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UNIVERSIDAD DEL SALVADOR MAESTRÍA EM EDUCACÍON Alumnos: Katiuscia Santos y Paulo Santos Profesor : Pablo de Marinis Ciências sociais, violência epistêmica.

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1 UNIVERSIDAD DEL SALVADOR MAESTRÍA EM EDUCACÍON Alumnos: Katiuscia Santos y Paulo Santos Profesor : Pablo de Marinis Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da invenção do outro S ANTIAGO C ASTRO -G ÓMEZ

2 NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, A FILOSOFIA PÓS-MODERNA E OS ESTUDOS CULTURAIS CONSTITUÍRAM-SE EM IMPORTANTES CORRENTES TEÓRICAS QUE, DENTRO E FORA DOS RECINTOS ACADÊMICOS, IMPULSIONARAM UMA FORTE CRÍTICA ÀS PATOLOGIAS DA OCIDENTALIZAÇÃO.

3 Apesar das diferenças, as duas correntes coincidem em apontar que tais patologias se devem ao caráter dualista e excludente que assumem as relações modernas de poder. A modernidade em nome da razão e do humanismo, exclui de seu imaginário a multiplicidade, a ambigüidade e a contingência das formas de vida concretas.

4 O FIM DA MODERNIDADE É a crise de uma configuração histórica do poder no sistema –mundo capitalista em tempos de globalização, novas configurações de poder. Que se apóia na produção diferenças

5 Sua estratégia Interrogar o signicado de projeto de modernidade de haberman. buscando mostrar a gênese dos fenômenos sociais estreitamente relacionados: a formação dos estados nacionais a consolidação do colonialismo. Enfase ao papel do conhecimetos cientificos da ciencias socias. O fim da modernidade como uma nova configuração das relações mundiais de poder produção das diferenças Reflexão sobre o papel da teoria crítica da sociaedade na globalização.

6 1- O projeto da governamentabilidade O que queremos dizer quando falamos do projeto da modernidade? Referese à tentativa fáustica de submeter a vida inteira ao controle absoluto do homem sob a direção segura do conhecimento. conceitualmente, elevar o homem ao nível de princípio ordenador de todas as coisas. Já não é a vontade de Deus. O homem caminha com a idéia do domínio sobre a natureza através da ciência e da técnica.

7 FALAMOS DA MODERNIDADE COMO PROJETO, ESTAMOS REFERINDO - NOS TAMBÉM, E PRINCIPALMENTE, À EXISTÊNCIA DE UMA INSTÂNCIA CENTRAL A PARTIR DA QUAL SÃO DISPENSADOS E COORDENADOS OS MECANISMOS DE CONTROLE SOBRE O MUNDO NATURAL E SOCIAL. E SSA INSTÂNCIA CENTRAL É O E STADO, QUE GARANTE ORGANIZAÇÃO RACIONAL DA VIDA HUMANA

8 E STADO É ENTENDIDO Cria metas coletivas, validas para todos. Criterios racionais para canalizar os desejos humanos, interesses e emoções dos cidadão em metas. Adquire e utiliza monópolio da violência.

9 Para Immanuel Wallerstein As ciências sociais é peça fundamental para a organização e controle da vida humana. Conhecer como funcionava a realidade social, não sendo criadas apenas um sistema abstrato regras ciências, mas consequências na legitação das políticas reguladoras do estado.

10 A matriz prática que dará origem ao surgimento das ciências sociais é a necessidade de ajustar a vida dos homens ao sistema de produção. Todas as políticas e as instituições estatais (a escola, as constituições, o direito, os hospitais, as prisões, etc.) serão definidas pelo imperativo jurídico da modernização, ou seja, pela necessidade de disciplinar as paixões e orientá-las ao benefício da coletividade através do trabalho. As ciências sociais ensinam quais são as leis que governam a economia, a sociedade, a política e a história. O Estado, por sua vez, define suas políticas governamentais a partir desta normatividade cientificamente legitimada.

11 As ciências sociais ensinam quais são as leis que governam a economia, a sociedade, a política e a história. O Estado, por sua vez, define suas políticas governamentais a partir desta normatividade cientificamente legitimada.

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13 A invenção do outro Três praticas disciplinares que forjaram o cidadão latino-americano. As constituições; Os manuais de urbanidade ; As gramáticas do idioma.

14 As tecnologias de subjetivação possuem um denominador comum sua legitimidade repousam na escrita A palavra escrita constrói leis e identidades nacionais; Programas modernizadores; Organiza a compreensão do mundo; Assim o projeto fundamental da nação se implementa através de instituições legitimadas pela letra ( escolas, hospitais oficinas e prisões) que regulam a conduta dos atores sociais.

