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Luiz Marins Anthropos Consulting bbb.

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Apresentação em tema: "Luiz Marins Anthropos Consulting bbb."— Transcrição da apresentação:

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2 Luiz Marins Anthropos Consulting bbb

3 Atenção: Antes de começar Depois de ter aberto o seu arquivo em Powerpoint não se esqueça de clicar em Exibir e Apresentação de slides; Este curso contém lâminas que você deve ir abrindo uma a uma, linha a linha, clicando o teclado do seu computador - Enter ou setas (para ir e voltar use as setas); Você fará o curso em seu próprio ritmo. Poderá parar quando quiser e poderá imprimir o seu conteúdo. ©Anthropos Consulting

4 Conheça o autor: Luiz Almeida Marins Filho Antropólogo, tendo estudado antropologia na Austrália, História, Direito e Contabilidade no Brasil, o Professor Marins vem se dedicando ao estudo das empresas e desenvolvendo a Antropologia Empresarial; Através da Anthropos Consulting, presta consultoria a empresas nacionais e multinacionais em planejamento estratégico, marketing e principalmente na adequação dos processos estratégicos e táticos da empresa em situação de mudança de ambiente de negócios, competitividade, qualidade e produtividade; O Professor Marins é empresário nos ramos do agronegócio, marketing e educação. Realiza conferências no Brasil e no exterior, tem vários livros publicados, fitas de vídeo e DVDs sobre temas de gestão empresarial, marketing e motivação. ©Anthropos Consulting

5 Luiz Marins Anthropos Consulting bbb

6 O Porquê da Pesquisa A Anthropos Consulting, sendo uma empresa de antropologia empresarial precisava conhecer a razão do sucesso das pessoas. Nas consultorias que damos no Brasil e no exterior sempre nos deparamos com pessoas de sucesso e pessoas sem sucesso; E sucesso em antropologia não significa ser rico ou grande empresário. Significa uma pessoa que está bem consigo mesma e é bem vista pela sociedade em que vive; Assim, pesquisamos, além de empresários e executivos, mães de sucesso, avós de sucesso, professores de sucesso, cientistas de sucesso, etc. ©Anthropos Consulting

7 Resultados surpreendentes Os resultados foram surpreendentes pela simplicidade e obviedade do que descobrimos! Conheça neste curso as razões básicas desse sucesso! ©Anthropos Consulting

8 O porquê da pesquisa: Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência ©Anthropos Consulting

9 Uma sociedade em mudança Como um dínamo a sociedade atual gera uma energia incrível. Nós não vemos mais o tempo passar. Os dias, os meses, os anos, passam com uma velocidade incrível. Vamos ver mais adiante as causas da chamada aceleração da história; O maior risco que corremos é ficarmos esperando para ver o que vai acontecer. Num mundo em extrema mudança, a atitude correta das pessoas é também a atitude de mudar; A adaptação a essa realidade de dinamismo, instabilidade e evolução é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa; ©Anthropos Consulting

10 A Instabilidade A instabilidade é dada por dois motivos: A GLOBALIZAÇÃO O CICLO DE VIDA CURTO DOS PRODUTOS Em termos bem simples Globalização significa que não existe mais interior no mundo. De qualquer lugar do planeta, graças ao comércio eletrônico e graças às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais; A outra realidade da Globalização é a de que NADA, absolutamente nada, ficará fora da competição global. Não estamos mais competindo com nossas empresas do Brasil ou mesmo do Mercosul. A competição é global, mesmo! ©Anthropos Consulting

11 O Ciclo de Vida Curto A outra realidade é o Ciclo de Vida Curto dos Produtos. Até então, os produtos duravam anos e anos. O consumidor, num mercado fechado como era o brasileiro, não se apercebia da defasagem entre o Brasil e mercados mais desenvolvidos. Hoje é diferente. O Brasil mudou, o consumidor mudou. Essas são as razões principais da instabilidade dos dias atuais. ©Anthropos Consulting

