A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ricardo de Macedo Graduando em Tecnólogo em Web Designer pela Universidade Braz Cubas www.visionid.com.br/blog ricardo@visionid.com.br prof.ricardo@visionid.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ricardo de Macedo Graduando em Tecnólogo em Web Designer pela Universidade Braz Cubas www.visionid.com.br/blog ricardo@visionid.com.br prof.ricardo@visionid.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Ricardo de Macedo Graduando em Tecnólogo em Web Designer pela Universidade Braz Cubas twitter.com/ricmacedos f.: Ricardo de Macedo –

2 Uma guerra sempre avança a tecnologia, mesmo sendo guerra santa, quente, morna ou fria
Renato Russo (1960 – 1996)

3

4 ... Depois 2 novas que acabaram com um Guerra
Bomba em Hiroshima Bomba em Nagasaki Agosto 1945 Agosto 1945 ... Depois 2 novas que acabaram com um Guerra

5 Que desencadeou a GUERRA FRIA

6 Como se proteger de ataques nucleares ? ? ?
Teste da Bomba Atômica no Atol de Bikini (EUA) Teste da Bomba Atômica em Semipalatinsk (URSS) Teste da Bomba H em Semipalatinsk (URSS) Teste da Bomba H, no Atol de Eniwetok (EUA) Como se proteger de ataques nucleares ? ? ?

7 SAGE – Semi-Automated Ground Environment
27 Centros Operando 24h/dia Construído pela IBM nos anos 50, o SAGE (Semi-Automatic Ground Environment ou Ambiente Terrestre Semi-Automático) era o modelo de computador usado pelo sistema de defesa aéreo dos Estados Unidos. Ele consistia de 27 centros espalhados pelo país, pesava mais de 250 toneladas e ocupava o espaço de 1 Acre (algo em torno de 4000 metros quadrados). O sistema era responsável por controlar e monitorar todo o espaço aéreo dos Estados Unidos, identificando quando algum objeto não identificado entrava em curso. Usando apenas botões, o sistema poderia ainda enviar um contra ataque ao alvo, interceptando qualquer ameaça ao país durante a guerra fria. Cada um com 100 operadores

8 Avanços tecnológicos O SAGE trouxe uma série de inovações que abasteceram a nascente indústria da informática norte-americana: • Multiprocessamento • Sistema de tempo compartilhado (timesharing) • Processamento distribuído • Memória de núcleos magnéticos • Modem (conversão Analogico/Digital) • Gerenciamento de banco de dados em tempo real • Terminais gráficos interativos e Light pen • Redes • Correção automática de erros • I/O “bufferizado” • Engenharia de Software (500 mil linhas de código) • Alta disponibilidade Os mísseis balísticos intercontinentais tornaram o SAGE obsoleto no momento em que ficou totalmente pronto (1962);

9 A largada da Corrida Espacial
A União Soviética lançou em 1957 os satélites Sputnik 1 e 2

10 Dez instituições inicialmente agraciadas.
Foi criada a ARPA e, dentro desta, a divisão IPTO (Information Processing Techniques Office). Incentivo a pesquisa em tecnologias de computadores – redes, sistemas multiusuário (timesharing), interfaces homem-máquina, etc., estendendo a experiência feita no SAGE; Dez instituições inicialmente agraciadas. A DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) foi criada em fevereiro de 1958 (como ARPA) por militares e pesquisadores americanos sob a supervisão do presidente Eisenhower, numa reação dos EUA à vitória tecnológica da então União Soviética com o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik. O nome original era apenas ARPA (Advanced Research Projects Agency, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), mas foi alterado para DARPA (de Defesa) em março de Voltou a ser ARPA novamente em fevereiro de 1993, e depois foi alterado de novo para DARPA em março de 1996 O objetivo original da agência era manter a superioridade tecnológica dos EUA e alertar contra possíveis avanços tecnológicos de adversários potenciais. Esse objetivo evoluiu com o tempo, e hoje também inclui criar surpresas tecnológicas para os inimigos dos EUA. A agência é independente, com cerca de 240 funcionários e um orçamento de 3,2 bilhões de dólares, e se reporta diretamente ao Departamento de Defesa. O IPTO iniciou em 1966 o projeto ARPANET, para otimizar os recursos computacionais, caros e escassos.

11 3 anos e alguns US$ milhões depois...

12 A expansão da ARPANET Em setembro de 1971 havia 18 pontos da rede ARPANET, que era uma rede de mainframes. Antes de 1980 já haviam dezenas de computadores na ARPANET, em diversas localidades nos EUA (+Inglaterra e Noruega)


Carregar ppt "Ricardo de Macedo Graduando em Tecnólogo em Web Designer pela Universidade Braz Cubas www.visionid.com.br/blog ricardo@visionid.com.br prof.ricardo@visionid.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google