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Apresentação dos resultados/2007. SAERS Avaliação externa do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio Projeto Piloto para Alfabetização.

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1 Apresentação dos resultados/2007

2 SAERS Avaliação externa do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio Projeto Piloto para Alfabetização de Crianças com 6 e 7 Anos

3 Sistemas de avaliação educacional em larga escala Finalidade produzir um diagnóstico sobre a realidade educacional identificar os fatores explicativos do desempenho escolar orientar a formulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a eqüidade e a qualidade da educação dar publicidade aos resultados prestando contas à sociedade

4 SAERS Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul Em 2005, 2ª série / 3º ano e 5ª série / 6º ano do ensino fundamental – 75 Municípios e duas CRE's Em 2007, 2ª série / 3º ano e 5ª série / 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do médio – censitário na rede estadual e adesão de Municípios e escolas privadas – foram avaliados alunos, destes da rede estadual Língua Portuguesa e Matemática – leitura, escrita e resolução de problemas Questionários dos alunos, professores e diretores

5 Composição do teste de proficiência 2ª série EF Cada teste de 4 blocos de 7 itens 49 itens L.P. 49 itens Mat. 7 blocos de 7 itens Cada teste de 2 blocos de 7 itens Ditado de frases

6 Composição do teste de proficiência 5ª série EF 70 itens L.P. 7 blocos de 10 itens Cada teste de 2 blocos de 10 itens 70 itens Mat. 7 blocos de 10 itens Cada teste de 2 blocos de 10 itens Caderno de teste: 4 blocos de 10 itens

7 Composição do teste de proficiência - 1º ano EM 91 itens L.P. 91 itens L.P. 7 blocos de 13 itens 2 blocos de 13 itens 91 itens Mat. 91 itens Mat. 7 blocos de 13 itens 2 blocos de 13 itens Caderno de teste: 4 blocos de 13 itens

8 ANÁLISE DOS TESTES Os resultados dos testes são analisados utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Esta metodologia leva em consideração três parâmetros: 1)o grau de dificuldade do item; 2) poder de discriminação, que diz respeito à capacidade do item de distinguir alunos de diferentes níveis de proficiência; 3) probabilidade de acerto ao acaso.

9 TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM - TRI Permite: comparar os resultados entre séries (2ª; 5ª; e 1º EM). comparar os resultados ao longo dos anos (SAEB realizado a cada dois anos). realizar diferentes provas entre anos, entre séries e entre alunos de uma mesma série – BIB.

10 Conceitos I Currículo – abrange tudo que ocorre na escola, atividades programadas e desenvolvidas sob sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos na própria escola ou fora dela. Esta concepção está expressa na LDB, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos PCNs. Matriz de referência - formada por um conjunto de descritores, informando as competências e habilidades, associadas a um determinado período de aprendizagem;

11 CONCEITOS II Competências e habilidades pertencem a mesma família conceitual. A diferença é determinada pelo contexto.Uma competência sempre é mais geral em relação à habilidade que ela inclui. Competências - Capacidade de mobilizar conhecimentos, valores, decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. O conhecimento é parte indispensável do que é preciso dominar para ser competente. Habilidades - referem-se ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas, que se transformam em habilidades (Brasil/Mec/INEP/SAEB, 1997)

12 Conceitos III Descritores - explicitam dois pontos básicos do que se pretende avaliar: os conhecimentos e o nível de operação mental necessário para a aprendizagem. Item - unidade de medida de um teste de avaliação em larga escala. Cada item está associado a um único descritor da Matriz de Referência.

13 matriz curricular matriz de referência descritor item

14 Conceitos

15 2ª SÉRIE/3° ANO REDEPREVISTOEFETIVO% Estadual Municipal Particular ª SÉRIE/6° ANO REDEPREVISTOEFETIVO% Estadual ,8 Municipal ,2 Particular ,0 Federal ,2 1° ANO EM REDEPREVISTOEFETIVO% Estadual ,8 Municipal -- Particular ,3 Federal ,3 PARTICIPAÇÃO SAERS/2007 Alunos/Série/Rede

16 PARTICIPAÇÃO SAERS/2007 Alunos/Geral/Estado PrevistoRealizadoPercentual Geral ,0 Rede Estadual ,2 *Redes: Estadual, Municipal, Particular

17 Abrangência SAERS nº alunos avaliados 2005/ ª5ª2ª5ª Geral* Rede Estadual *Redes: Estadual, Municipal, Particular

18 2ª SÉRIE/3° ANO REDELÍNGUA PORTUGUESAMATEMÁTICAALUNOS Estadual Municipal Particular ª SÉRIE/6° ANO REDELÍNGUA PORTUGUESAMATEMÁTICAALUNOS Estadual Municipal Particular Federal ° ANO EM REDELÍNGUA PORTUGUESAMATEMÁTICAALUNOS Estadual Municipal -- Particular Federal PROFICIÊNCIA SAERS/2007- POR REDE

