A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÃO DESPERDICE SUA VIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÃO DESPERDICE SUA VIDA"— Transcrição da apresentação:

1 NÃO DESPERDICE SUA VIDA
INTRODUÇÃO “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. Efésios (NVI)

2 3 QUESTÕES BÁSICAS 1. O que Deus quer? Minha vida toda
“...ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça”. Romanos 6.13 (NVI) “...que é que o Senhor, o seu Deus lhe pede, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos seus caminhos e que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus , de todo o seu coração e de toda a sua alma”. Deuteronômio (NVI) “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Mateus 6.24 “Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”. Provérbios 3.6

3 2. O QUE É PRECISO PARA NÃO DISPERDIÇAR A VIDA? Disciplina
“Seja disciplinado com o propósito de alcançar a piedade”1 Timóteo 4.7 (BV) “Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais” 1 Timóteo 4.6 (NTLH) “desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia...” Hebreus 12.1b (Edição Revista e Atualizada) “Marta porém estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha de deixado sozinha com o serviço? Diz-lhe que me ajude!”. Respondeu o Senhor: “Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária e Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. Lucas (NVI) “pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele”. Filipenses 2.13 (NVI)

4 3. POR QUE EU DEVERIA FAZÊ-LO? Por causa da cruz
“E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” 2 Coríntios 5.15 NVI) “pela morte de Cristo na cruz,nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura!” Efésios 1.7 (NTLH) “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que vocês ofereçam seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”. Romanos 12.1 “insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus” 2 Coríntios 6.1 (NVI) “Senhor ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras. Faze-as conhecidas em nosso tempo; em, tua ira, lembra-te da tua misericórdia”. Habacuque 3.2 (NVI)

5 NÃO DESPERDICE SUA VIDA
Comumente se vê adesivos nos carros que diz: “A vida é muito preciosa para ser desperdiçada”. Mas como se faz isso? Como evitar o desperdício de vida? Bem, a Bíblia diz em Efésios vamos ler juntos, em voz alta: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. Notem, vocês podem circular a palavra “cuidado”. Está escrito: “tenham cuidado com a maneira como vocês vivem”. Qual é o oposto de “tomar cuidado”? ... é ser descuidado. Então, o texto diz: não sejam descuidados. Literalmente no grego, o significado é “não tropecem pela vida; não passem por cima dela”.

6 Pensem um pouco, entendam para o quê estão aqui, entendam qual é o seu propósito de vida. Se eu pedisse para você ser honesto, quantos aqui poderiam dizer que gostariam de saber o que Deus quer fazer com sua vida? Quantos gostariam de saber? Acho que a maioria, senão todos. Bem, vocês estão com sorte.... porque a partir desta semana, vamos estudar intensamente, durante 40 dias, o que Deus quer que você faça com sua vida. Lemos:

7 “não sejam insensatos, sejam sábios
“não sejam insensatos, sejam sábios. Entendam o que Deus quer fazer com suas vidas”. Agora vamos dar uma olhada nos cinco propósitos que Deus teve ao criar você e isso vai ser uma caminhada e tanto! Mas hoje, vamos preparar nossos corações para essa jornada tomando a Ceia do Senhor. Antes de o fazermos, quero que pensemos sobre três questões importantes da vida.: O que Deus quer? O que é preciso fazer? Por que eu deveria fazê-lo? Se você pudesse resumir sua vida, essas seriam as questões mais importantes.

8 Primeira questão: O que Deus quer da minha vida?
O que quer dizer isso? O que essa pergunta implica? Por que eu deveria fazê-lo? Vamos dar uma olhada nisso hoje. Primeiramente, O que Deus quer de você? Lendo a Bíblia toda, podemos resumir seu conteúdo em algumas palavras apenas. Você pode anotar isso – Ele quer sua vida toda. Ele quer minha vida toda. Não há um versículo em toda a Bíblia, nenhum, que diga que você pode ser cristão e continuar vivendo como antes. Não existe! Deus quer sua vida toda. Não quer apenas 10 % de você. Não quer 50 % de você, não quer 99% de você – Ele quer toda a sua vida.

9 Deus deixa isso muito claro; não há nenhum mistério aqui
Deus deixa isso muito claro; não há nenhum mistério aqui. Veja o que a Bíblia diz em Romanos 6.13: “ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça”. Circule as palavras “ofereçam os membros do corpo”. Isso é oferecer você completamente. C.S.Lewis disse uma vez: “A única coisa que o cristianismo não pode é ser moderadamente importante”. Se ele é verdadeiro, então merece tudo o que você tem. Se não é verdadeiro, você não deveria estar aqui agora.

10 Muitas pessoas tentam ficar em cima do muro
Muitas pessoas tentam ficar em cima do muro. Elas dizem: “bem, eu vou servir a Deus no meu tempo livre”. É como se eu tivesse uma torta – tenho minha vida social, minha carreira profissional, minha vida sexual, você sabe como é, tenho minha vida em família, minha aposentadoria, e aqui minha vida espiritual – como se sua vida espiritual fosse parte de uma torta. Errado! A torta toda é de Deus. Ele quer que a torta toda esteja sob o controle dele. Não quer ser classificado como num arquivo, com você dizendo: “Sabe, Senhor, eu vou lhe dar 10 % da minha vida”. Ele quer tudo. Quer todo o seu ser.