12 A única certeza... Num mundo como este, a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar! ©Anthropos Consulting

13 Como vencer neste mundo louco? MEDO DE VENCER? Como fazer as pessoas não terem MEDO DE VENCER? ©Anthropos Consulting

14 O Medo de Vencer O Medo de Vencer foi colocado por nós na pesquisa porque não são as condições externas ou os outros que mais nos impedem de crescer. Somos nós mesmos! ©Anthropos Consulting

15 Medo de Vencer? Por que pessoas com todas as pré- condições para vencer não vencem Enquanto pessoas com todas as pré- condições para o fracasso alcançam o sucesso? Qual o verdadeiro segredo dessas pessoas que não têm medo de vencer? ©Anthropos Consulting

16 Quem tem medo de vencer? Pessoas que fazem tudo em direção oposta ao sucesso; Acham-se não-merecedoras do sucesso; Sucesso é para os outros... Pessoas que seguram-se a si próprias ©Anthropos Consulting

17 Psicólogos, Psiquiatras... Consultamos psicólogos e psiquiatras para saber o que pode fazer alguém ter medo de vencer Eles apontaram vários fatores que pode explicar esse medo: ©Anthropos Consulting

18 A Educação: A primeira infância: Pais ansiosos e punitivos Famílias problemáticas A Escola punitiva. ©Anthropos Consulting

19 A Adolescência: O grupo de amigos... Os (as) namorados(as) que os outros conseguem... Os problemas de imagem... ©Anthropos Consulting

20 Explica mas não justifica Porém eles nos disseram uma coisa muito interessante: Esses fatores podem explicar as razões do medo de vencer, mas jamais justificam esse medo; Isto porque as pessoas que venceram na vida não foram aquelas que tiveram infâncias maravilhosas e adolescências espetaculares, nem mesmo nasceram em famílias perfeitas ou freqüentaram escolas sem defeito algum... ©Anthropos Consulting

21 Ao contrário... As pessoas que venceram foram aquelas que realmenteVENCERAM o medo de vencer; ©Anthropos Consulting

22 O Medo de Vencer E quais são as principais características das pessoas que encontramos com medo de vencer? Veja a seguir... ©Anthropos Consulting

23 Pessoas com medo de vencer... ©Anthropos Consulting Negativas e negadoras Desonestas, trapaceiras, mentirosas; Têm medo de correr riscos São perfeccionistas Têm um profundo mau humor

24 E as Sem Medo de Vencer? sem medo de vencer Veja a seguir, até o final deste curso, quais as principais características básicas, atitudes e comportamentos das pessoas sem medo de vencer! ©Anthropos Consulting

25 Pessoas sem Medo de vencer... ©Anthropos Consulting Adotam uma visão positiva das coisas e da vida Assumem riscos Têm a coragem de errar Tomam decisões rápidas São honestas, transparentes Têm um profundo bom humor

26 E ainda... Valorizam a intuição Valorizam a intuição ©Anthropos Consulting

27 A Intuição Num mundo onde o passado não me ensina muito mais (pois tudo mudou!) a Intuição é fundamental para o sucesso; E intuição todos têm. A diferença é que as pessoas de sucesso valorizam a intuição! Acreditam nas suas intuições! ©Anthropos Consulting

28 Eu não sei - Eu não entendi Outra característica fundamental das pessoas de sucesso é que elas têm a coragem de dizer: ©Anthropos Consulting

29 A coragem de dizer... Eu não sei... Eu não sei... Eu não entendi... Eu não entendi... ©Anthropos Consulting

30 Parece simples... Embora pareça simples, dependendo da sua posição ou papel na sociedade, uma das coisas mais difíceis de dizer é justamente Eu não sei - Eu não entendi; Um chefe, um professor, um diretor de empresa nem sempre tem essa coragem; É preciso que compreendamos que ninguém nunca sabe tudo e que sábio é aquele que sabe o quanto não sabe! Temos que ter a coragem e dizer às pessoas: - Isso eu não sei. Vou procurar saber e digo para você mais tarde... ou coisa semelhante; Pior é fingir que sabe aquele que não sabe... ©Anthropos Consulting

