A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES 1º ANO ENSINO MÉDIO 2012. Organização do PAS-UEM Prova organizada em 3 etapas, uma em cada ano do EM); 20% das vagas dos cursos oferecidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES 1º ANO ENSINO MÉDIO 2012. Organização do PAS-UEM Prova organizada em 3 etapas, uma em cada ano do EM); 20% das vagas dos cursos oferecidos."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES 1º ANO ENSINO MÉDIO 2012

2 Organização do PAS-UEM Prova organizada em 3 etapas, uma em cada ano do EM); 20% das vagas dos cursos oferecidos da UEM são destinados aos aprovados no PAS; A classificação final do PAS só é disponibilizada após a realização da 3ª etapa; A participação no PAS pode ser interrompida por um ano, porém deve isso deve ser informado para que o candidato não seja excluído do processo.

3 1ª ETAPA (1º ano EM) 25 questões Prova de conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química, Artes, Filosofia e Sociologia) : 25 questões 10 questões Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa: 10 questões 2 a 4 textos Redação: produção de 2 a 4 textos 5 questões Língua estrangeira: 5 questões

4 Sistema de respostas A prova é composta por questões de ALTERNATIVAS MÚLTIPLAS; Ou seja, para cada exercício, pode haver mais de uma resposta correta ou nenhuma resposta correta; Para assinalar no gabarito a resposta correta, deve-se indicar a soma das respostas que considerar correta.

5 Exemplo de questão de ALTERNATIVAS MÚLTIMPLAS 18 Alternativas corretas: 02 e 16 Soma delas é a resposta dessa alternativa: 18

6 Outro exemplo de questão de ALTERNATIVAS MÚLTIMPLAS 21 Alternativas corretas: 01, 04 e 16 Soma delas é a resposta dessa alternativa: 21

7 Somatória dos pontos Para cada questão respondida corretamente, é atribuído o valor de 6 pontos; As questões de alternativas múltiplas, desde que a opção assinalada pelo candidato contenha pelo menos uma proposição verdadeira da questão e nenhuma proposição falsa, tem a valoração atribuída segundo a tabela a seguir: Número de proposições verdadeiras da questão Número de pontos por proposição verdadeira ,0 3,0 2,0 1,5 1,2

8 Objetivos e organização da prova de REDAÇÃO Prova visa a avaliar a capacidade discursiva do aluno de se adequar aos diferentes gêneros textuais; Dos gêneros textuais indicados (5), são selecionados 2 para que os alunos façam no dia do PAS-UEM; Pontuação da redação: 0 a 120 Gêneros textuais para prova de redação 1º ano: RELATO; RESUMO; NOTÍCIA; CARTA PESSOAL; Resposta de questão interpretativa-argumentativa

9 ESTRUTURA BÁSICA DO RELATO -É caracterizado pela escrita de experiências vividas num passado recente (ontem, semana passada) ou num passado mais remoto (ano passado, há 5 anos); -Por ser escrita de um evento passado, sempre os verbos devem estar no PASSADO; -No relato, se prioriza as ações, o que ocorreu de fato, enquanto que uma Narração prioriza também o sentimentos; -Embora com algumas diferenças da Narração, a estrutura é bastante similar: espaço, tempo e pessoas envolvidos; -Pelo relato ser um gênero textual de cunho pessoal, normalmente é escrito em 1ª. Pessoa.

10 MODELO DE RELATO A última aventura Esse aqui é mais um relato de nossa expedição, só que agora da travessia do Complexo Lagamar, localizado na divisa do litoral do SP/PR. Estavam na trip, eu, a Marcia e o Willinha. Começamos no dia 01 de Maio por Paranaguá e terminamos na Praia do Cardoso, na Vila de Marujá no dia 04. O total dessa caminhada chegou a pouco mais de 40 km. Durante essa caminhada pegamos chuva intensa com frio e ventos e nos dois últimos dias um sol muito forte.

11 ESTRUTURA BÁSICA DO RESUMO Resumo é a apresentação abreviada do conteúdo de um outro texto; No resumo, não se apresenta opinião, não se complementa o texto resumido; não se apresenta exemplos extras, etc. Apenas apresenta-se, de modo mais sintético, a ideia do texto resumido; Para produzir um resumo, deve-se apreender a ideia centrar do texto. Do que o texto trata? Como trata desse assunto?

