A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Adventista Joel Alves Magno Marinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Adventista Joel Alves Magno Marinho."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Adventista Joel Alves Magno Marinho

2 História da Educação Adventista
A educação foi o último desenvolvimento institucional dentro da denominação. Ideia da volta iminente de Jesus Cristo, influenciou os pais. Publicações 1849 Organização Denominacional 1863 Programa de Saúde 1866

3 História da Educação Adventista
Declaração Ellen White 1850 Não poderiam esperar uma data Crianças Precisavam de habilidades básicas Proteger da ridicularizarão Declaração Tiago White 1863 Cristo não ter vindo não é razão para que a mente não seja aprimorada Uma mente bem disciplinada e informada pode melhor receber e acalentar as mensagens sublimes do segundo advento

4 História da Educação Adventista

5 História da Educação Adventista
1872 Janeiro Visão Abril Reunião 11 de Maio Decisão Junho Inaugura ção A visão impulsionou Tiago W. Fundos para prédios escolares, material pedagógico. Contrato dos professores, manutenção das escolas, supervisão geral. Segunda dia 3, foi o ponto de partida para o SED.

6 História da Educação Adventista
Visão – “A Devida Educação” 1° Importância da educação e autodomínio 2° Educação como sendo física, trabalho manual; 3° Ensino da bíblia e áreas comuns para o ministério. “Reformadores Educacionais”

7 História da Educação Adventista
20 alunos no dia da inauguração e dois matriculados na primeira semana. G. H. Bell foi chamado para ser o primeiro professor.

8 A dinâmica da Expansão Educacional
“Grande cuidado no processo de abertura” As escolas sempre foram preocupações da igreja? Veio depois das publicações e obra médica. 1872 – Primeira Escola Adventista; 1881 – Associação Geral recomenda que sejam construídas mais escolas; 1890 – 6 Fundamentais, 5 Secundárias e 2 Faculdades. 1900 – 220 Fundamentais, 25 Secundárias e 10 Faculdades (sist. Mundial)

9 Reavivamento Espiritual
Enfoque Cristocêntrico (Escolas Confessionais) Pioneiros vêem nas escolas uma oportunidade de pregação da mensagem. Há uma recomendação de que os universitários estudem a Bíblia em 4 anos. O reavivamento com enfoque Cristocêntrico na teologia da Igreja conduz a um reavivamento espiritual no seu programa, acompanhado de uma visão mais clara de seu propósito

10 A explosão Missionária
Lema: “A evangelização do mundo nesta geração” Escola Missionárias e Institutos bíblicos 1883 – Nyack College A missão evangelística exerceu efeito direto sobre a expansão adventista. 1889 – J. Kellogg, primeiro a desenvolver uma escola missionária; 1894 – Shuterland e Percy Magan, o Avondale para obreiros; 1900 – Diversas escolas missionárias têm surgido pelo mundo; 2010 – IAENE tem a sua Escola de Missões.

11 Como Compreender A saúde e da educação adventista depende de sua habilidade em manter sua identidade espiritual e seu senso de missão. Sem essas duas qualidades distintivas ela perderá sua razão de existir.

12 Desenvolvimento Cronológico no Brasil
1896 – Primeira Escola Adventista no Brasil. 1° professor: Guilherme Stein Júnior. 1897 – Fundada a Escola Adventistas de Brusque – SC, com objetivo único de formar missionários. 1905 – Implantada a escola Adventista em São Lourenço do Sul, que funcionou até suas aulas primeiramente erma em alemão, mais tarde foi introduzido o português.

13 Desenvolvimento Cronológico no Brasil

14 Desenvolvimento Cronológico no Brasil
1915 – Fundado em SP o UNASP. 1929 – Fundado o Colégio Cruzeiro do Sul (IACS), com opção de internato e externato. 1943 – Em Belém de Maria, Pernambuco, surge o ENA.

15 Desenvolvimento Cronológico no Brasil
1961 – É inaugurado em Belém, no Pará, o primeiro colégio adventista em regime de externato. Grão Pará. 1969 – Iniciam-se as primeiras aulas da Faculdade Adventista de Enfermagem (FAE) no IAE. 1971 – O curso de pedagogia da Faculdade Adventista de Educação começa a funcionar no IAE. Sendo reconhecido em 1976.

16 Desenvolvimento Cronológico no Brasil
1979 – Começa a funcionar o IAENE. 1987 – Implantado o curso de Teologia no IAENE. 1998 – Implantado o curso de Pedagogia no IAENE.

