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Liderança História da Liderança. Liderança é tão antiga quanto o Homem. Ela se origina quando o próprio Homem tentou organizar o mundo o qual vivia, tendo.

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1 Liderança História da Liderança

2 Liderança é tão antiga quanto o Homem. Ela se origina quando o próprio Homem tentou organizar o mundo o qual vivia, tendo que optar por algum tipo de orientação Antiguidade: A República-Platão - Cada homem é um líder em potencial capaz de conduzir as instituições.

3 História da Liderança Há várias propostas teóricas na atualidade sobre as trocas interpessoais do vínculo líder e liderado Dirigir alguem e a inclinação por ser dirigido é algo natural embora nem sempre chamarmos isso de liderança

4 História da Liderança Globalização e competitividade atual: investir no desenvolvimento de líderes no futuro é uma vantagem competitiva e a própria cúpula da organização tem envolvimento direto nisso. Liderança é conceituada de maneiras diferentes, apesar se sabermos que não é fácil defini-la de maneira única. Há dois aspectos comuns nestes conceitos de liderança: Fenômeno Grupal e capacidade de influenciar de forma intencional pelo líder a seus seguidores

5 História da Liderança Possíveis Conceitos de Liderança: Liderança é o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum. (HEMPHILL) Liderança é influência pessoal exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido de se atingir um objetivo específico. (TANNENBAUM)

6 História da Liderança HOLLANDER considera que liderança, alem do cargo do líder, também requer esforço de cooperação por parte de outras pessoas É um relacionamento de duplo sentido Líder dá início ações e precisa que seus seguidores sejam sensíveis a elas A influência faz parte desse processo

7 História da Liderança Motivação, inspiração, sensibilidade e comunicação são aspectos contidos em vários exemplos históricos e literários de líderes. Há autores que consideram contradições nos conceitos de Liderança ao longo da história e outros que liderar é uma arte do ser humano

8 História da Liderança Termo Liderança é usado há 200 anos na língua inglesa, mas seu conceito deve ter aparecido cerca do ano de Peter Drucker: líderes da atualidade devem ser responsáveis pelos líderes do futuro. Os líderes terão que lidar com os imperativos da globalização. Esses líderes deverão lidar com uma gama de ambiguidades e incertezas, importando mais as habilidades interpessoais e interculturais do que as habilidades técnicas.

9 História da Liderança Caso as organizações não disponham de líderes sensíveis e preparados, seu sucesso para o futuro estará comprometido. No passado discutiu-se muito se o líder nasce líder ou se este pode ser treinado. Tal discussão é desnecessária, pois há pessoas que nasceram líderes e outras que aprendem essa capacidade ao longo do tempo

10 História da Liderança O importante observado nos grande líderes é que o treinamento deles nunca termina, tem-se que evoluir continuamente

11 História da Liderança Sobre o grupo: A satisfação entre pessoas muito semelhante é alta, mas sua produtividade é baixa, já na convivência entre pessoas com características individuais diferentes, a satisfação na convivência não é alta, mas sua produtividade é maior. Nesse sentido é importante o líder trabalhar com pessoas que complementem suas forças, mas muitos têm a tendência de escolher pessoas a sua imagem e semelhança

12 História da Liderança Assim, líderes efetivos reconhecem seus limites e aprendem a identificar pessoas que suplementem seu estilo de liderança. Isso requer maturidade

13 História da Liderança Ao longo das pesquisas várias teorias foram sendo conceituadas sobre a Liderança, mas nenhuma esgota o assunto. Com o tempo essas pesquisas e teorias tornaram-se mais complexas por lidarem com maior número de variáveis intrínsecas e extrínsecas ao Líder.

