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Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos

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Apresentação em tema: "Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Outras ferramentas de gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park Tel:

2 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos
Sumário ???? Módulo III: Ferramentas de Gestão Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão Sistemas de Gestão de Problemas Sistemas de Gestão de Documentação Sistemas de Gestão de Organizações Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

3 Outros sistemas de gestão
Plataformas de Gestão Outros sistemas de gestão Ainda não está comentado Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

4 Sistema de Gestão de Documentação
Business Inteligence !!! 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

5 Sistema de Gestão de Documentação
Conceitos fundamentais Objectivo: Suportar a administração, armazenamento e visualização de informação que descreve a infraestrutura de um Sistema Distribuído, com significado a longo prazo. Informação sobre… Sistemas e componentes Sistemas de cablagem e ligações Inventário Procedimentos Estrutura da organização Aspectos geográficos Directórios Aspectos relacionados com a Gestão de Serviço Requisitos: Disponibilidade permanente da informação actualizada Flexibilidade nas transferências de Informação de Gestão. Consistência de dados Independência do Modelo de Dados. Características: Armazenamento em diferentes formas, distribuído e redundante. Acesso por interfaces normalizadas. Actualização automática Gestão de Workflows Bases de Dados, Sistemas de CAD 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

6 Sistema de Gestão de Documentação
Exemplo Segmento de Interface Porto Lógico 1:M ID Segmento Interface ID Componente ID Segmento Porto físico …. ID Porto Lógico Nome Dispositivo Nome Porto Físico Protocolo Endereço Porto Físico n:m Nome Porto Físico Nome Interno Porto ... ID Componente ID Linha 1:1 Componentes 1:n Nome Dispositivo Localização 1ª Pessoa Contacto 2ª Pessoa Contacto ID Instituto Referência Workflow Responsável Comentário Estado dispositivo Nível abstracção Tabela de Salas n:1 ID Sala Area localização Sala Nº Telefone/Fax Tabela de Area n:1 Nome Area ID Edifício Morada Contacto 1:k 1:m 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. 1:n Tabela de Institutos Tabela de Pessoas ID Instituto Nome Instituto Responsável Pessoa Contacto ID Pessoa Nome Lista Telefones 1:1 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

7 Sistema de Gestão de Documentação
Introdução dos Sistemas de Gestão de Documentação Condições organizacionais Definição de responsáveis Definição de procedimentos de introdução e de alteração de informação. Definição de documentação obrigatória sobre alterações de configuração Incorporação da documentação na Gestão do WorkFlow Integração com Bases de Dados Utilização de BD já existente  alteração para o Sistema de Documentação. Consistência na sobreposição das BDs  gestão de dados replicados Produtos com soluções para transferência automática de dados com outros sistemas. 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

8 Sistema de Gestão de Documentação
Conclusões Gestão Integrada  Uma só ferramenta ou ferramentas que pareçam uma só Satisfação dos requisitos dos diferentes Operadores Meios de Integração  Gestão de Organizações Gestão de Problemas / Gestão Documentação Gestão de Aplicações Modelo de Gestão de Aplicações Aberto: ex: Tivoli Interfaces normalizadas: ex: Enterprise JavaBeans Arquitecturas Gateways entre Arquitecturas de Gestão Modelo de Informação Integrado: ex: CIM Gestão de Problemas Integração de Alarmes, Eventos e Reclamações de Clientes 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Eventos Diversidade de conteúdos e formato Gestão de Documentação Integração no Modelo de Dados Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

9 Classificação das Ferramentas de Gestão
Sistemas de Gestão de Organizações Negócio Serviço Rede Rede Elementos de rede Ainda não está comentado. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

10 Sistemas de Gestão de Organizações
Plataforma Sistema de Gestão de Organizações 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

11 Sistema de Gestão das Organizações
Requisitos Gestão das Aplicações Integração entre a Gestão de Inventário e Distribuição de SW Funções de auto-descoberta das propriedades dos Clientes. Distribuição de SW Preparação de pacotes Distribuição hierárquica Garantir a sincronização da Distribuição e Instalação em todos os Sistemas Alvo.. Interfaces para: Monitorizar a disponibilidade dos Sistemas Alvo. Pacotes de Distribuição de SW. Preparação da Aplicação Verificação/ Config. do Equip. Desinstalação Ciclo de Vida das Aplicações Distribuição Monitorização 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Instalação Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