17 O Ensino Adventista no Brasil
Primórdios Crise da Nova Escola Fundamental de Oito Séries Crise Econômica-Financeira e Regularização de Escolas Estruturação do Sistema Reestruturação do Sistema em Face à Nova LDB Nova Reestruturação Consolidação das Escolas Primárias Consolidação do Ensino Fundamental em Oito Séries

18 Primórdios (1896 – 1915) Guilherme Stein Júnior – 1° primeiro adventista e diretor. No início do século XX não havia uma estrutura organizacional da Igreja Os pioneiros tinham a visão de que a escola era uma forma dinâmica de expandir a igreja. 42% das igrejas possuíam suas escolas

19 1906 Primórdios (1896 – 1915) Local Escolas Alunos Matriculados
Rio Grande do Sul 1 15 Santa Catarina e Paraná 8 138 Este do Brasil 25 Brasil 10 178

20 Estruturação do Sistema (1916 – 1939)
A ênfase foi dada à preparação de teólogos. Investimento de profissionais qualificados em áreas administrativas das escolas. 1929 – Ocorreu a quebra da bolsa de valores de NY.

21 Estruturação do Sistema (1916 – 1939)
Local Escolas Alunos Matriculados Norte 2 75 Este 21 504 Sul e Central - SP 51 1344 Brasil 74 1923

22 Consolidação das Escolas Primárias de Quatro Séries (1940 – 1968)
Após a segunda guerra mundial, o SEA continuou sua expansão com a estruturação. Ápice da expansão educacional. 1950 – 142 igrejas e 165 escolas. Pilar da reforma protestante: “Educar todas as crianças da comunidade em escolas paroquias”

23 Consolidação das Escolas Primárias de Quatro Séries (1940 – 1968)
1965 Local Escolas Alunos Matriculados Norte 36 1.837 Este 117 5.568 Sul, Central e Centro Este 169 7.502 Brasil 322 14.907

24 Crise da Escola Fundamental de Oito Séries (1969 – 1973)
A parti da década de 1960, o SEA não acompanhou o ritmo A crise foi gerada pela LDB – mudando o ensino primário para oito séries (1° grau). Poucas salas, área física insuficiente. Em 5 anos fecharam 101 escolas, perda de alunos. Perda da visão dos pioneiros.

25 Crise da Escola Fundamental de Oito Séries (1969 – 1973)
1971 Local Escolas Alunos Matriculados Norte 42 2.853 Este 97 4.685 Sul e Centro Este 157 8.783 Brasil 296 16.321

26 Reestruturação do Sistema em Face à Nova LDB (1974 – 1987)
As escolas multisseriadas, passaram a dispor de locais maiores. Diretores e professores preparados. Surgimento de escolas de 1° grau.

27 Reestruturação do Sistema em Face à Nova LDB (1974 – 1987)
Local Escolas Alunos Matriculados Norte 82 16.108 Este 130 18.706 Sul e Central e Cento Este 119 52.169 Brasil 411 86.983

28 Consolidação do Ensino Fundamental em Oito Séries (1988 – 1995)
Local Escolas Alunos Matriculados Norte 82 19.080 Este 140 25.637 Sul e Central e Cento Este 243 66.619 Brasil 465

29 Crise Econômica – Financeira e Regularização das Escolas (1996 – 2003)
Redução drástica da inflação brasileira; Instalação da recessão no Brasil; Ampliação acentuada da inadimplência; Melhoria nas escolas públicas; Interrupção das bolsas de estudos para as escolas adventistas; Diminuição dos recursos financeiros disponibilizado pela igreja Desvalorização do real ante o dólar; Regularização das escolas irregulares;

30 Crise Econômica – Financeira e Regularização das Escolas (1996 – 2003)
Local Escolas Alunos Matriculados Norte 63 41.200 Nordeste 42 11.419 Este 21 5.816 Central 124 36.734 Sul 87 24.418 Brasil 337 92.587

31 Nova Reestruturação do Sistema (2004 - ...
Faz-se necessário restaurar a visão dos pioneiros: “Abrir escolas é evangelizar” Implantação de dezenas e até centenas de escolas, como extensões das já existentes; Municípios ou bairros que possuem acima de 50 mil habitantes, deve possuir uma escola; Igrejas com 150 membros, com um local adequado para ser alugado, deve ter uma pequena escola.

32 Números do Mundo Escolas Professores Estudantes Países 6.200 60.000
1,2 milhões 145

33


Carregar ppt "Educação Adventista Joel Alves Magno Marinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google