A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Esp. Valdeci Ançanello Informática 1º / Administração 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Esp. Valdeci Ançanello Informática 1º / Administração 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Informática 1º / Administração 2014

2 Prof. Esp. Valdeci Ançanello O que é Informática? Podemos dizer que deriva de duas palavras: INFORmação + autoMÁTICA, ou seja, é a automação da informação.

3 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Podemos ainda definir como: conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas

4 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Informação X Dados O que é dados? Fatos, números, letras ou símbolos que se transformam quando processados, podemos dizer que é um fragmento da informação.

5 Prof. Esp. Valdeci Ançanello O que é Informação? Podemos definir como um conjunto ordenado de dados.

6 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Componentes de um Sistema de Informação Hardware Software Usuário

7 Prof. Esp. Valdeci Ançanello HARDWARE Componentes físicos de um computador, incluindo o processador, memória,placa mãe, dispositivos de armazenamento, entrada e saída de dados(periféricos)

8 Prof. Esp. Valdeci Ançanello LEGENDA: 01- Monitor 02- Placa-Mãe 03- Processador 04- Memória RAM 05- Placas de Rede, Som, Vídeo, Fax Fonte de Energia 07- Leitor de CDs e/ou DVDs 08- Disco Rígido (HD) 09- Mouse 10- Teclado

9 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Definição de computador Denomina-se computador o conjunto de artifícios eletrônicos capazes de efetuar qualquer espécie de tratamento automático de informações ou processamento de dados

10 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Um computador necessita de hardware e software para poder funcionar. O Hardware é o equipamento físico usado para processar a informação, ele abrange todos os componentes dentro do gabinete, inclui dispositivos periféricos interligados ao computador

11 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Dispositivos de entrada, saída e comunicações transferem dados entre o computador e seus usuários ou outros computadores; Dispositivos de armazenamento preservam os dados para posterior processamento.

12 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Hardware de Entrada de Dados Dispositivos físicos que permitem ao usuário inserir dados para processamento, os dados podem ser inseridos de diversas formas, dependendo do meio utilizado.

13 Prof. Esp. Valdeci Ançanello O hardware de entrada de dados consiste em dispositivos que enviam sinais a um computador. Estes dispositivos permitem às pessoas comunicarem-se com os computadores. Utilizamos hardware de entrada para 3 tipos de tarefas: controle, entrada de dados e entrada de dados passiva.

14 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Controle : Um dispositivo de entrada é utilizado para controlar as tarefas ou ações do computador. Entrada de dados ativa : Dispositivo utilizado para alimentar dados em um computador. A maioria das transações de negócios são alimentadas dessa maneira.

15 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Entrada de dados passiva :O computador obtém informação sem a participação ativa de um usuário.

16 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Hardware de Entrada de Dados Ex. Teclado

17 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Mouse

18 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Web Can

19 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Microfone

20 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Placa mãe, processador, memória são dispositivos internos de um computador; Teclados, mouses, scanner, impressoras, sensores.....São exemplos de dispositivos periféricos interligados ao computador

21 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Processadores Hardware do computador que interpreta e segue instruções para executar tarefas como efetuar cálculos ou classificar dados; o cérebro do computador, CPU (Central Processing Unit – Unidade central de Procesamento)

22 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Processadores

23 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Memória Um dos dois componentes do processamento ( juntamente com a CPU) de um computador; área de armazenamento de curto prazo embutida no hardware, local onde as instruções e dados são armazenados enquanto manipulados.

24 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Temos dois tipos de memórias principal no computador. Memória RAM Memória ROM

25 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Memória RAM (Random Access Memory) Memória volátil,ou temporária, do computador, incorporada a CPU; armazena informações enquanto elas estão sendo trabalhadas, mas só as mantém enquanto o computador está ligado.

26 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Memória ROM (Read Only Memory) Memória somente de leitura, memória não volátil, ou permanente, na CPU do computador; inclui instruções de partida do computador, que não podem ser alteradas.