15 A formação do cidadão invenção da cidadania. A função jurídico-política das constituições é, criar um campo de identidades homogêneas que tornem viável o projeto moderno da governamentabilidade;

16 Constituição Venezuelana de 1839 só podem ser cidadãos os homens casados, maiores de 25 anos, que saibam ler e escrever, que sejam proprietários de bens de raiz e que tenham uma profissão que gere rendas anuais não inferiores a 400 pesos (González Stephan, 1996: 31). A constituição define formalmente o tipo desejável e a pedagogia trata de materializá- lo.

17 A urbanidade transforma-se na nova Bíblia Indica como deverá ser o comportamento do cidadão (que sabe como falar, comer com talheres, assoar o nariz...) separando o fraque da ralé, a limpeza da sujeira, a capital das províncias, a república da colônia, a civilização da barbárie.

18 Criar a identidade do cidadão moderno na América Latina implicava gerar uma contraluz a partir da qual essa identidade pudesse ser medida e afirmada como tal. Desta forma os mecanismos disciplinares buscavam criar o perfil do homo economicus na América Latina

19 2-Colonialidade do poder Surgimanto dos Estados nacionais da Europa; Consolidação do colonialismo europeu no alem-mar; Racionalização: ação das qualidades inerentes ás sociedades ocidentais ( a passagem da tradição à modernidade) o colonialismo significou o começo do tortuoso caminho em direção ao desenvolvimnto e a modernidade.

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21 Teorias pos-coloniais É incompleta e ideológica qualquer narrativa que não leve em conta o impacto da experiência colonial na formação das relações modernas de poder; Já que, como afirmou Foucault, a partiir do colonialismo gerou o poder disciplinar que caracteriza a sociedade e as instituições modernas. O Estado moderno deve ser visto como uma função no interior do sistema internacional de poder. (Mignolo, Dussel e Wallertein)

22 Qual o dispositivo de poder que gera o sistema mundo moderno/colonial? Para Quijano, a espoliação colonial é legitimada por um imaginário que estabelece diferenças incomensuráveis entre colonizador e colonizado. Colonizador Colonizado o outro da razão. Civilizado Racional bom Bárbaro Irracianal Mau

23 A modernidade Exercida para dentro pelos Estados Guvernamentabilidade exercida para fora pelas potencias hegemonias Tentativa de criar identidades hegemônicas por meio de políticas de subjetivação tentativa de assegurar o fluxo de matérias prismada periferia em relação ao centro Projeto de medida em que seus dispositivos disciplinares se vinculam a uma dupla guvernamentabilidade jurídica.

24 A vivencias sociais não efetuam rupturas epistemológica; Os teóricos sociais opinam: a espécie humana sai pouco a pouco da ignorância e vai atravessando diferentes estágios de aperfeiçoamento até obter a maioridade a que chegaram as sociedades modernas européias.

25 3- Do poder disciplinar ao poder libidinoso

26 Modernidade série de práticas orientadas ao controle racional da vida humana, entre as quais figuram a institucionalização das ciências sociais, a organização capitalista da economia, a expansão colonial da Europa e, acima de tudo, a configuração jurídico- territorial dos estados nacionais. é um projeto porque esse controle racional sobre a vida humana é exercido para dentro e para fora partindo de uma instância central, que é o Estado-nação.

27 O projeto modernidade chega ao fim deixa de ser operativa como projeto na medida em que o social começa a ser configurado por instâncias que escapam ao controle do Estado nacional. Ou seja quando o Estado nacional perde a capacidade de organizar a vida social e material das pessoas.

28 Globalização O que hoje se chama globalização é um fenômeno sui generis, pois produz uma mudança qualitativa dos dispositivos mundiais de poder.

29 Modernidade X Globalização desancora as relações sociais de seus contextos tradicionais e as reancora em âmbitos pós- tradicionais de ação coordenados pelo Estado. desancora as relações sociais de seus contextos nacionais e os reancora em âmbitos pós- modernos de ação que já não são coordenados por nenhuma instância em particular.

30 Globalização não é um projeto porque a governamentabilidade não necessita já de um ponto arquimediano, ou seja, de uma instância central que regule os mecanismos de controle social

31 A tarefa de uma teoria crítica da sociedade tornar visíveis os novos mecanismos de produção das diferenças em tempos de globalização. Para o caso latino-americano, o desafio maior reside numa descolonização das ciências sociais e da filosofia. E ainda que este não seja um programa novo entre nós, do que se trata agora é de livar-nos de toda uma série de categorias binárias com as quais trabalharam no passado: as teorias da dependência e as filosofias da libertação.


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