12 Sistema de Gestão das Organizações
Integração de Arquitecturas e escabilidade Objectivo: Uma só Plataforma de Gestão para gerir toda a infra-estrutura de Tecnologias de Informação da Organização. Requisito: Escabilidade  Plataforma distribuída Características: Suporte de vários Protocolos de Gestão Integração de Gateways nos produtos de Gestão Administração da Plataforma integrada na Plataforma Especificação de Domínios e Critérios de Policiamento Suporte de diversos Gestores de Bases de Dados 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

13 Sistema de Gestão das Organizações
Gestão de Eventos Diversidade de Notificações Diversidade de Arquitecturas de Gestão Inexistência de uma classificação generalizada das Notificações Uso de ferramentas diferenciadas no processamento de Notificações de diferentes tipos Dificuldade em atribuir prioridades aos serviços afectados Elevado número de Notificações geradas por um só Evento Integração de Notifcações de origens diversificada Filtragem de Notificações Atribuição de prioridades às Notificações Mecanismos para agrupar, correlacionar e efectuar o envio automático de Notificações 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

14 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos
Business Inteligence Competitividade Fidelização de Clientes ??? Business Inteligence !!! 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

15 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos
Business Inteligence Motivação Liberalização do mercado das telecomunicações faz com os Clientes possam escolher: Operador de longa distância, comunicações móveis ou acesso à Internet Cliente é o foco das actividades dos operadores/fornecedores de telecos. Tendências actuais do mercado Consolidação da indústria Tendência de entrada em novos mercados e oferta de novos serviços Fusões e aquisições Convergência Integração de múltiplos serviços (voz, áudio, vídeo, imagem e dados) permite aos operadores oferecerem pacotes de produtos. Business Inteligence Retenção de clientes, campanhas de Marketing dirigidas para segmentos de mercado, Costumer Relationship Management (CRM) 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

16 Estratégias de “sobrevivência”
Business Inteligence Estratégias de “sobrevivência” Estratégia de Produto Divulgação de produtos massificada Campanhas de descontos Consequências: O Cliente procura o melhor preço A “lealdade” do Cliente baixa !!! “Prémios” de fidelização de clientes sob a forma de descontos Redução drástica das margens de lucro Estratégia de Cliente Diferenciação dos Clientes face aos produtos e serviços Atenção do Cliente depende do seu grau de fidelidade Desafios: Entender as necessidades e o perfil de cada Cliente Usar este entendimento para identificar, desenvolver e fornecer produtos e serviços relevantes. 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

17 Business Inteligence O modelo… Costumer acquisition Costumer care
Fraud detection Strategic Decision Suport Segmentation & Scoring Event Management Campain Assignment & Management Contact Management Costumer Information Management 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Business Inteligence Business Management Dataware house Operational Data Store Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

18 Strategic Decision support
Business Inteligence Strategic Decision support Clientes têm à sua disposição ferramentas que permitem avaliar o desempenho dos fornecedores de serviço. Relatórios que permitem medir e avaliar tendências, segundo determinadas métricas. Relatórios simples Taxas de instalações e desactivações Vendas/hora através do call center Tempo médio de chamada (call center) Volume de pico na rede Facturas não cobradas Satisfação do cliente Relatórios complexos (descoberta de problemas e de oportunidades) Estudos de mercado Avaliação da competividade Estratégias de tarifação Volume e distribuição de clientes versus lucro Modelos estatísticos que prevêm as necessidades dos clientes e os seus comportamentos Compra de novos produtos Responder através de determinados canais de contacto (telefone, , telemarketing) Não pagar a factura !!! 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

19 Segmentation & Scoring
Business Inteligence Segmentation & Scoring Aplicação de modelos estatísticos a cada cliente Score (1 a 100) indica como é que o cliente se insere no modelo Segmentação permite agrupar clientes com perfis semelhantes Exemplos: clientes residenciais versus clientes empresariais PMEs versus Grandes Empresas 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

20 Campaign assignement & management
Business Inteligence Campaign assignement & management Nesta fase já se sabe: Que produto vender ? A quem vender ? Como vender ? O que fazer Lista de clientes a contactar Canal de contacto a ser utilizado para cada cliente Produto, programa e serviço a ser oferecido Incentivo a ser usado na venda Relação com outras campanhas Prioridade em relação a outras campanhas 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

21 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos
Resumo Sistemas de Gestão de Documentação Sistemas de Gestão de Organizações Business Inteligence Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV


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