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1 7 5 3 286 4 Índice Melhoria Contínua 1 O ciclo de melhoria contínua 2 A metodologia 8D 2 Etapas de trabalho 3 Formação do time 3 Descrição do Problema.

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1 Índice Melhoria Contínua 1 O ciclo de melhoria contínua 2 A metodologia 8D 2 Etapas de trabalho 3 Formação do time 3 Descrição do Problema 6 Ações corretivas imediatas 7 Causa raiz da não conformidade 8 Comprovação da eficácia das ações corretivas 13 Introdução das ações corretivas 14 Medidas preventivas contra reincidência 15 Apresentação de resultados 16 Estudo do Caso 16 Metodologia 8D - Planejamento Estratégico 25

2 Melhoria Contínua Agir com base nos resultados ou repetir o ciclo com o conhecimento adquirido Selecionar e quantificar o problema; identificar e planejar correção da causa chave Observar os efeitos dos testes, estudar os resultados e os efeitos colaterais Realizar os testes necessários para a Implantação das mudanças Alternância de pensamentos divergentes e convergentes

3 O ciclo de melhoria contínua A metodologia 8D O que é PDCA dividido em 8 disciplinas (etapas)PDCA dividido em 8 disciplinas (etapas) Plano de ação sistemático e articulado para a solução de problemasPlano de ação sistemático e articulado para a solução de problemas Orientado para o trabalho em equipeOrientado para o trabalho em equipe Por que usá-la Disciplina e sistematiza o trabalhoDisciplina e sistematiza o trabalho Enfatiza decisões com base em fatos e não apenas em opiniõesEnfatiza decisões com base em fatos e não apenas em opiniões Evita armadilhas do tipoEvita armadilhas do tipo Atacar o sintoma e não a causa raiz Atacar o sintoma e não a causa raiz Implantar as mesmas soluções repetidas vezes Implantar as mesmas soluções repetidas vezes

4 A metodologia 8D Quando usar Reclamação técnica de produto ou processoReclamação técnica de produto ou processo Reclamação técnica de sistema (auditoria interna/ externa)Reclamação técnica de sistema (auditoria interna/ externa) Reclamação técnica a fornecedoresReclamação técnica a fornecedoresAvaliar RelevânciaRelevância Resultados são críticos? Resultados são críticos? Afeta o cliente? Afeta o cliente? Há pontos estratégicos de interesse? Há pontos estratégicos de interesse? AbrangênciaAbrangência Complexo (conhecimento distribuído) ? Complexo (conhecimento distribuído) ? É possível resolvê-lo em um prazo aceitável? É possível resolvê-lo em um prazo aceitável?

5 D Etapas de Trabalho 8D Etapas de Trabalho Constatação do problema Formação do time Descrição do problema Ações corretivas imediatas Causa raiz da não conformidade Comprovação da eficácia das ações corretivas Introdução das ações corretivas Medidas preventivas contra reincidência Apresentação dos resultados Fatos relatados Linguagem do cliente Decisão do responsável pela área Caracterizar/Delimitar Contensão dos sintomas Possíveis causas Confirmação Ações corretivas Teste em pequena escala Efeito colaterais Oficializar o que foi comprovado Ações no sistema Reconhecimento Lições aprendidas

6 Formação do time Objetivo Reunir as pessoas adequadasReunir as pessoas adequadas Estruturar o trabalho em equipeEstruturar o trabalho em equipeDiretrizes O setor responsável por responder o SAC decide da necessidade em função da:O setor responsável por responder o SAC decide da necessidade em função da: Complexidade do problemaComplexidade do problema Consenso entre áreas envolvidasConsenso entre áreas envolvidas A composição do time deve considerar:A composição do time deve considerar: Membros (especialistas e clientes/fornecedores)Membros (especialistas e clientes/fornecedores) Moderador (conduz o trabalho do time)Moderador (conduz o trabalho do time) 1

