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Lula Vieira Marketing nos Transportes Públicos Março 2006 Lula Vieira.

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Apresentação em tema: "Lula Vieira Marketing nos Transportes Públicos Março 2006 Lula Vieira."— Transcrição da apresentação:

1 Lula Vieira Marketing nos Transportes Públicos Março 2006 Lula Vieira

2 Um Marketing de Causa

3 Lula Vieira Objetivos Criar respaldo na opinião pública para todas as ações governamentais destinadas a criar uma política de transporte público urbano. Conscientizar a opinião pública da necessidade de investimentos e de intervenções de grande monta. Dar prestígio e respeitabilidade aos diversos atores: órgãos públicos, operadores, profissionais da área.

4 Lula Vieira Na verdade, num estado democrático e em permanente campanha eleitoral, somente com efetiva participação e apoio popular é possível se implantar qualquer política a longo prazo.

5 Lula Vieira Há um erro (repetido à exaustão em todos os setores) na busca do formador de opinião como principal agente de disseminação de informações. O formador de opinião é uma entidade criada pelo marketing cuja participação é dar apoio, explicar, não desmentir, aquilo que as pessoas tendem a acreditar.

6 Lula Vieira No atual quadro da sociedade brasileira as reações populares que podem ser decisivas nas disputas eleitorais são mais ou menos insensíveis às opiniões dos formadores de opinião.

7 Lula Vieira Em resumo Só se faz marketing de transporte público no Brasil pensando nos eleitores. Porque os políticos só pensam nos eleitores.

8 Lula Vieira A primeira preocupação de um político é se eleger. A segunda é se reeleger. Lucia Hippolito.

9 Lula Vieira O transporte público, assim como saúde e – eventualmente educação – por ser uma das preocupações permanentes das pessoas, tem espaço nas suas mentes para discussões mais aprofundadas e aparentemente mais sofisticadas.

10 Lula Vieira Bem informada, a população pode fazer relações de causa e efeito mais elaboradas do que se acredita.

11 Lula Vieira Mas informar não basta. É preciso fazê-lo com a preocupação de motivar, orientar o raciocínio, emocionar e – principalmente – incentivar a busca de maiores informações.

12 Lula Vieira E emocionar, mobilizar, é tarefa de... Publicitários

13 Lula Vieira e... políticos (ou vice-versa)

14 Lula Vieira O que deu certo França: TGV França: Energia Nuclear Espanha: Loterias (jogo) Espanha: Turismo (obras de infra-estrutura) Espanha/Barcelona: Olimpíadas

15 Lula Vieira Esquecendo um pouco as coisas políticas Mc Donald (a idéia do lugar de lazer) Alphaville (o município se sente privilegiado) O Shopping Center como conquista política

16 Lula Vieira O mal explicado Turismo no Rio

17 Lula Vieira O bem explicado Turismo na Bahia

18 Lula Vieira O bem explicado Estação da Luz (São Paulo)

19 Lula Vieira O mal explicado Guggenheim (Rio)

20 Lula Vieira A diferença (que me perdoem) Propaganda (ou marketing)

21 Lula Vieira O bem explicado Orla marítima em Lisboa

22 Lula Vieira O mal explicado Quiosques na Lagoa

23 Lula Vieira O bem explicado Árvore na Lagoa

24 Lula Vieira Em resumo Quando você tem uma tese que necessita de reflexão, de calma, de tempo, de sofisticação, use as técnicas centenárias da propaganda feitas por profissionais

25 Lula Vieira O bem feito no plebiscito Direito de possuir, comprar, armas A burrice (minha) O desarmamento

26 Lula Vieira O bem feito Presidencialismo

27 Lula Vieira Conclusão (1) Políticos querem ganhar eleições Tudo que os ajudar terá sucesso Nada do que as pessoas (os eleitores) não estiverem interessados: Não mobilizará

28 Lula Vieira Conclusão (2) Se o seu negócio não depende de políticos, esqueça este conselho. Mas se depende, lembre-se: –Seu público não é apenas consumidor. –Antes de mais nada é eleitor.


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