11 “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Mateus 6.24 Quero que vocês sublinhem “não podem”. Não está escrito que vocês “não devem” servir a Deus e ao Dinheiro – está escrito que vocês “não podem”servir a Deus e ao Dinheiro. A Bíblia diz que é impossível. Do que Deus está falando aqui? Ele está dizendo que impossível ter duas prioridades número 1. Há muitas coisas além do dinheiro que podem certamente empurrar Deus para fora do Primeiro Lugar de sua vida. O trabalho pode tirar Deus do primeiro lugar; jogos, esporte, hobbies podem tirar Deus do Primeiro Lugar de sua vida; o namoro pode tirar Deus do Primeiro Lugar de sua vida, até sua família pode tirar Deus do Primeiro Lugar de sua vida. “Que desculpa você está apresentando a Deus por se colocar em primeiro lugar?”

12 Questão número 2: O que é preciso?
O que é preciso para não desperdiçar minha vida? O que é preciso para eu ser tudo o que Deus quer que eu seja? O que é preciso para eu desenvolver todo o meu potencial? Bem, vou lhes dizer em apenas uma palavra. Pode ser que vocês não gostem do que vão ouvir. Ë uma palavra não muito popular. Nós nos encolhemos de medo quando a ouvimos. Realmente não gostamos dela. Mas é a palavra “disciplina”.

13 Provérbios Ele diz: “ Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida”. Você não pode ser discípulo sem disciplina. As duas palavras andam juntas – discípulo e disciplina. Você não pode ser discípulo de Jesus sem disciplina. Veja o que a Bíblia diz em 1 Timóteo 4.7: “Seja disciplinado com o propósito de alcançar a piedade”. O que quer dizer disciplina? Bem, em poucas palavras, disciplina é gratificação adiada. Isso é disciplina. Gratificação adiada. Disciplina é fazer uma coisa que é difícil agora, a fim de desfrutar do benefício mais tarde. Alguns aqui são muito disciplinados em seu trabalho e carreira profissional. Planejam seu dia, estão sempre no horário, são conscienciosos em seus hábitos de trabalho. Outros são muito disciplinados com o cuidado do corpo. Nunca faltam à uma sessão de ginástica. Faz parte de sua rotina, de sua agenda. Outros não perdem seu programa favorito na TV.

14 Você faz o que considera mais importante
Você faz o que considera mais importante. Que tal se você fosse tão disciplinado com sua hora devocional quanto é com sua disciplina de nunca perder uma refeição? Que tal se você fosse disciplinado com servir os outros quanto é com sua ida ao trabalho todos os dias? E se você fosse disciplinado com a freqüência à igreja quanto é com seu programa favorito na TV? Se você deseja mudar sua vida, tudo o que tem a fazer é mudar seus hábitos. Veja bem, um dos maiores alvos dos 40 dias de propósitos, que estamos começando hoje, é ajudá-lo a desenvolver novos hábitos espirituais. Veja o que a Bíblia diz em 1 Timóteo 4.7 (BV): “Seja disciplinado com o propósito de alcançar a piedade”.

15 Hebreus 12.1 diz: - vamos ler juntos esse versículo: “desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia...” Quero que você sublinhe duas palavras –“peso”e “pecado”. Essas são as duas coisas que podem limitar seu potencial na vida. São duas coisas que fazem com que você desperdice sua vida. E ele diz: “você tem que abandonar, tem que se desembaraçar dessas cosias”. Uma delas é o pecado, e a outra os pesos.

16 Agora, você sabe que pecado é. quebrar um dos mandamentos de Deus
Agora, você sabe que pecado é ....quebrar um dos mandamentos de Deus. Mas o que é “peso”? Um peso é algo que não é necessariamente errado; apenas, não é necessário. Você já pensou nisso? Há algumas coisas na vida que não são necessariamente erradas; são apenas não necessárias. Um peso pode ser esse tipo de coisas. Pode ser um relacionamento, uma expectativa, uma atividade, pode ser um clube (um taco), uma recordação que você se recusa a abandonar, um medo, pode ser um emprego. Há centenas, ou milhares de diferentes tipos de peso. A Bíblia diz: “para crescer, você precisa aprender a dizer “não”. Você não pode dizer “sim” para tudo. Tem que dizer “não” para algumas coisas. Você tem que dizer não até para algumas coisas boas para poder ter tempo de fazer as coisas ótimas.

17 Quero ser honesto com vocês. Como pastor, estou preocupado com isso
Quero ser honesto com vocês. Como pastor, estou preocupado com isso. Estou preocupado com as pessoas de nossa igreja. Vocês não podem continuar acrescentando itens à sua agenda. Muitos aqui, que conheço pessoalmente, sei de suas vidas, estão muito além do limite.

18 Estão fazendo coisas demais na vida
Estão fazendo coisas demais na vida. E estamos prontos para, nos próximos 40 dias, acrescentar três novos hábitos em sua agenda. Uma leitura devocional diária de uns 15 minutos, que irá ajudar vocês a compreenderem os propósitos de Deus para suas vidas; Uma reunião semanal com um Grupo pequeno durante seis semanas, para ajudar vocês a entenderem o propósito de Deus para suas vidas e Um versículo para decorar durante a semana, que provavelmente vai tomar uns cinco minutos e vai ajudar vocês a entender o propósito de Deus para suas vidas

19 CONCLUSÃO Como vosso Pastor o meu maior desejo é que você possa se comprometer durante esses 40 dias, fazendo da coisa principal a coisa principal. Entendo qual realmente a vontade de Deus em sua vida. Assim seremos mais produtivos para o reino de Deus, para nossa família, para nossa igreja e para o próximo.


Carregar ppt "NÃO DESPERDICE SUA VIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google