A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roubo nas Caixas Inicialmente, podemos verificar a aproximação de um cliente na caixa multibanco, o qual, aparentemente, está realizando uma simples transacção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roubo nas Caixas Inicialmente, podemos verificar a aproximação de um cliente na caixa multibanco, o qual, aparentemente, está realizando uma simples transacção."— Transcrição da apresentação:

1 Roubo nas Caixas Inicialmente, podemos verificar a aproximação de um cliente na caixa multibanco, o qual, aparentemente, está realizando uma simples transacção

2 Instalação do Dispositivo
Contudo, o que realmente está acontecendo, é a instalação de um dispositivo flexível dentro da caixa, com a finalidade de “capturar” o cartão do próximo utilizador.

3 Conduta dos Criminosos
Alterar um caixa é uma actividade arriscada. Estes indivíduos estão sempre acompanhados de um ou mais comparsas, os quais observam a aproximação de possíveis vítimas em potencial ou da polícia.

4 A Vítima (Cliente) Aqui vemos um cliente utilizando a caixa após a colocação do dispositivo. Resultado: a caixa multibanco retem o cartão e impede a transacção

5 A Captura O cliente, com o cartão capturado, fica confuso, provavelmente se interroga o porquê da retenção. Logo após, entra em cena o vigarista, que oferece ajuda.

6 A Assistência Aqui vemos o vigarista pretendendo ajudar.
Mas, o que ele está fazendo na verdade é memorizar a senha da vítima.

7 Obtendo a Senha Ele convence a vítima/cliente de que poderá recuperar o seu cartão teclando a senha. Mentira, ele aperta ambos os botões de “cancel” e “enter”.

8 Dando-se por vencido Depois de várias tentativas, o cliente convence-se que o cartão foi capturado pela caixa multibanco. Ambos, o cliente o o vigarista, deixam a cabine da caixa.

9 Apropriação do Cartão Convencido que o cliente foi embora, o vigarista regressa para sacar o cartão capturado no dispositivo. Agora ele não só tem o cartão como também a senha da vítima.

10 O Prejuízo Na posse do cartão e da senha da vítima, o vigarista saca o dinheiro da caixa multibanco.

11 O Dispositivo O material é feito de papel de radiografia (raio-X).
Por ter uma coloração escura e por se parecer com o mesmo material utilizado na caixa multibanco, muitas vezes passa despercebido pelo utilizador.

12 Como Reconhecer? O dispositivo é instalado no local onde se coloca o cartão magnético, ficando visível apenas uma pequena ponta para fora. Dessa forma, o cartão não é engolido pela máquina e prende o cartão.

13 Camuflagem do Dispositivo
A ponta, que estava visível, é presa à caixa, tornando-a imperceptível. O cliente não consegue detectar o dispositivo.

14 Funcionamento do Aparelho
São feitos cortes em ambos os lados do dispositivo para ter a certeza que o cartão ficará preso dentro da caixa multibanco.

15 Recuperando o Dispositivo
Com a saída do cliente, o vigarista desprende as pontas do dispositivo e retira o cartão da vítima.

16 Recomendações Se o cartão ficar retido, verificar a presença de algum objecto estranho que possa estar prendendo o cartão na máquina; Procure retirar o dispositivo, a fim de resgatar o cartão; Não aceite ajuda de terceiros “bem intencionados”, que normalmente agem com muita educação e calma; Nunca digite a senha em frente a outras pessoas; Comunique, imediatamente, o ocorrido ao banco.

17 Repassa esta mensagem ao maior numero de pessoas conhecidas


Carregar ppt "Roubo nas Caixas Inicialmente, podemos verificar a aproximação de um cliente na caixa multibanco, o qual, aparentemente, está realizando uma simples transacção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google