31 A Sensibilidade Outra característica fundamental é que as pessoas de sucesso não são apenas bem intencionadas. Na verdade, todos temos boas intenções: Ninguém quer ser um mau pai Uma má mãe Um mau patrão Um mau amigo As pessoas de sucesso, além da boa intenção, têm uma empatia muito grande. Colocam-se no lugar das outras e sentem como se fossem o outro. ©Anthropos Consulting

32 E desenvolvem... Além da boa intenção... Muita SENSIBILIDADE Muita SENSIBILIDADE ©Anthropos Consulting

33 E ainda... São polidas e educadas Investem na sua imagem Reconhecem o valor do networking em sociedade ©Anthropos Consulting

34 Polidas e educadas Estamos embrutecendo o mundo com falta de educação e polidez. As pessoas de sucesso são, na maioria, educadas e polidas. Sabem dizer - e dizem as palavras mágicas: Com licença Com licença Por favor Por favor Obrigado! Obrigado! Desculpe! Desculpe! ©Anthropos Consulting

35 Investem na sua imagem E não estamos falando na imagem de roupas, etc. Elas investem na sua imagem fazendo coisas simples como: Vêm com quem andam e onde vão; Usam perfume e desodorante; Usam roupas limpas; Não falam mal dos outros, nem palavras de baixo calão; Etc, etc... ©Anthropos Consulting

36 O Networking Networking significa rede de relacionamentos. Essas pessoas fazem coisas simples como: Visitam amigos doentes; Vão a velórios dos amigos falecidos; Vão aos casamentos, batizados, etc. Vão aos eventos sociais em que são convidados (ou justificam a sua ausência) Sabem que a sociedade é um toma lá dá cá e que se você não participar nos eventos alheios, ninguém participará nos seus eventos. ©Anthropos Consulting

37 Faça este teste Faça a seguir este pequeno teste, escrevendo Verdadeira (V) ou Falsa (F) para as seguintes afirmações: 1.  As dificuldades na infância e na adolescência explicam mas nem sempre justificam o fracasso. Há pessoas que têm todas as condições de vencer e não vencem e há pessoas com todas as condições para o fracasso que são sucesso; 2.  Só as pessoas que sabem dizer eu não sei e eu não entendi são capazes de vencer, sem medo de vencer; 3.  De nada adianta ser polido e educado num mundo em que o que conta é o dinheiro; 4.  A intuição deve ser sempre descartada por não ter fundamentos lógicos; 5.  Num mundo em que as relações pessoais são fundamentais para o sucesso, o networking é fundamental. ©Anthropos Consulting

38 O resultado do teste Se você colocou V (Verdadeira) para as perguntas (1), (2), e (5) você acertou. Para as demais você deveria ter colocado F (Falsa). Caso você tenha alguma dúvida, por favor, releia as lâminas anteriores, até compreender bem os conceitos que estamos procurando passar. ©Anthropos Consulting

39 Os Critérios de Avaliação Social Todos nós somos avaliados o tempo todo. E os três critérios pelos quais todos somos avaliados (em quaisquer circunstâncias) são: ©Anthropos Consulting

40 Critérios de avaliação: 1. Comprometimento 2. Atenção aos Detalhes 3. Follow-up ©Anthropos Consulting

41 Quem é o melhor? Pode observar: Quem é o melhor funcionário da empresa? Quem é o melhor amigo? Quem é o melhor pai? Quem é a melhor mãe? Quem é a melhor esposa? Não é o que mora mais longe ou mais perto. Nem o mais antigo. Nem o mais rico... ©Anthropos Consulting