14 História da Liderança Há vários referenciais teóricos para conceber a Liderança. As pesquisas atuais também ressaltam a importância de se explicar como se passa as trocas entre líderes e seguidores e os motivos que levam alguem a assumir o comportamento típico de um líder e o papel de seguidor

15 Teorias de Liderança: A teoria dos traços A teoria dos traços Os primeiros estudos sobre liderança procuravam identificar as qualidades dos líderes frente a determinadas situações Após 2 Guerra, os estudos tiveram predominância nas organizações. Antes disso eram observados grupos escolares, entre , originou-se a teoria dos traços

16 Teorias de Liderança: A teoria dos traços O ponto de partida dessa teoria é que os líderes deveriam possuir traços de personalidade especiais. Esse é o perfil estático de um líder eficaz. Nessa proposta são enfatizadas algumas qualidades pessoais que tipificam o modelo de bons líderes já conhecidos. O pressuposto que é essas qualidades são inatas e não aprendidas

17 Teorias de Liderança: A teoria dos traços Assim, para Bryman, os líderes possuem 3 principais tipos de traços: 1. Traços físicos: peso, altura, aparência, idade, etc.) 2. Habilidades específicas inatas: inteligência, influência verbal, escolaridade e conhecimento 3. Traços de personalidade complexos: moderação, introversao/extroversao, dinâmica, ajustamento pessoal, autoconfiança, sensibilidade interpessoal e controle emocional

18 Teorias de Liderança: A teoria dos traços Para garantir a eficácia como Líder, a pessoa deveria ser capaz de indicar todos esses traços. Essa teoria tentava identificar características comum a líderes efetivos Havia testes para verificar esses traços

19 Teorias de Liderança: A teoria dos traços Essa teoria mostrou-se insuficiente quando a conclusões de seus estudos. Esse modelo predominou até Este modelo de abordagem de liderança deu lugar a estudos centrados nos traços de inteligência e personalidade, assim as características do líder passam a ser estudadas sob uma perspectivas universalista, em si mesmo, independente da situação e demais variáveis do momento. Nem as características dos subordinadas e a situação vividas por eles eram levada em conta

20 Teorias de Liderança: A teoria dos traços O objetivos dos teórico permanece em descrever um retrato fisionômico, não relacionando a eficácia no processo de liderança, o seguir e a organização Atualmente, essa teoria é considerada rudimentar, já que ao seguidor é atribuído um papel passivo, não imaginando que ele poderia interferir no papel do líder e porque o líder assume uma posição prepotente sendo considerado como um ser praticamenteperfeito, o que não existe pois todo humano tem seus pontos fortes e suas deficiências.

21 Teorias de Liderança: A teoria dos traços Essa figura mítica superior que representava o chefe tradicional no topo da pirâmide para impor aos outros, já não existe mais! Portanto, ser líder é uma característica pessoal como outra qualquer e não algo sobre-humano, Outros aspectos que correm contra essa teoria é não considerar que o líder pode perder sua eficácia caso a situação ou grupo mude.

22 Teorias de Liderança: A teoria dos traços O fato de ser considerado como inato e reservado para poucos esses traços não consideravam o meio. Atualmente, muitos autores só aceitam que a liderança seja um processo Embora, atualmente, se saiba que as características de personalidade do líder não são o único requisito para promover sua eficácia, essas teorias iniciais são consideradas um ponto de partida importante

23 Teorias de Liderança: A teoria dos traços Sobre a liderança carismática: Está ligada ao atendimento das necessidades de seus seguidores. O carisma é o resultado das percepções que os seguidores têm sobre as qualidades dos líderes. Essa percepção dos seguidores é decisiva para oferecer ou não ao líder poder para liderá-lo. O seguidor terá uma percepção positiva do líder quando percebe que o líder conhece suas necessidades e procura satisfaze-la da melhor forma possível.

24 Teorias de Liderança: A teoria dos traços Assim, o carisma é um elemento chave na busca da eficácia de um líder (carisma: dom divino, segundo a etimologia do termo).

25 Teorias de Liderança: A teoria dos traços Ao exercer seu poder, o líder usa sua habilidade de influenciar a cultura da organização, por atuar na rede de significados, que, são a essência da organização. (Líder como criador de significados)

26 Teorias de Liderança: A teoria dos traços: McCleland O trabalho feito por McCleland é considerado no referencial teórico da teoria dos traços, sendo um pouco mais elaborada sua teoria busca estudar traços da personalidade, propondo que alguns líderes têm: 1. Alta motivação para o poder: busca por posições de mando e autoridade, estima e status.

