A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Adventista Joel Alves Magno Marinho. A educação foi o último desenvolvimento institucional dentro da denominação. Ideia da volta iminente de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Adventista Joel Alves Magno Marinho. A educação foi o último desenvolvimento institucional dentro da denominação. Ideia da volta iminente de."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Adventista Joel Alves Magno Marinho

2 A educação foi o último desenvolvimento institucional dentro da denominação. Ideia da volta iminente de Jesus Cristo, influenciou os pais. História da Educação Adventista Publicações 1849 Organização Denominacional 1863 Programa de Saúde 1866

3 Não poderiam esperar uma data Crianças Precisavam de habilidades básicas Proteger da ridicularizarão História da Educação Adventista Declaração Ellen White 1850 Declaração Tiago White 1863 Cristo não ter vindo não é razão para que a mente não seja aprimorada Uma mente bem disciplinada e informada pode melhor receber e acalentar as mensagens sublimes do segundo advento

4 História da Educação Adventista

5 A visão impulsionou Tiago W. Fundos para prédios escolares, material pedagógico. Contrato dos professores, manutenção das escolas, supervisão geral. Segunda dia 3, foi o ponto de partida para o SED. História da Educação Adventista 1872 Janeiro Visão Abril Reunião 11 de Maio Decisão Junho Inaugura ção

6 Visão – A Devida Educação 1° Importância da educação e autodomínio 2° Educação como sendo física, trabalho manual; 3° Ensino da bíblia e áreas comuns para o ministério. Reformadores Educacionais História da Educação Adventista

7 20 alunos no dia da inauguração e dois matriculados na primeira semana. G. H. Bell foi chamado para ser o primeiro professor.

8 A dinâmica da Expansão Educacional Grande cuidado no processo de abertura As escolas sempre foram preocupações da igreja? Veio depois das publicações e obra médica – Primeira Escola Adventista; 1881 – Associação Geral recomenda que sejam construídas mais escolas; 1890 – 6 Fundamentais, 5 Secundárias e 2 Faculdades – 220 Fundamentais, 25 Secundárias e 10 Faculdades (sist. Mundial)

9 Reavivamento Espiritual Enfoque Cristocêntrico (Escolas Confessionais) Pioneiros vêem nas escolas uma oportunidade de pregação da mensagem. Há uma recomendação de que os universitários estudem a Bíblia em 4 anos. O reavivamento com enfoque Cristocêntrico na teologia da Igreja conduz a um reavivamento espiritual no seu programa, acompanhado de uma visão mais clara de seu propósito

10 A explosão Missionária Lema: A evangelização do mundo nesta geração Escola Missionárias e Institutos bíblicos 1883 – Nyack College A missão evangelística exerceu efeito direto sobre a expansão adventista – J. Kellogg, primeiro a desenvolver uma escola missionária; 1894 – Shuterland e Percy Magan, o Avondale para obreiros ; 1900 – Diversas escolas missionárias têm surgido pelo mundo; 2010 – IAENE tem a sua Escola de Missões.

11 Como Compreender

12 Desenvolvimento Cronológico no Brasil 1896 – Primeira Escola Adventista no Brasil. 1° professor: Guilherme Stein Júnior – Fundada a Escola Adventistas de Brusque – SC, com objetivo único de formar missionários – Implantada a escola Adventista em São Lourenço do Sul, que funcionou até suas aulas primeiramente erma em alemão, mais tarde foi introduzido o português.

13 Desenvolvimento Cronológico no Brasil

14 1915 – Fundado em SP o UNASP – Fundado o Colégio Cruzeiro do Sul (IACS), com opção de internato e externato – Em Belém de Maria, Pernambuco, surge o ENA.

15 Desenvolvimento Cronológico no Brasil 1961 – É inaugurado em Belém, no Pará, o primeiro colégio adventista em regime de externato. Grão Pará – Iniciam-se as primeiras aulas da Faculdade Adventista de Enfermagem (FAE) no IAE – O curso de pedagogia da Faculdade Adventista de Educação começa a funcionar no IAE. Sendo reconhecido em 1976.