42 Quem é o melhor? Pode observar: É o mais COMPROMETIDO! É o mais COMPROMETIDO! ©Anthropos Consulting

43 Quem é o melhor? Pode observar: É aquele que carrega o piano na empresa. Para quem você solicita quase tudo. E ele faz! Os melhores pais são os comprometidos com o sucesso de seus filhos; O melhor amigo é o comprometido com o outro amigo. É aquele que você sente que ficou feliz com a sua promoção ou com o seu sucesso e não com a famosa inveja da maioria... ©Anthropos Consulting

44 A Atenção aos Detalhes PRESTA ATENÇÃO AOS DETALHES Pode observar também que a pessoa melhor avaliada é aquela que PRESTA ATENÇÃO AOS DETALHES em tudo o que faz: Não é uma surpresa quando o nosso nome vem escrito certo? Não é uma surpresa quando as coisas são detalhadamente bem feitas? Quando as paredes estão limpas, o banheiro limpo, o quadro direito na parede? ©Anthropos Consulting

45 A Atenção aos Detalhes Civilização são detalhes: O mesmo carneiro que um primitivo come arrancando a perna do carneiro, passando na chama do fogo e mordendo, o diplomata come com seis talheres, copos especiais de cristal, porcelana fina, etc. DEUS ESTÁ NOS DETALHES, diziam os gregos! ©Anthropos Consulting

46 O Follow-up Follow-up significa acompanhar, seguir, enfim... TERMINAR AS COISAS QUE COMEÇA! TERMINAR AS COISAS QUE COMEÇA! E não é uma surpresa quando alguém termina as coisas que começa? Quando aquele relatório é feito?Quando a empresa retorna a ligação que solicitamos? Quando uma informação que pedimos nos é retornada? ©Anthropos Consulting

47 Quem é o melhor? Assim temos que nos perguntar sempre o seguinte: Como somos avaliados pelos outros? Comprometido Sou Comprometido com o que faço? Atenção aos Detalhes Presto Atenção aos Detalhes no que faço? Termino as coisas que começo Termino as coisas que começo e dou retorno às solicitações? ©Anthropos Consulting

48 Escrevem... As pessoas de sucesso têm o hábito de escrever seus objetivos e metas - materiais e não- materiais ©Anthropos Consulting

49 Escrevem seus objetivos! Outra característica que descobrimos foi o hábito das pessoas de sucesso em escrever seus objetivos e metas - materiais e não-materiais; Essas pessoas sempre têm um pedaço de papel em que têm escritas as coisas que querem de si próprias no futuro. Sejam metas quantitativas ou qualitativas. ©Anthropos Consulting

50 E mais... Não são ativistas Comprometem-se Vencem a inveja Não dão desculpas Cumprem as promessas grandes e pequenas Acabam com a presunção ©Anthropos Consulting

51 Não são ativistas Uma pessoa ativista é aquela que é muito ativa mas nem sempre PENSA no que está fazendo. Fica ativa o tempo todo - fazendo, fazendo, fazendo... A pergunta é: Será que o que estou fazendo é o que eu deveria estar fazendo? Será que eu não estou apenas matando um leão por dia sem pensar? Será que não estou apenas fazendo o URGENTE ao invés de fazer o que é realmente IMPORTANTE? ©Anthropos Consulting

52 Missão: Têm um genuíno Sentimento de Missão ©Anthropos Consulting

53 Sentimento de Missão As pessoas de sucesso não fazem as coisas pelo dinheiro ou pelo salário. Pelo contrário. Ficamos surpresos ao ver que elas têm um genuíno sentimento de Missão; A professora diz estar formando cidadãos... O pedreiro diz estar construindo uma catedral... O cientista diz estar descobrindo um remédio que salvará a humanidade ©Anthropos Consulting

