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ENADE 2012 Esmeralda Rizzo Decanato Acadêmico Ana Maria P. Castanheira Coordenadoria Avaliação Institucional Marili Vieira Coordenadoria Apoio Docente.

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1 ENADE 2012 Esmeralda Rizzo Decanato Acadêmico Ana Maria P. Castanheira Coordenadoria Avaliação Institucional Marili Vieira Coordenadoria Apoio Docente

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3 Enade= nota dos concluintes Índice de Diferença de Desempenho :IDD Conceito Preliminar de Curso:CPC

4 O Conceito Preliminar de curso é um indicador prévio da situação dos cursos superiores de graduação. O CPC, foi criado para agregar ao processo de avaliação : Objetivos de qualidade e excelência dos cursos Esse conceito –CPC tem uma escala de 1 a 5

5 Variáveis : 1.Insumos cadastro docente questionário socioeconômico do Enade 2.Enade 3.IDD – Indicador de Diferença de Desempenhos Observado e Esperado

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7 A primeira é considerar o ENADE, que compõe o Sistema de Avaliação, como o único processo do parecer final da avaliação de curso, transgredindo assim o princípio de globalização. Outra fragilidade identificada é relativa aos insumos que comprometem 40% do indicador CPC.

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9 Segundo Nota técnica do CPC publicada pelo MEC, a medida original para a criação da nota de infra-estrutura ou de recursos didáticos pedagógicos de um curso corresponde à proporção de alunos do curso que avaliaram positivamente estes aspectos no questionário do ENADE. As perguntas do questionário são as seguintes: 1-sobre infra-estrutura é os equipamentos disponíveis são suficientes para todos os alunos? 2- sobre recursos didáticos pedagógicos e os planos de Ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina.

10 Já a informação referente à titulação e regime de trabalho dos professores de cada curso é extraída do Cadastro Docente. O CPC é um indicador que deveria refletir a avaliação geral do curso, mas buscando agilizar os processos peca por não considerar a necessidade de uma avaliação educativa, com práticas formativas e construtivas, exigida na própria concepção do SINAES

11 O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Para ponderar os conceitos, utiliza-se a distribuição dos alunos da IES entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

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13 G, M e D são as notas ponderadas nos níveis graduação, mestrado e doutorado; e são parâmetros de ponderação referentes ao número de matriculados nos níveis graduação, mestrado e doutorado.

14 IGC- Mackenzie IGC- Pontuação IGC-Pleno Histórico– IGC-UPM

15 Indicadores Conceito Graduação-G2,953,082,852,81 Conceito Mestrado-M4,01 4,134,09 Conceito Doutorado-D2,472,452,582,48 Porcentagem Graduados-α0,940,95 0,93 Porcentagem de mestrandos na pós- β 0,900,750,740,75 IGC-pontuação Tabela comparativa do último Ciclo Sinaes-UPM

16 IESCPC contínuo CPC 1-PUC-SP Universidade Presbiteriana Mackenzie 2974 Estado de São Paulo

17 IESCPC contínuo CPC 1-PUC-Rio PUC-SP PUC-RGS UNISINOS Universidade Santa Cruz do Sul Universidade Luterana do Brasil Universidade Presbiteriana Mackenzie 2974 No Brasil

18 Somente os concluintes farão a prova. Os ingressantes foram inscritos mas não farão prova. Talvez seja levado em conta a nota do ENEM para efeito do cálculo do IDD. O ENADE é realizado, para cada curso, de 3 em 3 anos.

19 ENADE 2012 ADMINISTRAÇÃO - Higienópolis ADMINISTRAÇÃO - Aphaville ADMINISTRAÇÃO – Campinas DIREITO - Higienópolis DIREITO – Campinas CIÊNCIAS CONTÁBEIS CIÊNCIAS ECONÔMICAS DESIGN JORNALISMO PSICOLOGIA PUBLICIDADE E PROPAGANDA

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21 Indicadores por Curso

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23 CursoInfra_estruturaNota- infraPlano de ensinoNota_ plano Adm- Campinas 0,914,470,602,94 Adm- A. V. 0,904,400,633,09 Adm- S.P 0,914,500,602,94 Direito- Campinas 0,874,110,783,85 Direito-SP 0,783,440,492,38 Jornalismo 0,844,210,542,74 Publicidade 0,934,670,512,58 Ciências Econômicas 0,904,440,623,13 Psicologia 0,924,550,874,27 Ciências Contábeis 0,934,610,623,24 Design 0,803,950,361,82

24 Curso Porcentagem DNota-DoutorPorcentagem-MNota_ Mestre Adm-Campinas 0,27782,85950,94444,7222 Adm- A. V. 0,26612,73960,95974,7984 Adm- S.P 0,31803,27400,95114,7554 Direito- Campinas 0,36843,74270,94744,7368 Direito-SP 0,39704,03290,88444,4221 Jornalismo 0,30001,99290,78573,7946 Publicidade 0,25802,34520,83484,1739 Ciências Econômicas 0,31431,66390,98574,9131 Psicologia 0,57693,29671,00005,0000 Ciências Contábeis 0,27843,24740,94854,7423 Design 0,24301,96260,82244,1121

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38 P ROBLEMAS QUE INFLUENCIAM OS INDICADORES ! S ERÃO DA IES?! Não raro, encontra-se um despreparo do aluno que ingressa na UNIVERSIDADE, nem todos tem a base necessária para seguir os estudos, principalmente no início onde as disciplinas são básicas.

39 A atuação docente influencia diretamente os indicadores, não só em espaços onde a sua formação e regime de dedicação são avaliados. Sua gestão de sua sala de aula é responsável pelo desempenho de seus alunos no ENADE, no cálculo do IDD, influenciando diretamente o CPC do Curso. A atuação docente influencia diretamente os indicadores, não só em espaços onde a sua formação e regime de dedicação são avaliados. Sua gestão de sua sala de aula é responsável pelo desempenho de seus alunos no ENADE, no cálculo do IDD, influenciando diretamente o CPC do Curso.

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41 A nova postura do coordenador de curso e do professor não se resume à gestão da sala de aula. O coordenador deve enfrentar a gestão de mudanças e de processos, conhecendo bem a legislação do Ensino Superior, as Diretrizes Curriculares e os instrumentos de avaliação tanto dos cursos como dos estudantes.

42 Ações 1- Resolver com os alunos os dois últimos ENADES. 2- Orientar os professores, principalmente os que atuam nos semestres finais, para a sensibilização dos alunos quanto a importância da participação deles neste processo. 3- Deixar claro ao aluno que somente ele tem acesso a sua própria nota, e que ele pode utilizar este resultado de forma positiva, podendo inclusive, incluir a nota obtida em seu currículo pessoal.

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