – Formação para Monitores Sub-Módulo: Redes

31 Perguntas?


Carregar ppt "Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google