27 Teorias de Liderança: A teoria dos traços 2. baixa necessidade de aflição: maior preocupação com os relacionamento do que com as tarefas em si, tenta evitar conflitos e obter relacionamento harmonioso 3. Orientação para realização: relacionado a atitudes e valores, desejo de excelência e de responsabilidades

28 Teorias de Liderança: A teoria dos traços A teoria de McCleland, embora reconhecida como teoria do Traço, representa um ponto intermediário para se chegar a teoria dos estilos

29 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos A Teoria dos Estilos Esta teoria também propõe aspectos especiais de personalidade na eficácia de dirigir pessoas. O seguidor e a situação do líder não são considerados também nessa teoria que buscou estudar os estilos mais eficazes de liderança A partir da década de 1950 é considerado mais os aspectos dinâmicos da personalidade e os pesquisadores passam a dirigir sua atenção mais para o que o líder possa fazer e não para o que ele possa ser.

30 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Nesta segunda etapa das pesquisas sobre a liderança, procurou-se descrever o modo com o líder se comporta em seus comportamentos adotados. Assim, o estilo do comportamento passa a ser responsável pelo aumento da eficácia em dirigir as pessoas. Estilo de liderança: Conjunto de traços comportamentais responsáveis por maneiras de agir especiais no exercício da liderança.

31 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Pós 2 Guerra: contingente elevado de trabalhadores, para tal quadro é necessário comportamento produtivo de liderança Estilo de lideranças: diferenças individuais e de personalidade, vinculadas a características intelectuais, emocionais, experiências vividas, expectativas emocionais e motivação das pessoas. Cada líder exerce de maneira particular seu papel

32 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Nesta segunda teoria acredita-se que as pessoas poderiam ser treinadas para exibirem este tipo de comportamento, uma vez que conhece o comportamento responsável pela liderança eficaz. Surge necessidade de mudança nas organizações e esse novo processo de desenvolvimento de liderança seria o grande catalisador desta mudança

33 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Liderança: Um processo racional e analítico, não um traço natural no qual nascem poucos felizardos. OToole. Empresa: reflexo da personalidade (ação) de seus dirigentes.

34 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Os estilos (=padrão de comportamentos) influenciarão a forma como alguem lida com as diversas situações da empresa (indo bem ou com estresse, frustração e conflitos). Algo novo no cenário organizacional: necessidade de mudanças. Os responsáveis por tal processo são os líderes das organizações

35 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Novo milênio: os executivos têm que estar preparados para trabalhar em um ambiente novo e competitivo, mas também de oportunidades. Perspectivas novas têm que ser aproveitadas antes que desapareçam

36 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Os estudos sobre A teoria dos estilos surgiram durante as déc. De 50 e 60 nas universidades de Ohio State e de Michigan. Partem da hipótese: o estilo de liderança exibido pelo líder determina o nível de desempenho atingido pelo grupo por ele comandado (Guiot). Início da valorização do subordinado no processo de liderança

37 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos As características dos cargos das pessoas de liderança foram analisadas mais de perto. Parte das atividades dos líderes está ligada a coisas, outra parte envolve pessoas. As pesquisas para conhecer os estilos basearam-se em técnicas de diagnósticos projetivos por meio de testes e questionários psicológicos respondidos pelos chefes e seguidores a respeito dos tipos de vínculos interpessoal.

38 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Duas categorias especiais: 1. Voltada para a tarefa: Início de estrutura – ocupam-se para que o trabalho saia conforme o planejado. Considera o trabalho por si mesmo 2. Voltada para pessoas: Consideração – percebem e atendem as necessidades dos subordinados, oferecem apoio para suas expectativas pessoas em clima de comunicação aberta. Considera sua interação com o grupo.