54 E ainda... Participam da Comunidade ©Anthropos Consulting

55 Participam da Comunidade! As pessoas de sucesso reconhecem que devem à comunidade boa parte de seu sucesso. Assim, elas têm o sentimento de devolver à comunidade e à sociedade esses benefícios. Dão de 08 a 16 horas por semana para a comunidade - gratuitamente! De que forma? Onde? Nos mais variados lugares e formas: Igrejas; Hospitais; Clubes de Serviço; Entidades assistenciais; Etc. etc.. ©Anthropos Consulting

56 São heróis... Heróis do Cotidiano Heróis do Cotidiano ©Anthropos Consulting

57 Herói do Cotidiano?? Herói do Cotidiano é aquele que faz coisas simples e de forma contínua e sistemática: Joga lixo no lixo; Não joga cigarro no chão; Não suja banheiros públicos (ou privados); Ajuda os mais necessitados em situações diversas; Etc. etc. Ele não salvou ninguém da guerra ou fez qualquer coisa espetacular. É um herói do dia- a-dia! ©Anthropos Consulting

58 Uma simples definição... São pessoas Diferentes ©Anthropos Consulting

59 Diferentes em quê? Em quase tudo! São pessoas que chamam a atenção pelo que fazem de diferente do rebanho das demais pessoas; São pais diferentes, mães diferentes, esposos diferentes, professores diferentes, chefes diferentes, diretores diferentes, empresários diferentes.... Não há como explicar melhor... São apenas... DIFERENTES!! DIFERENTES!! ©Anthropos Consulting

60 E principalmente... Reinventam o que fazem ©Anthropos Consulting

61 A Rotina Essas pessoas vencem a rotina do dia-a-dia reinventando o que fazem a cada instante. Seja o que for, como for! ©Anthropos Consulting

62 Dão aos outros ©Anthropos Consulting

63 Do Plano do Choro ao Plano da Ação Passam do Plano do Choro ao Plano da Ação. Acabam com as velhas imagens de si próprio(a) como perdedor(a), mas principalmente: Investem em si próprios(as) Investem em si próprios(as) ©Anthropos Consulting

64 Invista em Você! Agora é a hora de tirarmos um pouco do pouco tempo que temos, um pouco da pouca energia que temos, um pouco do pouco dinheiro que temos e Investir em nós próprios! Eu não tenho o direito de querer que alguém invista em mim, se eu não investir em mim mesmo em primeiro lugar! Pense nisso! ©Anthropos Consulting

65 Abominam a mediocridade! Pensam grande Acreditam grande Almejam grande Fazem grande! ©Anthropos Consulting

66 O que mais as difere é o... Entusiasmo! ©Anthropos Consulting

67 Agem entusiasticamente! Agindo entusiasticamente motivam as pessoas que as rodeiam na família, na empresa, entre os amigos! ©Anthropos Consulting

68 Entusiasmo e Otimismo Nós não precisamos de pessoas Otimistas; O otimista é um reativo! Ele diz: - Ouvi o discurso do presidente ontem à noite, fiquei otimista. Li os jornais hoje cedo, fiquei pessimista de novo. As condições externas é que faze um otimista, um pessimista ou um realista como dizem os pessimistas de plantão... ©Anthropos Consulting

69 O Entusiasmo! Por isso, diziam os gregos, íamos a Delphos, para que entusiasmados pela vidente fossemos capazes de fazer a colheita ocorrer, apesar das adversidades do tempo. A batalha ser vencida apesar das forças do inimigo... ©Anthropos Consulting

70 O Entusiasmo! Assim, o entusiasmado acredita... Menos no presidente... Menos no governo... E mais em si próprio e na sua capacidade de vencer obstáculos e fazer as coisas acontecerem! Ele é um proativo! ©Anthropos Consulting

