A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções básicas de Hardware

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções básicas de Hardware"— Transcrição da apresentação:

1 Noções básicas de Hardware
Prof.ª Kelly E. Medeiros

2 História Computador Pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo. Apple I Apple II – 1977 IBM PC – 1981 IBM PC XT – 1983

3 Partes do computador

4 Periféricos X Componentes
Componente é uma peça fixa do computador por exemplo a placa mãe ou HD e etc. Já Periférico é algo que se conecta e desconecta com facilidade do “gabinete” como por exemplo um pen drive, teclados, mouses e etc.

5 Armazenamento de dados
Discos e Unidades de Disco

6 Disquetes É um disco de mídia magnética removível, para armazenamento de dados, com capacidade de armazenamento de 1,44 Mb desenvolvidos na década de 60.

7 Disco rígido O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados

8 Fitas Magnéticas Fita magnética (ou banda magnética) é uma mídia de armazenamento não-volátil que consiste em uma fita plástica coberta de material magnetizável. A fita pode ser utilizada para registro de informações analógicas ou digitais, incluindo áudio, vídeo e dados de computador.

9 CD e DVD São mídias que nelas podem ser armazenados filmes, jogos, musicas, vídeos, fotos e diversos dados. Existem os CD e DVD virgens nos quais nos mesmos podemos definir o seu conteúdo através do PC e de uma gravadora.

10 Pen Drives Periférico que ligado ao computador serve com se fosse um disco rígido para armazenar praticamente qualquer coisa que é feita no PC. Devemos verificar a capacidade de armazenamento desses dispositivos antes de tentar gravar algo dentro deles.

11 Gabinete: Parte metálica que armazena a maioria dos componentes de um computador. Um gabinete de computador às vezes incorretamente é referido erroneamente como CPU, referindo-se a um componente situado dentro da caixa.

12 Periféricos

13 Teclados O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.

14 Mouses O rato (português europeu) ou mouse (português brasileiro) é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. Sua função é movimentar o cursor na tela, selecionar e clicar. 

15 Joysticks ou controladores de jogos
São periféricos de entrada que a partir de uma configuração no computador servem para manipular jogos através de controles específicos. Existem vários modelos de controladores de jogos.

16 Monitores O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são quatro: CRT , LCD, plasma e LED.

17 Monitores CRT Plasma LCD LED

18 Telas sensíveis ao toque
Uma tela sensível ao toque ou ecrã tátil, também conhecida pelo anglicismo touch screen, é um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado ou mouse.

19 Mesas digitalizadoras
É um dispositivo periférico de computador que permite a alguém desenhar imagens em uma superfície plana sobre a qual o utilizador usando um dispositivo semelhante a uma caneta, denominado "stylus“ e essa imagem é transmitida para a tela do computador. Muito utilizadas por pessoas que trabalham com softwares gráficos.

20 Microfone O microfone é um transdutor que converte o som em sinais elétricos. Microfones são usados em muitas aplicações como gravadores, aparelhos auditivos, shows e na transmissão de rádio e televisão. Além do seu uso nos meios de comunicação remota, na amplificação do som ao vivo e em gravações, microfones são utilizados em diversos tipos de aparelhos, como telefones e computadores.

21 Web Cam Periférico de entrada que funciona como uma filmadora, ela capta a imagem e transfere para o computador em tempo real. Muito utilizada em bate papos online.

22 Scanner Digitalizador ou escâner (do inglês scanner) é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora. Ele faz varreduras na imagem física gerando impulsos elétricos através de um captador de reflexos.

23 Impressoras Periféricos de saída que servem para gravar em papel quase tudo que se pode ver na tela do seu monitor. Hoje existem impressoras multifuncionais que fazer o papel de scanner, xerox e impressão.;

24 Plotter’s Um plotter ou lutther é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo mapas cartográficos, projetos de engenharia e grafismo.