7 Formação do time Diretrizes Papel do ModeradorPapel do Moderador Conduz o processo 8D Conduz o processo 8D Vinculado a tarefa de resolver o problema (é fixo) Vinculado a tarefa de resolver o problema (é fixo) Colaborador qualificado para moderar grupo de trabalho Colaborador qualificado para moderar grupo de trabalho -Modera e motiva -Providencia os meios necessários -Elo de comunicação com o originador do SAC -Não é necessariamente um especialista no problema -Não precisa ser hierarquicamente superior -Nomeação consensuada com seu supervisor imediato e com o gerente da área do problema -Aciona responsável da data no caso de conflitos 1

8 Formação do time Diretrizes Tamanho do timeTamanho do time Manter o mínimo necessário (4 a 10 pessoas) Manter o mínimo necessário (4 a 10 pessoas) Evitar membros de honra (todos os participantes devem colaborar efetivamente) Evitar membros de honra (todos os participantes devem colaborar efetivamente) Clima de trabalhoClima de trabalho O time deve saber seu objetivo e limitações O time deve saber seu objetivo e limitações Cada membro deve adquirir identificação entre o problema como um todo e seu papel Cada membro deve adquirir identificação entre o problema como um todo e seu papel Membros devem saber que sua participação foi desejada e autorizada e ainda que tem prioridade, se for o caso, sobre o dia a dia Membros devem saber que sua participação foi desejada e autorizada e ainda que tem prioridade, se for o caso, sobre o dia a dia Moderador deve zelar por um clima livre de acusações e pensamentos fundamentados na hierarquia Moderador deve zelar por um clima livre de acusações e pensamentos fundamentados na hierarquia Decisivo é o que é dito, não que diz Decisivo é o que é dito, não que diz 1

9 Formação do time Diretrizes Regras de trabalhoRegras de trabalho Agenda distribuída previamente Agenda distribuída previamente Desvios da agenda devem ser exceções Desvios da agenda devem ser exceções Início e tempo para itens da agenda Início e tempo para itens da agenda O trabalho é o mais intenso fora das reuniões O trabalho é o mais intenso fora das reuniões Ao final de uma reunião: Ao final de uma reunião: -Resumo dos progressos -Plano de ação (quem faz o que até quando) -Distribuição da documentação -Previsão da próxima reunião Técnicas de trabalhoTécnicas de trabalho Membro devem estar capacitados Membro devem estar capacitados Moderador deve providenciar suporte necessário Moderador deve providenciar suporte necessário 1

10 Formação do time Tarefas Determine as pessoas responsáveisDetermine as pessoas responsáveis Hierarquicamente e tecnicamente Hierarquicamente e tecnicamente Departamento / áreas Departamento / áreas Informe os responsáveisInforme os responsáveis Problema Problema Efeito Efeito Importância Importância Prioridade Prioridade Peça sugestão sobre participantes do time Peça sugestão sobre participantes do time Defina o timeDefina o time Defina agenda da 1° reuniãoDefina agenda da 1° reunião Comunicar membros e superiores Comunicar membros e superiores Confirmar data e distribuir agendaConfirmar data e distribuir agenda Evitar representantes Evitar representantes No caso de conflitos convidar superior(es) como mediador(es) No caso de conflitos convidar superior(es) como mediador(es) 1

11 Descrição do problema Objetivos Entendimento comum do problemaEntendimento comum do problema Delimitar o problemaDelimitar o problemaDiretrizes Identifique os limites do problemaIdentifique os limites do problema Onde mais ele deveria estar ocorrendo? Por que não ocorreu até agora? Onde mais ele deveria estar ocorrendo? Por que não ocorreu até agora? Em que casos já houve algo parecido Há coincidências? Em que casos já houve algo parecido Há coincidências? Uma boa caracterização do problema deve considerar:Uma boa caracterização do problema deve considerar: O que (grau de desvio) O que (grau de desvio) Quando (período) Quando (período) Onde (região, setor) Onde (região, setor) Quantas vezes (quantidade, freqüência) Quantas vezes (quantidade, freqüência) Quem (pessoas, clientes, usuários envolvidos) Quem (pessoas, clientes, usuários envolvidos) Utilizar fatos ao invés de opiniõesUtilizar fatos ao invés de opiniões 2