71 Faça este teste Faça a seguir este pequeno teste, escrevendo Verdadeira (V) ou Falsa (F) para as seguintes afirmações:  Comprometer-se é um perigo. Quase sempre a gente cai do cavalo quando se compromete e quase nunca é reconhecido. Todo comprometido é um tolo!  Quem presta atenção aos detalhes se perde nos detalhes e não presta atenção ao global que é a única coisa que realmente interessa num projeto ou numa idéia;  De nada adianta fazer, fazer e fazer. Temos que nos perguntar – Será que o que estou fazendo é realmente o que eu deveria estar fazendo para o meu sucesso pessoal e profissional?  Ser ético é uma grande bobagem. O mundo é dos espertos!  De nada adianta ganhar no varejo e perder no atacado. ©Anthropos Consulting

72 O resultado do teste Se você colocou V (Verdadeira) somente para a pergunta (3) você acertou. Para as demais você deveria ter colocado F (Falsa). Caso você tenha alguma dúvida, por favor, releia as lâminas anteriores, até compreender bem os conceitos que estamos procurando passar. ©Anthropos Consulting

73 A Grande Verdade! Estamos num novo MILÊNIO! Não é apenas um novo século! Imagine quantas pessoas na história da humanidade tiveram o privilégio de virar um MILÊNIO. Você já pensou nisso? A grande verdade é que hoje... ©Anthropos Consulting

74 Século XXI

75 Pensar Grande! Agora é hora de: Pensar Grande! Querer Grande! Agir Grande! ©Anthropos Consulting

76 Sem Medo de Vencer! Agora, pois, é hora de acreditar mais em você mesmo, na sua capacidade; Sem Medo de Vencer!! É hora de fazer as coisas sem Sem Medo de Vencer!! ©Anthropos Consulting

77 Auto-avaliação Faça agora a sua Auto- Avaliação Final;

78 Uma auto-avaliação final Faça agora a sua auto-avaliação final escrevendo Verdadeira(V) ou Falsa(F) para as seguintes afirmações: 1.  Entusiasmo é acreditar na sua própria capacidade de fazer as coisas acontecerem, apesar das adversidades; 2.  Quem presta atenção aos detalhes não tem tempo de fazer as coisas realmente importantes; 3.  Não adianta fazer, fazer, fazer. Tenho que saber se o que estou fazendo é o que eu deveria estar fazendo para ter mais sucesso em minha vida pessoal e profissional; 4.  Pessoas muito bem humoradas são mal vistas porque parecem bobas; 5.  Sentimento de Missão é coisa de religião e não de pessoas que vivem no mundo do dia-a-dia; 6.  Quem participa da comunidade tem uma visão mais real da vida e pode vencer com mais facilidades os desafios; 7.  Ser polido(a) é meio-caminho para o sucesso. ©Anthropos Consulting

79 Resultado: Se você colocou F (Falsa) para as afirmações (1), (3), (6) e (7) quero pedir que você reveja este curso com toda a atenção. Essas são V Verdadeiras. Se você colocou F (Falsa) para as afirmações (2), (4) e (5), parabéns! Você é alguém que está pronto para vencer o medo de vencer, ou sequer tem medo de vencer. ©Anthropos Consulting

80 PARABÉNS !! Você concluiu um curso rápido, eficaz e moderno e se auto- avaliou; Se desejar um Certificado envie seus comentários para o Professor Marins: Você poderá optar por dois tipos de Certificado: Em papel especial (vergé) e com moldura; R$49,90 Papel simples, sem moldura; R$29,90 Pagamento através do cartão VISA ou depósito bancário; Maiores informações pelo telefone (15) ou

81 AGUARDE O SEU CERTIFICADO Caso você tenha optado por receber um Certificado, aguarde que ele será enviado para o seu endereço. Mais uma vez, PARABÉNS !!

82 Faça outros cursos a distância pelo computador como este pela Anthropos Consulting Os Desafios da Empresa para o Século XXI Os Desafios da Empresa para o Século XXI A Força da Motivação para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional A Força da Motivação para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional Tel.: 0XX(15) – fax: 0XX(15) Invista em Você! A Hora é Agora!

83 Tel.: (15) Fax: (15)


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