25 Caixas de som Conectadas ao pc são periféricos de saída utilizadas para ouvir músicas e qualquer tipo de som emitidos pelo computador. Podem ser mais simples, ou também mais robustas como os Home theater.

26 Maquinas fotográficas digitais
As maquinas digitais é uma grande revolução para o mercado uma vez que não utilizam filmes e ainda podemos visualizar as fotos diretamente em um visor na parte traseira. As fotos podem ser facilmente transferidas para o pc através de um cabo USB.

27 Componentes

28 Placa-mãe A placa-mãe, também denominada em inglês mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico que integra todos os componentes vitais ao funcionamento do computador pessoal. É considerada o elemento mais importante de um computador pois, como ela permite que o processador se comunique com todos os periféricos instalados, todos os dados que estão sendo transferidos e processados passam por ela.

29 Fonte de energia A fonte de alimentação  é o dispositivo responsável por fornecer energia elétrica aos componentes de um computador, Tem voltagens 110 e 220, umas mais baratas e outras bem caras. Devem ser escolhidas com cuidado.

30 Microprocessador O microprocessador, popularmente chamado de processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Ele é conectado a placa mãe

31 Coller Componente utilizado para refrigerar ao processador. A maioria é composto de uma parte metálica e um ventoinha que funciona com um mini ventilador. Outro podem funcionar a base de água (Water Coller)

32 Memória RAM Memória RAM (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

33 Placa de Vídeo Placa de vídeo ou placa gráfica é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

34 Placa de Áudio Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.

35 Placa de Rede Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede. A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede.

36 Unidade de CD/DVD Dispositivo de armazenamento em disco que usa a tecnologia de disco de vídeo digital (DVD). Uma unidade de DVD lê CD-ROMs e DVDs. No entanto, você deve ter um decodificador DVD para exibir filmes DVD na tela do computador.

37 Unidade de Disquete Unidades de disquete servem para fazer a leitura do disquete e até gravar informações do próprio disquete, através dela você pode ver e apagar os arquivos do dispositivo.

38 Leitora de cartões Dispositivo que faz a leitura de diversos tipos de cartões de memoria através dos adaptadores para cartões.

39 Cabos necessários Cabo de Força: comum a geladeiras, televisores e computadores, conecta o aparelho à rede elétrica através do plugue tripolar. Cabo de Vídeo para Monitor: conecta a placa de vídeo do computador ao monitor. Neste caso, há cabos do tipo VGA (somente vídeo, analógico), HDMI (vídeo e áudio, digital) e etc. verifique qual o tipo de cabo seu computador requer.

40 Cabos necessários Cabo de Rede: utilizados para fazer a conexão física entre dois ou mais computadores e também para conectar um computador a um aparelho de modem, para acesso à internet. Cabo para Impressora: no caso de impressoras mais antigas, para ligá-las ao computador é preciso um cabo especial com um conector denominado DB25M (com 25 pinos, tipo macho). Impressoras e scanners modernos possuem cabo USB. Cabo USB: muito utilizado para conectar os mais diversos aparelhos, como máquinas fotográficas, filmadoras, celulares e até impressoras e scanners modernos, permitindo a transferência de dados para o computador. Hoje em dia, a maioria dos aparelhos lançados que possibilitam conexão com computadores utilizam a saída USB.

41 Cabos necessários Cado IDE: utilizado para enviar e receber dados, geralmente utilizados para conectar os dispositivos de CD/DVD e HD a placa mãe. Cabo sata: Também pe utilizado para enviar e receber dados, geralmente utilizados para conectar os dispositivos de CD/DVD e HD a placa mãe, porém possui uma velocidade de transmissão mais rápida.

42 Atividade 1 – Fazer um relatório completo sobre as parte do computador e falar sobre cada uma: (no mínimo 15 partes) O que é? Qual a sua função? Onde fica localizada ?


Carregar ppt "Noções básicas de Hardware"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google