12 ESTRUTURA BÁSICA DO RESUMO O primeiro passo na produção de um resumo é fazer uma leitura atenta do texto e grifar, em cada parágrafo, as palavras (palavras-chave) que sintetizam a ideia discutida A partir disso, deve-se elaborar um novo texto, que contenha essas ideias. No resumo, não basta copiar os trechos grifados ou palavras-chave. É preciso reestruturar o texto. O resumo não pode ter extensão igual ou semelhante ao do texto resumido. Ele deve ter, no máximo 15 % da extensão do texto resumido. Ex. para 10 linhas, resume-se em 1 ou no máximo 2 O resumo precisa seguir a lógica de produção de texto. Começo; meio e fim, de modo que as frases se articulem entre si. Resumo não é parágrafos soltos, que não se articulam. Também o resumo não é TÓPICOS com palavras-chaves dos parágrafos.

13 MODELO DE RESUMO TEXTO A SER RESUMIDO

14 MODELO DE RESUMO Para que possamos compreender o modo de organização do trabalho na sociedade greco-romana é preciso ressaltar que o que eles entendiam como trabalho é muito diferente do que entendemos hoje. Para os gregos, o trabalho organizava-se em torno de três modalidades: o labor; a poiesis ; e a práxis. Labor é a modalidade de trabalho caracterizada pelo esforço físico, como o trabalho na terra. Essa era uma forma de trabalho submissa e passiva, no ritmo da natureza. A poiesis é o trabalho caracterizado pela criação, pela produção, a qual pode ser mais duradoura que a própria existência de seu produtor. Essa modalidade de trabalho pode ser exemplificada pelo trabalho do artesãos. Por fim, a práxis é a forma de trabalho centrada no uso da palavras. A práxis é o espaço da política e do debates sobre a vida pública. Diferentemente das demais formas de trabalho, a práxis não resulta em um produto material, mas em busca de soluções para melhoria da vida coletiva.

15 ESTRUTURA BÁSICA DA NOTÍCIA A notícia pertente aos gêneros textuais INFORMATIVOS; A notícia pertente aos gêneros textuais INFORMATIVOS; Apresenta informações sobre algo da realidade de forma SINTÉTICA e OBJETIVA; Apresenta informações sobre algo da realidade de forma SINTÉTICA e OBJETIVA; Normalmente redigida em 3ª. Pessoa; Normalmente redigida em 3ª. Pessoa; Evita-se opinião pessoal e marcas textuais que indicam subjetividade; Evita-se opinião pessoal e marcas textuais que indicam subjetividade; Objetivo da notícia é informar os leitores sobre algo ocorrido o que ocorrerá ainda; Objetivo da notícia é informar os leitores sobre algo ocorrido o que ocorrerá ainda; Uma boa notícia apresenta as seguintes informações de modo resumido: O que ocorreu? Onde? Como? Quando? Com quem? Por que? Para quem?; Uma boa notícia apresenta as seguintes informações de modo resumido: O que ocorreu? Onde? Como? Quando? Com quem? Por que? Para quem?;

16 ESTRUTURA BÁSICA DA NOTÍCIA Organiza-se a notícia da seguinte forma: -1º parágrafo (lide) resume-se o que aconteceu. É a parte mais importante da notícia e o seu objetivo é, não só captar a atenção do leitor, mas ainda fornecer-lhe as informações fundamentais. Neste parágrafo deverá ser dada resposta às seguintes perguntas essenciais: quem?, o quê?, onde?, quando?; - Corpo da notícia: desenvolvimento da notícia, onde se faz a descrição pormenorizada do que aconteceu; Não esquecer de elaborar um TÍTULO para a notícia. Esse título deve sintetizar a notícia de modo a chamar a atenção do leitor; A linguagem deve ser: simples, concisa e acessível. Deve-se utilizar vocabulário corrente e frases curdas. Evitar adjetivos e expressões valorativas.

17 MODELO DE NOTÍCIA Genoino é condenado a quase 7 anos de prisão por quadrilha e corrupção ativa O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou hoje, 12/11/2012, a pena do ex-presidente do PT José Genoino em 6 anos e 11 meses de prisão: 2 anos e 3 meses pelo crime de formação de quadrilha e 4 anos e 8 meses por corrupção ativa no episódio de compra de votos de parlamentares. A pena ainda é provisória, mas, se a somatória for mantida, Genoino deve cumprir a pena em regime semi-aberto. A dosimetria definitiva e o regime de cumprimento serão decididos no final do julgamento. José Genoino era presidente do PT à época do escândalo de desvio de dinheiro público para compra de apoio político ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso. O ex-ministro José Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa no julgamento do mensalão, na sessão desta segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF). Barbosa condenou José Dirceu a 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha, voto que foi acompanhado por todos os ministros que condenaram o réu. No crime de corrupção ativa no episódio de compra de voto de parlamentares, o relator fixou a pena de 7 anos e 11 meses mais 260 dias multa.