12 Descrição do problema Tarefas Especifique o problemaEspecifique o problema Sintomas, abrangência e conseqüências Sintomas, abrangência e conseqüências Obtenha dados sobre o problemaObtenha dados sobre o problema Caracterize o problemaCaracterize o problema Perguntas Q Perguntas Q Técnica é/não é Técnica é/não é Subdivida o problema em grupos, se necessário concentre-se no prioritárioSubdivida o problema em grupos, se necessário concentre-se no prioritário Documente a descrição do problemaDocumente a descrição do problema Perguntas Q Perguntas Q Dados (gráficos, fotos, figura e etc.) Dados (gráficos, fotos, figura e etc.) 2

13 Descrição do problema 2

14 Ações corretivas imediatas Ações corretivas imediatas Objetivo Amenizar o efeito do problemaAmenizar o efeito do problema Ganhar tempo para análise e execução de ações definitivasGanhar tempo para análise e execução de ações definitivasDiretrizes Qualidade acima de tudoQualidade acima de tudo Parada de produção Parada de produção Inspeção 100% Inspeção 100% Troca freqüente de ferramenta Troca freqüente de ferramenta Controle final rígido Controle final rígido Recall Recall Cuidado! São ações de curto prazo e não definitivasCuidado! São ações de curto prazo e não definitivas 3

15 Ações corretivas imediatas Ações corretivas imediatas Tarefas Identifique as ações necessáriasIdentifique as ações necessárias Plano de ação detalhado Plano de ação detalhado Prazo de validade Prazo de validade Execute as açõesExecute as ações Informe os envolvidos Informe os envolvidos Integre-as no processo normal Integre-as no processo normal Introduza controles de acompanhamento Introduza controles de acompanhamento Documente os resultados dos controles Documente os resultados dos controles Verifique a eficácia das açõesVerifique a eficácia das ações Efeitos colaterais Efeitos colaterais Se necessário, verifique também com o cliente Se necessário, verifique também com o cliente 3

16 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade Objetivo Identificar as possíveis causasIdentificar as possíveis causas Confirmar as causas mais prováveisConfirmar as causas mais prováveis Desenvolver ações corretivasDesenvolver ações corretivasDiretrizes Considerar todas as possibilidadesConsiderar todas as possibilidades Mude a composição do time, se necessário, para garantir um alto grau de compreensão técnicaMude a composição do time, se necessário, para garantir um alto grau de compreensão técnica Tenha sempre em mente que o problema é uma conseqüência de:Tenha sempre em mente que o problema é uma conseqüência de: Um fator (variável) importante até então desconhecido ou tido como irrelevante Um fator (variável) importante até então desconhecido ou tido como irrelevante Uma mudança em um fator (variável) conhecido Uma mudança em um fator (variável) conhecido 4 Identificar as possíveis causas

17 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Identificar as possíveis causas Diretrizes O moderador deve exercer uma função de moderação motivadoraO moderador deve exercer uma função de moderação motivadora Estimule idéias baseadas em fatos Estimule idéias baseadas em fatos Garanta a participação de todos Garanta a participação de todos Utilize todos os recursos disponíveis para facilitar a compreensão (flipchart, metaplan) Utilize todos os recursos disponíveis para facilitar a compreensão (flipchart, metaplan) Utilize ferramentas que facilitem e tragam uma compreensão lógica dos elementos do problema Utilize ferramentas que facilitem e tragam uma compreensão lógica dos elementos do problema -Diagrama de Ishikawa -Gráfico de Pareto -FMEA -Taguchi

18 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Ferramentas – Diagrama de Ishikawa Mat. Prima Peso fora ( g) marca da farinha fermento vencido estoque alto falta de controle Forno checagem inadequada termômetro descalibrado temperatura insuficiente mal ajustada perda de temperatura muito abre-fecha falta gás Método separação irregular lay-out no forno corte manual percepção visual Padeiro mistura errada balança descalibrada pressa corte errado pressão repreensão pressadistração

19 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade Tipo de Defeito % 76% 85% 92% 97% BADCEF Número de Defeitos Porcentagem Ferramentas – Gráfico de Pareto

