A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMPANHA FAI AS REFLETIVAS 2009 de 03/08 à 28/08.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMPANHA FAI AS REFLETIVAS 2009 de 03/08 à 28/08."— Transcrição da apresentação:

1 CAMPANHA FAI AS REFLETIVAS 2009 de 03/08 à 28/08

2 O que é a CAMPANHA FAIXAS REFLETIVAS?
É uma campanha, cujo a finalidade é a colocação de faixas refletivas na nossa frota, para adequarmos nossos veículos aos requisitos de Inspeção de Segurança Veicular.

3 A CAMPANHA FAIXAS REFLETIVAS SE DIVIDE
EM DUAS PARTES? VER - AGIR VER FAZER UMA VISTORIA EM TODA FROTA PARA LEVANTARMOS ALGUMAS CONDIÇÕES DAS FAIXAS: EM EXCESSO; DANIFICADAS; FALTANDO.

4 EM EXCESSO CORRETO

5 DANIFICADAS

6 FALTANDO

7 APÓS O LEVANTAMENTO DE QUANTAS FAIXAS SERÃO NECESSÁRIAS,
AGIR APÓS O LEVANTAMENTO DE QUANTAS FAIXAS SERÃO NECESSÁRIAS, VAMOS MOBILIZAR TODOS, PARA QUE JUNTOS POSSAMOS ADEQUAR NOSSA FROTA E TOMARMOS CONSCIÊNCIA DESSE IMPORTANTE ITEM DE SEGURANÇA.

8 As Faixas Refletivas ajudam na segurança pois:
Uma boa sinalização contribui de forma significativa para a redução de acidentes, principalmente à noite e em condições climáticas adversas; Estudos indicam que veículos de carga são geralmente vistos muito tarde, ou não são vistos, por outros motoristas; A simples delineação dos contornos desses veículos com material refletivo pode prevenir um significativo número de acidentes, conforme demonstra a experiência de países que possuem legislação similar

9 Para que servem as faixas refletivas? Elas são milagrosas?
Nenhum equipamento de segurança, isoladamente pode fazer milagres. Como os demais dispositivos de segurança (por exemplo, cinto, freios ABS, retardadores de frenagem, pára-choques, tacógrafos, etc) as faixas têm um papel específico. Sua função é antecipar e aumentar a visibilidade dos caminhões à noite ou sob condições climáticas adversas (chuva, neblina etc.), evitando que os outros veículos colidam com a sua traseira ou as suas laterais.

10 As faixas deverão ser afixadas horizontalmente e de maneira uniforme na borda inferior da lateral e da traseira do veículo, de maneira a cobrir 50% da extensão lateral e 80% da extensão traseira.

11 O pára-choque traseiro deverá ter suas extremidades delineadas por um dispositivo de cada lado.

12 Os cantos superiores da lateral e da traseira de baús, contêineres e afins deverão ser delineados com dois dispositivos de cada lado, afixadas junto às bordas horizontais e verticais, com o comprimento maior na vertical.

13 desde que a fixação seja permanente.
Os dispositivos deverão ser afixados na superfície da carroçaria por meio de parafusos, pegos, rebites, adesivo ou cola, desde que a fixação seja permanente.

14 Nos veículos de carroçarias lisas,
as faixas poderão ser auto-adesivadas e opcionalmente coladas diretamente na superfície da carroçaria.

15 DADOS IMPORTANTES

16 Segundo os estudos sobre segurança de trânsito, os veículos longos e pesados, além de mais lentos que os demais, geralmente são vistos muito tarde por outros motoristas, ou nem mesmo chegam a ser vistos antes desse tipo de colisão.

17 Isso acontece porque, durante a noite, o olho humano, que responde pela identificação de 90% das situações de tráfego, consegue registrar apenas 5% das informações que são percebidas durante o dia.

18 À medida que a pessoa vai envelhecendo, o olho humano vai perdendo sua acuidade.
Aos quarenta anos, o motorista precisa de quatro vezes mais luminosidade do que os vinte; aos sessenta, necessita de oito vezes mais luminosidade do que aos vinte. Este dado é importante porque a idade média dos motoristas brasileiros, assim como a da população como um todo, tende a aumentar. Em breve, o Brasil será um país onde predominarão os idosos.

19 Os estudos indicam que a simples delineação dos contornos dos veículos longos e/ou pesados com material refletivo adequado, de modo a tornar esses veículos mais visíveis, pode prevenir um significativo número de acidentes, tanto noturnos como até mesmo diurnos.

20 Fonte: http://www.ntcnet.org.br/perguntas.htm

21 CAMPANHA FAI AS REFLETIVAS 2009 de 03/08 à 28/08


Carregar ppt "CAMPANHA FAI AS REFLETIVAS 2009 de 03/08 à 28/08."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google