18 ESTRUTURA BÁSICA DA CARTA PESSOAL - Local e data: por extenso. Normalmente se usa a data no lado direito da folha. Ex. Tupã, 31 de outubro de Vocativo: é a escrita do nome ou pronome de tratamento para quem a carta se dirige. Use um pronome de tratamento adequado à pessoa a quem se destina a carta. Quanto menos intimidade, mais formalidade, por isso, observe a quem se destina a carta. Se a um juiz: meritíssimo. Ao presidente: Excelentíssimo. A uma autoridade; Ilustríssimo, se é parente: querido(a), etc… Se souber o nome, coloque-o após o pronome de tratamento. Se não souber, pode ser o cargo que ocupa. Ex. Prezados alunos; Querida Joana; Ilustríssimo Prefeito do Município de Tupã - Texto: quanto mais íntima a pessoa, mais informal será seu diálogo e vice e versa. Pela carta ser PESSOAL, o verbos devem estar em 1ª. pessoa - Saudação ou despedida: é a escrita de termos que indicam um fechamento da carta. Ex. Atenciosamente; até Breve; Grato; Cordialmente, etc. É o encerramento da carta - Assinatura: é a indicação do remetente (quem escreve e envia a carta). Ex. Lucas Marinho No PAS, NÃO UTILIZAR A ASSINATURA. USE-A SOMENTE SE FOR INDICADO NA PRÓPRIA PROVA

19 MODELO DE CARTA PESSOAL PROPOSIÇÃO DA REDAÇÃO 1 Com base no texto Aquiles e a verruga, imagine a seguinte situação: você terminou um relacionamento amoroso por uma causa banal, a exemplo da história apresentada no texto de apoio. Escreva uma CARTA PESSOAL, com no máximo 20 linhas, em que você relembre os bons momentos ao lado da pessoa amada e apresente argumentos tentando reatar o namoro. Nessa carta pessoal, seu destinatário deverá chamar-se José ou Josefa e você, o remetente, deverá assinar como Maria ou Mário

20 MODELO DE CARTA PESSOAL São Paulo, 30 de abril de 2012 Josefa, Ainda hoje, estou pensando (e sofrendo) sobre como tudo acabou entre nós. Por mais que eu já tenha tentado explicar que a decisão de contar meu cabelo tenha sido por razões de higiene, acho que não foi o suficiente. Sei que você gostava muito dos meus cabelos e foi por causa deles que iniciamos nosso namoro, mas ao longo do tempo pensei que tínhamos construído um amor para além das aparências físicas. Nesses quase dois anos em que ficamos juntos, pude conhecer a essência que habita você. Pudemos nos conhecer melhor, descobrir os defeitos uns dos outros, as manias e as chatices. Mas também chegamos a conclusão de que mesmo com tudo isso, o amor e a alegria que um traz para o outro era muito mais compensador do que qualquer outro coisa. Lembra-se de nossas viagens? Do modo como cuidamos um do outro? Isso não pode ter sido jogado no lixo tão rapidamente, como foram jogados os meus cabelos. Sei de sua chateação, principalmente por achar que eu deveria ter te consultado sobre a decisão de cortar meus cabelos, mas isso é uma questão que pode ser resolvida ao longo do tempo. Os cabelos crescem novamente e por você estou disposto a voltar como era antes. Mas e nosso amor? Será que se cortado agora poderá voltar a ser como era antes? Sei que te amo e não pouparei esforços para te reconquistar, mas não depende apenas de mim. Atenda as minhas ligações, vamos conversar e tentar voltar a nossa felicidade. Com beijos e saudades, Mário

21 DICAS IMPORTANTES Cuidado com ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO. Lembre-se é uma prova de língua portuguesa; Respeite as margens da página e não se esqueça dos parágrafos; Capriche na letra e nas pontuações e acentuações. Não deixe o corretor com dúvidas sobre isso; Evite rasuras. Não use corretivo; Faça os textos em um rascunho antes, antes passar a limpo leia e releia; Atente-se para as instruções contidas na prova de redação. Respeite o número máximo e mínimo de linhas indicados e outras orientações que possam haver.

22 TEXTOS JÁ SOLICITADOS NO PAS Carta pessoal e Resumo (PAS-UEM 2011) Relato e carta pessoal (PAS-UEM 2010) Resposta interpretativa-argumentativa e Bilhete (PAS-UEM 2009)


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES 1º ANO ENSINO MÉDIO 2012. Organização do PAS-UEM Prova organizada em 3 etapas, uma em cada ano do EM); 20% das vagas dos cursos oferecidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google