20 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4

21 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Ferramentas – Diagrama de análise de falhas Rachadura no compressor OUOU OUOU EE OUOUOUOU Falha do compressor Condições de uso intenso que resultam em defeitos Rachaduras por uso indevido Rachaduras por alta pressão Sobrecarga com pressão Válvula de segurança não abre Chave de pressão não abre Vedador vaza Regulagem errada da válvula Válvula de segurança falha

22 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Confirmar as causas mais prováveis Diretrizes Duas características importantes das causas reais de um problemaDuas características importantes das causas reais de um problema Presentes no momento do problema Presentes no momento do problema Reproduzíveis Reproduzíveis Priorize as causas mais prováveis perguntando-se:Priorize as causas mais prováveis perguntando-se: Por que a causa desencadeia o problema? Por que a causa desencadeia o problema? Por que o problema não aparece em não – é? Por que o problema não aparece em não – é? Esgote argumentos teóricos de descarte e confirme experimentalmente as causas mais prováveisEsgote argumentos teóricos de descarte e confirme experimentalmente as causas mais prováveis

23 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Confirmar as causas mais prováveis Tarefas Avalie cada causa por probabilidade e possíveis combinações de influênciasAvalie cada causa por probabilidade e possíveis combinações de influências Reproduza a causa / situação suspeitaReproduza a causa / situação suspeita Realize experimentos estatísticos quando várias possíveis causas estão envolvidasRealize experimentos estatísticos quando várias possíveis causas estão envolvidas Caso não haja confirmaçãoCaso não haja confirmação Rever etapas 2 a 4 Rever etapas 2 a 4 Prosseguir sobre fatos não concludentes Prosseguir sobre fatos não concludentes Sem solução (envolver o responsável da área) Sem solução (envolver o responsável da área) DocumentarDocumentar Causas efetivas Causas efetivas Causas potenciais (conhecimento adquirido) Causas potenciais (conhecimento adquirido)

24 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Desenvolver ações corretivas Diretrizes Garantir a eliminação da causaGarantir a eliminação da causa Avalie soluções de problemas similaresAvalie soluções de problemas similares Considere alternativa diferentes avaliadas segundo critérios de interesse (custo, tempo, eficácia e etc.)Considere alternativa diferentes avaliadas segundo critérios de interesse (custo, tempo, eficácia e etc.)Tarefas Faça uma lista de açõesFaça uma lista de ações Para eliminação do problema atual Para eliminação do problema atual Para melhoria complementar Para melhoria complementar Verifique essas ações contra outras em andamento fora do grupo e resolva eventuais conflitosVerifique essas ações contra outras em andamento fora do grupo e resolva eventuais conflitos

25 Comprovação da eficácia das ações corretivas Objetivo Provar a eficácia das ações através de um teste restritoProvar a eficácia das ações através de um teste restritoDiretrizes Avaliar efeitos colaterais indesejadosAvaliar efeitos colaterais indesejados Utilizar experimentos estatiscamente planejados para testar efeito das mudançasUtilizar experimentos estatiscamente planejados para testar efeito das mudanças Medir a eficácia das ações também e principalmente do ponto de vista do clienteMedir a eficácia das ações também e principalmente do ponto de vista do cliente Elaborar um plano de ações detalhadas para o teste indicando tempo e custos envolvidos para aprovação, se necessárioElaborar um plano de ações detalhadas para o teste indicando tempo e custos envolvidos para aprovação, se necessário 5

26 Comprovação da eficácia das ações corretivas Tarefas Faça um plano detalhado do testeFaça um plano detalhado do teste O que, quem e quando O que, quem e quando Quadro indicativo dos ajustes, mudanças, etc Quadro indicativo dos ajustes, mudanças, etc Execute o planoExecute o plano Avalie o resultado em relação a:Avalie o resultado em relação a: Efeitos desejados Efeitos desejados Efeitos colaterais indesejados Efeitos colaterais indesejados Caso o efeito obtido seja diferente (estatiscamente) do efeito desejado volte para a etapa 4Caso o efeito obtido seja diferente (estatiscamente) do efeito desejado volte para a etapa 4 Avalie também as ações sob outros pontos de vista e requisitos (exemplo CEP)Avalie também as ações sob outros pontos de vista e requisitos (exemplo CEP) Se necessário, estabeleça ações auxiliares Se necessário, estabeleça ações auxiliares Discuta ações com o cliente (interno/externo)Discuta ações com o cliente (interno/externo) Documente o teste e os resultados resumidamenteDocumente o teste e os resultados resumidamente 5