39 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos 1. Início de estrutura: grau em que o líder define a estrutura, o seu papel e dos subordinados no alcance dos objetivos do grupo 2. Consideração: grau em que o líder atua de maneira amigável, apoio, buscando o bem-estar dos subordinados, aceitando sugestões deles, tratando- o de igual para igual

40 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Enquanto Kurt Lewin estudava os dois estilos acima, Rensis Likert na universidade de Michigan sugere o estilo voltado à produção que foi considerado autocrático e o estilo voltado para consideração denominado de democrático

41 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Bryman: sugere em suas pesquisas que os líderes do tipo Consideração oferecem um ambiente agradável a seus subordinados, mas são vistos como menos eficazes. Por outro lado, os líderes que enfatizam atividades de Estruturação da tarefa, reduzem os níveis de satisfação no trabalho, mas são vistos como mais eficazes por seus superiores

42 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Exemplos do comportamento de Consideração: Fazer favores pessoais aos subordinados, ouvir problemas deles, ir a luta por eles, consultá-los antes de prosseguir, aceitar sugestões e tratá-los como iguais

43 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Exemplos comportamentos Início da estrutura: criticas trabalhos malfeitos, enfatizar importância dos cargos, designar subordinados para tarefas, manter padrões de desempenho definidos, subordinados sigam seus padrões de procedimento, oferecer novas soluções problemas, coordenar as atividades dos subordinados, e observar se eles estão trabalhando no limite de suas capacidades

44 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Rensis Linkert ao mesmo tempo, denomina os dois estilos de liderança: 1. Orientado para o empregado(democrática) e 2.orientado para a produção (autocrata, sendo cada um desses o extremo do grau de participação e envolvimento do funcionário, desde sua consulta e participação até onde ele é indicado a fazer uma tarefa sem conhecer as razões e porquês. Suas conclusões apontam que os líderes democráticos são melhores avaliados

45 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Likert propõe estilos de liderança que vão do sistema 1: a qual o seguidor não tem participação alguma nas decisões até o Sistema 4 : no qual a participação dele é integral. Programas de treinamento e preparação de líderes foram surgindo: preparar os líderes é mais importante do que somente o treinamento para operar o maquinário (técnico). Líderes são muito importante para se restringir ao RH

46 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Líderes eficazes conseguem ser altamente avaliados nas duas dimensões: Pessoas e Trabalhos.

47 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos O seguidor é um dos elementos decisivos para avaliar a credibilidade e eficácia do líder e a favorabilidade da interação entre os dois

48 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos A favoridade envolve 3 aspectos principais: 1. o tipo de relacionamento entre o líder e seus seguidores; 2. A posição de poder (menos importante) 3. A estrutura da tarefa.

49 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Seguidor passa a ser considerado não mais como passivo e submisso influência do líder O estilo comportamental do seguidor tem poder de afetar a eficácia da ação do líder

50 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos A participação dos liderados auxilia na melhora da qualidade decisória, maior aceitação das decisões, melhor compreensão de todos sobre a implementação das decisões. Auxilia também no desenvolvimento das habilidades da tomada de decisões, enriquecimento dos cargos e maior facilidade na resolução de conflitos. Estilo de Administração participativa é considerado por muitas correntes como o melhor estilo para liderar independente da situação

51 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Outra Tipologia de estilos comportamentais (Erich From) chama-se LIFO (Life Orientation), descreve 4 principais orientações para retratar Estilos de liderança: 1. Orientação receptiva: de aceitação. Estilo dá e apoia. Motivação: Participação 2. Orientação Exploradora: que assume o comando. Estilo Toma e controla. Motivação: Mostrar-se competente

52 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos 3. Orientação acumuladora: de preservação. Estilo Mantem e conserva. Manter uma situação e sua continuidade 4. Orientação de marketing: trocas sociais. Estilo Adapta e negocia. Motivação: Conciliar pontos de vistas aparentemente antagônico e a harmonia social As pessoas possuem os 4 estilos ao mesmo tempo, o que diferencia é a ordem de suas ênfases

53 Teorias de Liderança: A teoria dos estilos Essa teoria sugere que conhecendo o seu estilo, a pessoa se construa a partir dos pontos fortes dele e não devem se preocupar com o que não são seus pontos fortes para não desperdiçar tempo precioso tentando ser alguem diferente. – Visão otimista a respeito de seus próprios recursos. No Brasil: LIFO é conhecido como LEMO (Levantamento de Estilos Motivacionais). Cada estilo tem uma escolha motivacional própria

54 Referência Resumo elaborado pelo professor Fabrício Diniz Pinto, baseado na capítulo 1 do livro: BERGAMINI, Cecília Whitaker. Liderança. 2ª Ed. São Paulo: Atlas 2009 (p.1-63)


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