A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qual a aranha mais venenosa na nossa região?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qual a aranha mais venenosa na nossa região?"— Transcrição da apresentação:

1 Qual a aranha mais venenosa na nossa região?
Em nossa região são encontradas várias espécies de aranha. Dentre elas, a mais perigosa, devido à ação do veneno, é a aranha-marrom. É uma aranha de hábitos noturnos, que vive entre folhas secas, casca de árvores e também pode ser encontrada nas residências, escondendo-se em lugares escuros (armários, calçados, e outros). Aranha-marrom. Loxosceles sp. Imagem: A sua picada não é muito dolorida, mas o veneno é muito potente. Provoca grandes feridas, febre, vômito e, nos casos mais graves e raros, pode destruir os glóbulos vermelhos do sangue, causa anemia, comprometendo as funções do fígado e até leva à morte. Acidente com aranha-marrom. Imagem: Aranhas e sapos causam “cobreiros”? Não. Na verdade, aranhas e sapos não causam cobreiros. Algumas aranhas podem causar irritação (alergia) na pele das pessoas, através de seus pêlos, os quais são liberados quando se sentem ameaçadas. O sapo não jorra veneno, mas expele sua urina para amedrontar seu predador e libera veneno somente quando sua glândula de veneno (contida atrás dos olhos) é friccionada, causando irritação na pele da pessoa que entrar em contato. O chamado “cobreiro”, uma dermatose, é provocado por um vírus, apresenta pequenas bolhas vermelhas e em camadas, que ardem, coçam e podem causar febre. É uma variante de herpes. Aparece periodicamente em forma de cobra ou de cinto, em torno do corpo dos braços e pernas ou nos lábios.

2 A picada de louva-a-deus pode matar uma pessoa?
Quando o louva-a-deus está em repouso, une suas patas dianteiras, parecendo estar rezando. Essas patas dianteiras possuem fileiras de espinhos afiados, utilizados para imobilizar sua presa. Quando caçam, ficam imóveis na vegetação, até que um inseto passe. O louva-a-deus morde o pescoço da presa e começa a devorá-la, ainda viva. Alimenta-se somente de pequenos insetos e não possui veneno. Para humanos é inofensivo. Louva-a-deus. Imagem: Todas as aroeiras causam alergias? Algumas árvores de aroeira podem causar alergias, porém não são todas as espécies que tem este potencial. A aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) e a aroeira-salsa (Schinus molle) dificilmente causam problemas e até podem ser utilizadas na culinária, na ornamentação e na medicina popular. Já a aroeira-bugre (Lithraea brasiliensis) tem grande potencial alergógeno, sendo que todas as suas partes são tóxicas. O contato ou a proximidade da árvore pode provocar reação dérmica local como bolhas, vermelhidão e coceira que pode persistir por dias. Existe um mito popular que diz que ao passar por um bugreiro, deve-se cumprimentá-lo dizendo “Boa tarde” se for de manhã e “Bom dia” se for à tarde, pois assim estaremos evitando as manifestações alérgicas. Aroeira-vermelha. Schinus terebinthifolius. Imagem: Aroeira-bugre. Lithraea brasiliensis. Imagem:

3 Tome cuidado com essa planta!
A planta chamada comigo-ninguém-pode é ornamental, de folhas grandes e de coloração verde escura com manchas brancas. Suas células são dotadas de microcristais e a sua ingestão provoca inflamação na boca e na garganta, provocando irritação das mucosas, inchaço dos lábios, língua e palato, dor e queimação, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. O contato com os olhos gera edema (inchaço), fotofobia (irritação pela luz), lacrimejamento, irritação, com congestão dos olhos. Intoxica, principalmente, crianças e cães jovens. Em caso de acidente procure um médico. Comigo-ninguém-pode. Dieffenbachia picta. Imagem: A fotossíntese por outros órgãos Plantas cujas folhas não possuem clorofila têm a função da fotossíntese substituída por outros órgãos. Na casuarina ou pinheiro-dos-marinheiros (Casuarina sp.) e na cavalinha (Equisetum sp.) a fotossíntese é realizada por ramos longos, pois as folhas são rudimentares. Outro caso é o ruscus (Ruscus aculeatus) que tem ramos expandidos os quais lembram folhas, mas neles nascem flores e frutos. Cavalinha. Equisetum sp. Imagem: Casuarina sp. Imagem: Herbário da Universidade de Passo Fundo. Ruscus aculeatus. Imagem:


Carregar ppt "Qual a aranha mais venenosa na nossa região?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google