A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atos de fala.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atos de fala."— Transcrição da apresentação:

1 Atos de fala

2 Atos de fala No Gênesis, vê-se que a linguagem é um atributo da divindade, pois o criador dela se vale quando realiza sua obra. Deus cria o mundo falando. No início, não havia nada. Depois, há o caos:

3 No princípio, criou Deus o céu e a terra
No princípio, criou Deus o céu e a terra. A terra, contudo, estava vazia e vaga e as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas (1,1,2). A passagem do caos à ordem (=cosmo) faz-se por meio de um ato de linguagem. É esta que dá sentido ao mundo. O poder criador da divindade é exercido pela linguagem, que tem, no mito, um poder ilocucional, já que nela e por ela se ordena o mundo:

4 Deus disse: “Faça-se a luz”. E a luz foi feita
Deus disse: “Faça-se a luz”. E a luz foi feita. E viu Deus que a luz era boa: e separou a luz e as trevas. Deus chamou à luz dia e às trevas, noite; fez-se uma tarde e uma manhã, primeiro dia (1.3,5). Ao mesmo tempo que faz as coisas, Deus denomina-as. No universo mítico, dar nome é criar. Até o quinto dia, o senhor vai criando lingüisticamente o mundo.

5 A expulsão do paraíso foi a colocação do homem na História
A expulsão do paraíso foi a colocação do homem na História. No âmbito da linguagem, o que pertence à ordem da História é o discurso. Colocar o homem na História é enunciá-lo. Pensamento de Austin.

6 Teoria dos atos de fala Essa teoria dos Atos de Fala surgiu no interior da Filosofia da Linguagem, no início dos anos sessenta, tendo sido, posteriormente apropriada pela Pragmática. Filósofos da Escola Analítica de Oxford, tendo como pioneiro o inglês John Langshaw Austin ( ), seguido por John Searle e outros, entendiam a linguagem como uma forma de ação ("todo dizer é um fazer"). Passaram, então, a refletir sobre os diversos tipos de ações humanas que se realizam através da linguagem: os "atos de fala", (em inglês, "Speech acts").

7 Austin: dizer é transmitir informações, mas é também (e sobretudo) uma forma de agir sobre o interlocutor e sobre o mundo circundante.

8 Até então, os linguistas e os filósofos, de modo geral, pensavam que as afirmações serviam apenas para descrever um estado de coisas, e, portanto, eram verdadeiras ou falsas. Austin põe em xeque essa visão descritiva da língua, mostrando que certas afirmações não servem para descrever nada, mas sim para realizar ações.

9 Inicialmente, Austin (1962) distinguiu dois tipos de enunciados: os constativos e os performa1ivos:
• enunciados constativos são aqueles que descrevem ou relatam um estado de coisas, e que, por isso, se submetem ao critério de verificabilidade, isto é, podem ser rotulados de verdadeiros ou falsos. Na prática, são os enunciados comumente denominados de afirmações, descrições ou relatos, como Eu jogo futebol ; A Terra gira em torno do sol; A mosca caiu na sopa, etc.;

10 • enunciados performativos são enunciados que não descrevem, não relatam, nem constatam absolutamente nada, e, portanto, não se submetem ao critério de verificabilidade (não são falsos nem verdadeiros). Mais precisamente, são enunciados que, quando proferidos na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, na forma afirmativa e na voz ativa, realizam uma ação (daí o termo performativo: o verbo inglês to perform significa realizar).

11 Eis alguns exemplos: Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; Eu te condeno a dez meses de trabalho comunitário; Declaro aberta a sessão; Ordeno que você saia; Eu te perdôo. Tais enunciados, no exato momento em que são proferidos, realizam a ação denotada pelo verbo; não servem para descrever nada, mas sim para executar atos (ato de batizar, condenar, perdoar, abrir uma sessão, etc.).

12 Nesse sentido, dizer algo é fazer algo
Nesse sentido, dizer algo é fazer algo. Com efeito, dizer, por exemplo, Declaro aberta a sessão não é informar sobre a abertura da sessão, é abrir a sessão. São os enunciados performativos que constituem o maior foco de interesse de Austin.

13

14 Quando fazemos uso de um determinado enunciado estamos sempre realizando algum tipo de ação – informar, perguntar,mostrar perplexidade, prometer, autorizar...

15 Em toda enunciação real e sempre possível distinguir
Um conteúdo proposicional Uma ação feita sobre esse conteúdo

16 Propriedade Particular
Na cerca de arame farpado Indica...

17 Um conteúdo – o terreno tem dono
Uma ação de advertência – não entre

18 Há ações que se realizam pelo simples fato de pronunciarmos certas palavras de uma certa maneira, em determinadas circunstancias. Eu vos declaro marido e mulher. O que muda com esse ato de fala

19 Que formulas são habitualmente utilizadas para:
Fechar um negocio Concluir uma ligação telefônica Mostrar ao interlocutor que estamos de acordo com o que ele disse Convidar alguém para jantar

20 Pedir alguém em namoro Nomear um funcionário para um determinado cargo Espantar um animal... Pedir um lanche, na lanchonete Pedir esmola


Carregar ppt "Atos de fala."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google