A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano Aula 8 – Emancipação da Alma (Desdobramento)

2 Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano
Este material foi inspirado no conteúdo programático do Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico ministrado no CEOS - Centro Espírita Obreiros do Senhor ( . O material foi complementado com textos retirados da internet (vide referências) e de livros espíritas, organizados pelos integrantes do Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo. O conteúdo do curso, bem como o material de apoio, está em constante atualização. Qualquer sugestão ou indicação de erros é bem-vinda.

3 Aula 8 – Emancipação da Alma
Sonhos Desdobramento

4 Aula 8 – O sono e os sonhos 400. O Espírito encarnado permanece de bom grado no seu envoltório corporal? “É como se perguntasses se ao encarcerado agrada o cárcere. O Espírito encarnado aspira constantemente à sua libertação e tanto mais deseja ver-se livre do seu invólucro, quanto mais grosseiro é este.” 401. Durante o sono, a alma repousa como o corpo? “Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos. ”

5 Aula 8 – O sono e os sonhos 414. Podem duas pessoas que se conhecem visitar-se durante o sono? “Certo e muitos que julgam não se conhecerem costumam reunir-se e falar-se. Podes ter, sem que o suspeites, amigos em outro país. É tão habitual o fato de irdes encontrar-vos, durante o sono, com amigos e parentes, com os que conheceis e que vos podem ser úteis, que quase todas as noites fazeis essas visitas.” 417. Podem Espíritos encarnados reunir-se em certo número e formar assembléias? “Sem dúvida alguma. Os laços, antigos ou recentes, da amizade costumam reunir desse modo diversos Espíritos, que se sentem felizes de estar juntos.”

6 Aula 8 – Emancipação da Alma/Desdobramento
Sob certas situações deixamos nosso corpo físico e vamos ao mundo espiritual, para que o corpo físico se recarregue.  A esse acontecimento dá-se o nome de emancipação da alma ou desdobramento. Ao se afastar do corpo podemos ir para qualquer lugar e aprender muitas coisas, inclusive sobre o passado e o futuro.   O períspirito permanece ligado ao corpo físico por um cordão que pode se estender até o infinito. Esse cordão nos permite sempre regressar ao corpo físico em total segurança. 

7 Aula 8 – Emancipação da Alma/Desdobramento
O desdobramento é um estado particular do espírito, obtido durante o sono físico ou, no caso, dos médiuns, um estado em que estes se libertam parcialmente do corpo físico permitindo, por esse modo, um contato com o mundo invisível. O desdobramento é uma oportunidade que o espírito tem para "descansar" das opressões próprias da matéria. Somente desse modo o espírito enfrenta as suas múltiplas obrigações e se sente amparado nos seus momentos de sofrimento, dores, etc.

8 Aula 8 – Sonho físico e Desdobramento
No sono físico, o espírito não se afasta muito do corpo e, assim, ele é capaz de passar para o cérebro físico as recordações do que vê. No desdobramento, o corpo espiritual se liberta inteiramente do corpo físico e vive a vida de espírito. O desdobramento pode ser voluntário ou involuntário.

9 Aula 8 – Desdobramento Voluntário e Involuntário
O desdobramento pode ser voluntário ou involuntário. No desdobramento involuntário a pessoa percebe que está distante do seu corpo sem ter desejado essa situação. Um exemplo seriam as experiências de quase morte, onde as pessoas em coma com o espírito ainda ligado ao corpo através do perispírito conseguem flutuar em cima do corpo ou ir para outros ambientes. No desdobramento voluntário a pessoa tem a intenção de realizar o desdobramento. Esse desdobramento pode ser provocado através de hipnose, técnicas projetivas, meditação, entre outras técnicas.

10 Aula 8 – Níveis de Lucidez
Projeção inconsciente: é o que acontece com a maioria das pessoa que dorme, são os chamados de sonhos; Projeção semiconsciente: são os chamados "sonhos lúcidos", ou o "sonhar acordado"; Projeção consciente: a pessoa tem total consciência do que esta fazendo. São raros os casos de projeção consciente.

11 Sintomas de desdobramento
Aula 8 – Desdobramento Sintomas de desdobramento Catalepsia Projetiva Ballonemant Sensação de falsa queda durante o sono ou cochilo Estado Vibracional Ruídos Intracranianos

12 Aula 8 – Catalepsia Projetiva
Esse fenômeno causa medo em muitas pessoas, mas é muito mais comum do que se pensa. A pessoa acorda no meio da noite (ou mesmo numa soneca durante o dia) e descobre que não consegue se mexer. Parece que uma paralisia tomou conta do corpo. Ela não consegue mexer um dedo sequer. Tenta gritar para chamar alguém, mas não sai voz nenhuma. Se a pessoa ficar quieta e não tentar se mover, sentirá uma sensação de flutuação por sobre o corpo. Ocorrerá um desprendimento espiritual consciente! E então ela poderá comprovar na prática de que aquilo é realmente uma saída do corpo. Se ela não quiser tentar a experiência, é só tentar mover o dedo indicador de uma das mãos ou uma das pálpebras, assim ela recupera o movimento tranqüilamente.

13 Aula 8 – Ballonemant A pessoa acorda e sente a sensação de estar inflando (semelhante a um balão inflando). Na verdade, é sua aura que está dilatando, mas como ela não sabe disso, pensa que é o corpo que está crescendo e inchando em todas as direções. Se a pessoa ficar quieta e deixar a sensação continuar, ela se projetará suavemente para fora do corpo. Não há perigo algum. Inclusive, essa sensação é muito familiar a sensitivos e médiuns em geral, pois eles têm forte tendência de soltura energética.

14 Aula 8 – Sensação de Queda
Quase todo mundo já sentiu isso alguma vez. A pessoa está deitada cochilando e, repentinamente, tem a sensação de estar escorregando ou caindo abruptamente da cama. Então, ela desperta com um solavanco físico e um pequeno susto. O que aconteceu? Simplesmente seu corpo espiritual deslocou-se uma polegada para fora do alinhamento vibratório com o corpo físico e foi tracionado vigorosamente para dentro, pois o metabolismo ainda estava ativo e impediu uma soltura maior.

15 Aula 8 – Estado Vibracional e Ruídos Intracranianos
A pessoa desperta no meio do sono e sente uma série de vibrações (descargas energéticas) propagando-se pelo seu corpo. Parece que ela tem uma tempestade elétrica percorrendo seu corpo, às vezes acompanhada de fortes zumbidos dentro da cabeça. Isso ocorre porque o corpo espiritual acelera suas vibrações para escapar das lentas vibrações do corpo denso. Se a pessoa ficar quieta e deixar a sensação continuar, ela se projetará em instantes.

16 Aula 8 – Desdobramento perfeito
Quando temos um desdobramento perfeito, percebemos todos os momentos da nossa saída, sentimo-nos deslizar fora do corpo físico, passamos por um túnel em espiral e estamos fora. Somos sugados por essa espiral como num rodamoinho na água.

17 Referências http://www.tutomania.com.br/file.php?cod=2077
Livro dos Espíritos


Carregar ppt "Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google