16 Desenvolvimento Cronológico no Brasil 1979 – Começa a funcionar o IAENE – Implantado o curso de Teologia no IAENE – Implantado o curso de Pedagogia no IAENE.

17 O Ensino Adventista no Brasil Primórdios Estruturação do Sistema Consolidação das Escolas Primárias Crise da Nova Escola Fundamental de Oito Séries Reestruturação do Sistema em Face à Nova LDB Consolidação do Ensino Fundamental em Oito Séries Crise Econômica- Financeira e Regularização de Escolas Nova Reestruturação

18 Guilherme Stein Júnior – 1° primeiro adventista e diretor. No início do século XX não havia uma estrutura organizacional da Igreja Os pioneiros tinham a visão de que a escola era uma forma dinâmica de expandir a igreja. 42% das igrejas possuíam suas escolas Primórdios (1896 – 1915)

19 LocalEscolasAlunos Matriculados Rio Grande do Sul115 Santa Catarina e Paraná8138 Este do Brasil125 Brasil10178

20 A ênfase foi dada à preparação de teólogos. Investimento de profissionais qualificados em áreas administrativas das escolas – Ocorreu a quebra da bolsa de valores de NY. Estruturação do Sistema (1916 – 1939)

21 LocalEscolasAlunos Matriculados Norte275 Este21504 Sul e Central - SP Brasil741923

22 Após a segunda guerra mundial, o SEA continuou sua expansão com a estruturação. Ápice da expansão educacional – 142 igrejas e 165 escolas. Pilar da reforma protestante: Educar todas as crianças da comunidade em escolas paroquias Consolidação das Escolas Primárias de Quatro Séries (1940 – 1968)

23 LocalEscolasAlunos Matriculados Norte Este Sul, Central e Centro Este Brasil

24 A parti da década de 1960, o SEA não acompanhou o ritmo A crise foi gerada pela LDB – mudando o ensino primário para oito séries (1° grau). Poucas salas, área física insuficiente. Em 5 anos fecharam 101 escolas, perda de alunos. Perda da visão dos pioneiros. Crise da Escola Fundamental de Oito Séries (1969 – 1973)

25 LocalEscolasAlunos Matriculados Norte Este Sul e Centro Este Brasil

26 As escolas multisseriadas, passaram a dispor de locais maiores. Diretores e professores preparados. Surgimento de escolas de 1° grau. Reestruturação do Sistema em Face à Nova LDB (1974 – 1987)

27 LocalEscolasAlunos Matriculados Norte Este Sul e Central e Cento Este Brasil

28 Consolidação do Ensino Fundamental em Oito Séries (1988 – 1995) LocalEscolasAlunos Matriculados Norte Este Sul e Central e Cento Este Brasil

29 Redução drástica da inflação brasileira; Instalação da recessão no Brasil; Ampliação acentuada da inadimplência; Melhoria nas escolas públicas; Interrupção das bolsas de estudos para as escolas adventistas; Diminuição dos recursos financeiros disponibilizado pela igreja Desvalorização do real ante o dólar; Regularização das escolas irregulares; Crise Econômica – Financeira e Regularização das Escolas (1996 – 2003)

30 LocalEscolasAlunos Matriculados Norte Nordeste Este Central Sul Brasil

31 Faz-se necessário restaurar a visão dos pioneiros: Abrir escolas é evangelizar Implantação de dezenas e até centenas de escolas, como extensões das já existentes; Municípios ou bairros que possuem acima de 50 mil habitantes, deve possuir uma escola; Igrejas com 150 membros, com um local adequado para ser alugado, deve ter uma pequena escola. Nova Reestruturação do Sistema (

32 EscolasProfessoresEstudantesPaíses ,2 milhões145 Números do Mundo

33


Carregar ppt "Educação Adventista Joel Alves Magno Marinho. A educação foi o último desenvolvimento institucional dentro da denominação. Ideia da volta iminente de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google