27 Introdução das ações corretivas Introdução das ações corretivas Objetivo Definir as melhores ações de longo prazoDefinir as melhores ações de longo prazo Avaliar resultados a longo prazoAvaliar resultados a longo prazoDiretrizes Deve-se prever uma avaliação do sucesso de todas as ações, para garantir o efeito demonstradoDeve-se prever uma avaliação do sucesso de todas as ações, para garantir o efeito demonstrado Identifique necessidades de treinamentoIdentifique necessidades de treinamento As ações temporárias só poderão ser canceladas após as ações definitivas implantadas e com o efeito desejadoAs ações temporárias só poderão ser canceladas após as ações definitivas implantadas e com o efeito desejado Caso o problema reapareça em partes ou sob outra forma:Caso o problema reapareça em partes ou sob outra forma: Reavaliar ações temporárias Reavaliar ações temporárias Verificar execução das ações definidas Verificar execução das ações definidas Quando o fornecedor está envolvido:Quando o fornecedor está envolvido: Confirmar execução das ações e seu efeito Confirmar execução das ações e seu efeito Assessorá-lo se necessário Assessorá-lo se necessário Rever materiais em estoque para possível retrabalhoRever materiais em estoque para possível retrabalho Informar o cliente, a tempo!Informar o cliente, a tempo! 6

28 Introdução das ações corretivas Introdução das ações corretivas Tarefas Faça um plano de ação detalhadoFaça um plano de ação detalhado Introduza controlesIntroduza controles Temporários Temporários Efetivos Efetivos Treine os envolvidosTreine os envolvidos Introduza controles rigorosos para ações externasIntroduza controles rigorosos para ações externas Desative de forma planejada as ações temporáriasDesative de forma planejada as ações temporárias Inicie ações extras necessárias (material em estoque, campo)Inicie ações extras necessárias (material em estoque, campo) Documente as alterações e resultadosDocumente as alterações e resultados 6

29 Medidas preventivas contra reincidência Medidas preventivas contra reincidência Objetivo Modificar sistemas organizacionais e gerencias, usos ou procedimentosModificar sistemas organizacionais e gerencias, usos ou procedimentosDiretrizes Problemas não acontecem mas são geradosProblemas não acontecem mas são gerados Localizar ponto fraco nos sistemas Localizar ponto fraco nos sistemas -Procedimento errado ou confuso -Procedimento desrespeitado -Procedimento inexistente Medidas abrangentes devem envolver os clientes e fornecedores e observar os sistemas existentesMedidas abrangentes devem envolver os clientes e fornecedores e observar os sistemas existentes Alterações no fluxo de informações Alterações no fluxo de informações Procedimento novos/modificados Procedimento novos/modificados Mudanças de responsabilidade Mudanças de responsabilidade 7

30 Medidas preventivas contra reincidência Medidas preventivas contra reincidência Tarefas Identifique com o grupo, os pontos fracos no sistemaIdentifique com o grupo, os pontos fracos no sistema Discuta sugestões para alterações estruturaisDiscuta sugestões para alterações estruturais DocumenteDocumente Discuta sugestões com cliente/ fornecedorDiscuta sugestões com cliente/ fornecedor Planeje conjuntamente como encaminha sugestõesPlaneje conjuntamente como encaminha sugestões Escreva um relatório geral e finalEscreva um relatório geral e final 7

31 Apresentação dos resultados Apresentação dos resultados Objetivo Reconhecer os esforços do grupo e/ou pessoas envolvidasReconhecer os esforços do grupo e/ou pessoas envolvidas Discutir lições aprendidas e melhorar o processo 8DDiscutir lições aprendidas e melhorar o processo 8DDiretrizes Esta tarefa pode ser conduzida pelo responsável da área, convidando clientes/fornecedores envolvidosEsta tarefa pode ser conduzida pelo responsável da área, convidando clientes/fornecedores envolvidos Deve-se exaltar o fato do problema ter sido resolvidoDeve-se exaltar o fato do problema ter sido resolvido Deve-se reconhecer e elogiar o sucesso do processo 8DDeve-se reconhecer e elogiar o sucesso do processo 8D Convencer e motivar os observadores externos Convencer e motivar os observadores externos Aguçar a consciência para a melhoria contínua Aguçar a consciência para a melhoria contínua 8