19 PARTICIPAÇÃO SAERS/2007 Alunos/Geral/Estado PrevistoRealizadoPercentual Geral ,0 Rede Estadual ,2

20 Resultados do RS: SAEB 2005 (4ª e 8ª séries e 3º ano/EM) e SAERS 2007 (5ª série e 1º ano do EM) SAEB ª5ª8ª1°3° Língua Portuguesa 183,2202,4239,4249,8276,8 Matemática196,7211,0253,3263,2300,0 SAERS 2007

21 Resultados do RS: Prova Brasil 2005 (4ª e 8ª séries) SAERS 2007 (5ª série) Prova Brasil 2005 – Desempenho RS 4ª e 8ª séries 4ª5ª8ª Língua Portuguesa177,8202,4227,6 Matemática185,3211,0243,7 SAERS ª série

22 Língua PortuguesaMatemáticaNº alunos Rede Estadual 152,3762, PROFICIÊNCIA SAERS/ ª série/3º ano Rede Estadual

23 Língua PortuguesaMatemáticaNº alunos Rede Estadual202,4211, PROFICIÊNCIA SAERS/ ª série/6º ano Rede Estadual

24 Língua PortuguesaMatemáticaNº alunos Rede Estadual249,8263, PROFICIÊNCIA SAERS/ º ano Rede Estadual

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26 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Matrizes de Referência do SAEB Textos dos livros didáticos mais solicitados pelos professores da rede municipal e estadual do RS – PNLDs Textos encaminhado pela Secretaria de Estado da Educação Aspectos multiculturais do RS para contemplar a regionalidade Obs.: Em 2007 uma comissão de professores indicados pela SE, UNDIME/RS e SINEPE/RS acompanhou a elaboração dos testes e questionários. Elaboração dos Itens do SAERS/2005 e 2007

27 Descrição do Nível Item Quadro de Percentual de Acerto por Opção de Resposta Análise do Item

28 Itens de Língua Portuguesa

29 ABCDBrancos e nulos 4,5%86%5%3%1,5% 100 a 125 Leitor Rudimentar Português 2ª/3º pág. 47

30 Nível na Escala de Proficiência em Língua Portuguesa Até 100 pontos De 100 a 125 De 125 a 175 Acima de 175 Média das Notas no Ditado57,

31 ABCDBrancos e nulos 10%3%80%6%1% 175 a 200 Leitor Ativo Português 5ª pág. 42

32 ABCDBrancos e nulos 74,2%8,5%6,1%4,6%0,6% 250 a 275 Leitor Interativo Português 1º Médio pág. 49

33 Itens de Matemática

34 ABCDBrancos e nulos 2,5%5%86,5%5%1% 675 a 725 Matemática 2ª/3º pág. 73

35 ABCDBrancos e nulos 4%3%16%76%1% 725 a 750 Matemática 2ª/3º pág. 75

36 ABCDBrancos e nulos 1% 11%86%1% abaixo de 175 Matemática 5ª pág. 38

37 ABCDBrancos e nulos 76%9% 6%0% erro ao somar calculou a área da figura calculou a área do retângulo 8 x a 200 Matemática 5ª pág. 44

38 ABCDBrancos e nulos 6%74%12%8%1% 200 a 225 Matemática 1° Médio pág. 37

39 Escala de Proficiência

40 Quadro comparativo Médias comparadas Proficiência em Língua Portuguesa

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42 Utilização dos resultados Foco para o Gestor Utilizar os resultados obtidos por sua escola para diagnosticar os aspectos que necessitam de intervenções/investimento pedagógico; Usar o diagnóstico como base do planejamento da escola; Envolver toda a comunidade escolar na discussão dos resultados e das proposições para melhoria do desempenho.

43 Projeto de Alfabetização Início: 2007 Abrangência: 550 turmas de escolas municipais e estaduais Objetivo: construir matriz de competências e habilidades cognitivas em Leitura/Escrita e Matemática a serem desenvolvidas com alunos de seis anos no EF de nove anos

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45 Desenvolvimento do Projeto Participaram três instituições com reconhecimento em âmbito nacional e comprovada competência na área da educação, especialmente, na área da alfabetização e capacitação de professores. Instituto Alfa e Beto/MG Instituto Ayrton Senna/SP Geempa/RS

46 Avaliação Externa Instituição responsável: Cesgranrio/RJ Avaliação Inicial: teste de prontidão Avaliação Final: teste composto por questões sugeridas pelos responsáveis de cada um dos três programas de alfabetização.

47 Interpretação dos resultados AvaliaçãoEscalaNíveis interpretados Leitura/escritaZero a 10040, 50, 70, 80, 90, 100 MatemáticaZero a 10021, 36, 47, 57, 63, 73, 78, 84,89,94

48 Resultados Projeto Alfabetização Acima do nível 80, considerado Bom em Leitura/Escrita, estão 44% dos alunos testados. Acima do nível 73, considerado Bom em Matemática, estão 69% dos alunos testados. TurmasMédia em Leitura/Escrita Média em Matemática Geral62,1475,17 Controle54,4174,83

49 Boletins Projeto do Piloto de Alfabetização


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