27 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Memórias

28 Prof. Esp. Valdeci Ançanello

29 Meios de Armazenamento (memória externa) Componentes físicos, ou materiais, onde os dados são armazenados. Ex. Disco Rígido

30 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente também HD ou HDD ( hard disk / hard disk drive, é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a memória permanente" propriamente dita (não confundir com RAM").

31 Prof. Esp. Valdeci Ançanello É caracterizado como memória física, não- volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.

32 Prof. Esp. Valdeci Ançanello

33 Outros meios de armazenamento disponíveis: Disquetes; Cd; DVD; Pen drive...

34 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Disquetes

35 Prof. Esp. Valdeci Ançanello CD-Rom / DVD

36 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Pen-Drive /Flash USB

37 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Placa Mãe Principal placa de sistema de um computador, na qual estão localizadas a CPU e a memória; a maioria delas também tem conectores para placas que podem ser colocadas nos slots de expansão.

38 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o memória RAM, procesador, circuitos de apoio, placas controladoras,slots, barramentos e chipset.

39 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Placas Mãe

40 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Software Software ou programa de computador é uma seqüência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

41 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.

42 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Tecnicamente, Software também é o nome dado ao conjunto de produtos desenvolvidos durante o Processo de Software, o que inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais, especificações, planos de teste, etc.

43 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Um programa de computador é composto por uma seqüência de instruções, que é interpretada e executada por um processador. Em um programa correto e funcional, essa seqüência segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado.

44 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Podemos dividi-los em: Sistemas Operacionais Aplicativos

45 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Aplicativos Software Aplicativo é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. A sua natureza é, portanto, diferente de outros tipos de softwares, como sistemas operacionais

46 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Sistemas Operacionais Software que controla a execução de programas, a entrada e saída de informações(dados), a alocação de recursos e o gerenciamento de dados de um computador.

47 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Licenças de Software A maioria do software é publicado sob uma licença de software. Essa licença define e até restringe qual a forma que se pode utilizar o software definindo números de licenças, modificações entre outros aspectos

48 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Podemos encontrar diversos tipos de licença Softwares Freeware: é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties Softwares Shareware: é um programa disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito,após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa

49 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Softwares Demo : É o programa incompleto, cheio de limitações para que possamos testá-lo por tempo indeterminado. Suas funcionalidades são limitadas, permitindo somente que se conheça o software, seria uma espécie de degustação

50 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Software Trial: É um software completo em todas as suas funcionalidades, porém tem um aprazo limite para teste, após este prazo o aplicativo só funcionara se adquirirmos uma licença de uso do software

51 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Uma licença de um produto de software oferece ao usuário o direito legal de executar ou acessar um programa de software. O acordo de licenciamento rege o uso do programa licenciado de software. Um acordo de licenciamento permite que o software seja executado em um número limitado de computadores, autorizando a execução de cópias apenas para fins de backup

52 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Quem é responsabilizado quando se pratica pirataria de software em uma empresa?

53 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Todos os que estiverem envolvidos na prática ilícita são processados criminalmente, não importa seu status na empresa. Do diretor ao office-boy, todos sofrem as sanções da lei. Mesmo que o gerente de informática peça demissão após a ação, ainda assim ele continuará respondendo o processo. A vida pessoal e profissional fica comprometida, muitas vezes de modo irreversível

54 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Porque não piratear software... Risco de punições legais (prisão, pagamento de altas indenizações, comprometimento da carreira, falência do negócio, etc.) Risco de prejuízos incalculáveis, pela presença de vírus no computador e consequente perda de arquivos. Ausência total de qualquer tipo de suporte. Intranquilidade decorrente da prática ilegal.

55 Prof. Esp. Valdeci Ançanello Quais são as penalidades?


Carregar ppt "Prof. Esp. Valdeci Ançanello Informática 1º / Administração 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google