32 Estudo do caso

33 Estudo de caso Histórico da rede Pães & Bromato Irmãos Ltda. 25 anos na cidade25 anos na cidade Sr. Manoel (proprietário) tem 35 anos de experiênciaSr. Manoel (proprietário) tem 35 anos de experiência Grande variedade de produtosGrande variedade de produtos Faturamento mensal médio R$ ,00Faturamento mensal médio R$ ,00 Fiscalização tem multado várias vezes (R$ 2.700,00 em abril)Fiscalização tem multado várias vezes (R$ 2.700,00 em abril) Joaquim (sobrinho) fez curso de 8DJoaquim (sobrinho) fez curso de 8D

34 Formação do time Time escolhido pelo Sr. Manoel Joaquim (moderador)Joaquim (moderador) Maria – confeitariaMaria – confeitaria Queiroz – panificaçãoQueiroz – panificação Amélia – balcãoAmélia – balcão Mercedes – balcãoMercedes – balcão Na primeira reunião foi explicada a importância de cada pessoa no time, já que aparentemente as multas envolviam várias áreas da padaria Joaquim e Sr. Manoel acertaram que o time se reuniria logo no início do expediente nos dias necessários para encaminhar o assunto Joaquim ajudaria o time na utilização das ferramentas básicas da qualidade 1

35 Descrição do problema Reunindo e contabilizando as multas dos últimos 6 meses quando começaram as multas 2

36 Descrição do problema ,59395,598100, , ,5113 Peso (g) Freqüência Peso dos pães Situação atual do processo 95g 105g

37 Descrição do problema 2 Especifique o problema As multas vem ocorrendo em várias áreas Isto tem provocado comentários dos clientes que estão diminuindo/ restringindo suas compras O queO que Multas para pão dágua de 100g peso fora do estabelecido pela lei do consumidor (mínimo = 95 g) Multas para pão dágua de 100g peso fora do estabelecido pela lei do consumidor (mínimo = 95 g) Os demais tipos de pães não foram afetados pois são vendidos por peso Os demais tipos de pães não foram afetados pois são vendidos por peso QuemQuem Os clientes desse tipo de pão reclamam no órgão de defesa do consumidor que passou a fiscalizar Os clientes desse tipo de pão reclamam no órgão de defesa do consumidor que passou a fiscalizar Queiroz e Bento são os responsáveis pela fabricação Queiroz e Bento são os responsáveis pela fabricação QuandoQuando Desde que os clientes perceberam e reclamaram no PROCOM (±7 meses) Desde que os clientes perceberam e reclamaram no PROCOM (±7 meses) Provavelmente o peso já estava abaixo antes dos clientes perceberem Provavelmente o peso já estava abaixo antes dos clientes perceberem QuantoQuanto Segundo avaliação dos ficais, confirmada por nós, aproximadamente 20% dos pães estão abaixo de 95g Segundo avaliação dos ficais, confirmada por nós, aproximadamente 20% dos pães estão abaixo de 95g

38 Ações corretivas imediatas Ações corretivas imediatas Plano de ações imediatas 3 O QUE QUEMQUANDO Pesar pães antes de colocá-los à vendaQueiroz22/05 Providenciar e aferir balançaJoaquim18/05 Treinar envolvidosJoaquim18/05 Testar eficáciaAmélia19/05 Preparar avisos aos clientesMercedez20/05 Avaliar diariamente e de surpresa 50 pães do balcãoMercedez22/05 Avaliar reação dos clientesAmélia e Mercedez 22/05 Os pães abaixo de 95g serão utilizados em lanches

39 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Mat. Prima Peso fora ( g) marca da farinha fermento vencido estoque alto falta de controle Forno checagem inadequada termômetro descalibrado temperatura insuficiente mal ajustada perda de temperatura muito abre-fecha falta gás Método separação irregular lay-out no forno corte manual percepção visual Padeiro mistura errada balança descalibrada pressa corte errado pressão repreensão pressadistração Identificar possíveis causas Joaquim discutiu com o time a inclusão de Bento no lugar de Maria pois ele é o especialista em panificaçãoJoaquim discutiu com o time a inclusão de Bento no lugar de Maria pois ele é o especialista em panificação

40 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Confirmar as causas mais prováveis Segundo Bento, o peso final do pão depende basicamente da quantidade de massa cortada. Com base nisso acredita-se que o cortador esteja errando no corte já que é feito manualmenteSegundo Bento, o peso final do pão depende basicamente da quantidade de massa cortada. Com base nisso acredita-se que o cortador esteja errando no corte já que é feito manualmente

41 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Desenvolver ações corretivas Possíveis soluçõesPossíveis soluções Trocar o cortador Trocar o cortador Contratar outro para segunda e sábado Contratar outro para segunda e sábado Conscientizar/ treinar o cortador Conscientizar/ treinar o cortador Discutindo a terceira opção o time percebeu que sem treinamento não alteraria as verdadeiras causas (pressão cansaço). Assim, decidiram trocar o cortador apenas na segunda e sábadoDiscutindo a terceira opção o time percebeu que sem treinamento não alteraria as verdadeiras causas (pressão cansaço). Assim, decidiram trocar o cortador apenas na segunda e sábado

42 Comprovação da eficácia das ações corretivas Comprovação da eficácia das ações corretivas Plano de teste O QUE QUEMQUANDOCOMO Comunicar teste ao cortadorJoaquim29/05Explicar estudo em andamento Treinar novo cortadorBento30/05Preparar 5 fornadas em conjunto Executar o testeBento e contador Durante 4 semanas Toda segunda e sábado o cortador atual é dispensado 5

43 Comprovação da eficácia das ações corretivas Comprovação da eficácia das ações corretivas Resultado do ponto de vista do cliente 5 Conclusão A substituição do cortador resolveu o problema da segunda e sábado melhorando o desempenho original mas ainda há falhas no corteA substituição do cortador resolveu o problema da segunda e sábado melhorando o desempenho original mas ainda há falhas no corte Pesos dos pães ,594,996,397,799,1100,5101,9103,3104,7106,1107,5 Peso (g) Freqüência 95g105g

44 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Mat. Prima Peso fora ( g) marca da farinha fermento vencido estoque alto falta de controle Forno checagem inadequada termômetro descalibrado temperatura insuficiente mal ajustada perda de temperatura muito abre-fecha falta gás Método separação irregular lay-out no forno corte manual percepção visual Padeiro mistura errada balança descalibrada pressa corte errado pressão repreensão pressadistração Suposição O método manual de corte está sujeito a erros devido à percepção visual humana que é limitadaO método manual de corte está sujeito a erros devido à percepção visual humana que é limitada Usar uma balança de precisão para verificar essa suposiçãoUsar uma balança de precisão para verificar essa suposição

45 Causa raiz da não conformidade Causa raiz da não conformidade 4 Desenvolver ações corretivas SOLUÇÃO PRODUTIVIDADE (TEMPO) CUSTOTOTAL Usar a balança145 Adquirir máquina de corte617 Desenvolver gabarito de corte4610 Peso dos pães com a balança de precisão ,999,4100,6101,8103 Peso (g) Freqüência 95g 105g

46 Comprovação da eficácia das ações corretivas Comprovação da eficácia das ações corretivas Plano de teste O QUE QUEMQUANDOCOMO Comunicar cortadorBento10/07Explicar alteração no método Treinar uso do gabaritoCortador11/07Produzir 2 fornadas Aplicar este novo métodoCortador3 semanasNão substituir cortador Resultado do novo método Efeito colateral O novo gabarito deve ser construído em material transparente para verificar preenchimento adequadoO novo gabarito deve ser construído em material transparente para verificar preenchimento adequado Peso dos pães Situação após melhoria ,999,4100,6101,8103 Peso (g) Freqüência 95g 105g 5

47 Plano de ação 6 O QUE QUEMQUANDOCOMO Fabricar gabarito em material transparente Joaquim10/08Discutir com o cortador forma final (anatômica) e enviar para terceiros Treinar cortadorBento20/08Produzir 5 fornadas observando preenchimento adequado da forma Avaliar histograma do pesoJoaquimDurante 1 semana Pesar 50 pães por dia e usar planilha de dados Avaliar gabarito quanto ao volumeSr. Manoel1 vez por mês Verificar amassamento e volume Desativar ações imediatasJoaquim25/09Confirmar resultado no longo prazo antes de desativar Informar clientes e fiscais PROCONSr. Manoel30/09Enviar relatório final do trabalho aos fiscais Introdução das ações corretivas Introdução das ações corretivas

48 Medidas preventivas contra reincidências Medidas preventivas contra reincidências Pontos fracos Desconhecimento dos requisitos legaisDesconhecimento dos requisitos legais Ausência de avaliações desses requisitosAusência de avaliações desses requisitosSugestões Rever requisitos dos clientes e legais para demais produtos/serviçosRever requisitos dos clientes e legais para demais produtos/serviços Fazer testes para confirmar o atendimento a esses requisitos antes de lançar o produto e periodicamente após lançadoFazer testes para confirmar o atendimento a esses requisitos antes de lançar o produto e periodicamente após lançado 7

49 Apresentação dos resultados Apresentação dos resultados Joaquim e o Sr. Manoel prepararam um texto explicando o que foi feito, para distribuir aos clientes Sr. Manoel e o time prepararam um apresentação para o sindicato dos padeiros Os demais funcionários assistiram a apresentação em sessão especial 8

50 Metodologia 8D Planejamento estratégico de resolução de problemas – Metodologia 8 D Verbo de Ação CIPCIP EtapaDescriçãoMétodoMetodologiaDisciplinaResultado ComunicarP0ConstataçãoLevantamento de dados referente a não conformidade (Característica) Dados de resultado (% defeito) Dados de Logística Estudo do efeito com visão técnica. Estudo de extensão do efeito Determinação pelo resultado na eliminação do efeito Zero defeito ReunirP1Formação de timeQuantidade de pessoas capazes. Especialistas Operadores Avaliação da capacidade de resolução das pessoas Avaliação da capacitação técnica do time Dinâmica de time Assertividade Menor tempo de resolução com maior eficácia PesquisarP2Descrição do Problema Localização geográfica do efeitoO que, Quem, Quando, Onde, Como, Porque. Utilizar fatos ao invés de opiniões Cuidar dos detalhesMaior e melhor entendimento da ocorrência do efeito para resolução do problema. ConterP3Ação de correção imediata Ação direcionada no efeitoFundamento no 2 D utilizar ferramentas de qualidade. Manter o foco no efeitoEliminar o efeito sem causar não conformidade colaterais. DescobrirP4Definição da causa raiz Rever a descrição do problema. Análise técnica (dados) Rever 2 e 3 D Utilizar ferramentas da Qualidade. Persistência e fidelidade a ferramentas de qualidade Descobrir causas raiz e potencialmente causa secundárias que eliminam problemas ProvarD5Comprovação da eficácia do problema Experimentar, testar com base em 4D Documentar *simulações do efeito estudo de lotes para amostragens Consciência técnica e disposição política para resolução do problema Apresentar soluções para tomadas de decisões IntroduzirC6Introdução das ações corretivas Aplicar melhor soluçãoDecidir com base nos experimentos. Estudo da resolução definitiva Visão técnicaZero defeito SintetizarA7Medidas contra reincidências Visão sistêmica de qualidadeAtualizar documentação que garantam a repitibilidade do processo Metódica e sistêmicaEvitar a reincidência FestejarA8Apresentação de resultados Fortalecer times de trabalhoAvaliações de resultados. Motivar pessoas Metódica e sistêmicaManter motivação para uso da ferramenta Conceitos: Um problema é um resultado indesejável de um processo e pode/deve ser reproduzido. Controle do processo é controle sobre efeitos


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