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Apresentação dos resultados/2007

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Apresentação em tema: "Apresentação dos resultados/2007"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação dos resultados/2007

2 SAERS Avaliação externa do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio Projeto Piloto para Alfabetização de Crianças com 6 e 7 Anos

3 Sistemas de avaliação educacional em larga escala
Finalidade produzir um diagnóstico sobre a realidade educacional identificar os fatores explicativos do desempenho escolar orientar a formulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a eqüidade e a qualidade da educação dar publicidade aos resultados prestando contas à sociedade

4 SAERS Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul
Em 2005, 2ª série / 3º ano e 5ª série / 6º ano do ensino fundamental – 75 Municípios e duas CRE's Em 2007, 2ª série / 3º ano e 5ª série / 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do médio – censitário na rede estadual e adesão de Municípios e escolas privadas – foram avaliados alunos, destes da rede estadual Língua Portuguesa e Matemática – leitura, escrita e resolução de problemas Questionários dos alunos, professores e diretores

5 Composição do teste de proficiência 2ª série EF
49 itens L.P. 49 itens Mat. 7 blocos de 7 itens 7 blocos de 7 itens Cada teste de 2 blocos de itens Cada teste de 2 blocos de itens Cada teste de 4 blocos de itens Ditado de frases

6 Composição do teste de proficiência 5ª série EF
70 itens L.P. 70 itens Mat. 7 blocos de 10 itens 7 blocos de 10 itens Cada teste de 2 blocos de itens Cada teste de 2 blocos de itens Caderno de teste: 4 blocos de 10 itens

7 Composição do teste de proficiência - 1º ano EM
91 itens L.P. 91 itens Mat. 7 blocos de 13 itens 7 blocos de 13 itens 2 blocos de 13 itens 2 blocos de 13 itens Caderno de teste: 4 blocos de 13 itens

8 ANÁLISE DOS TESTES Os resultados dos testes são analisados utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Esta metodologia leva em consideração três parâmetros: o grau de dificuldade do item; 2) poder de discriminação, que diz respeito à capacidade do item de distinguir alunos de diferentes níveis de proficiência; 3) probabilidade de acerto ao acaso.

9 TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM - TRI
Permite: comparar os resultados entre séries (2ª; 5ª; e 1º EM). comparar os resultados ao longo dos anos (SAEB realizado a cada dois anos). realizar diferentes provas entre anos, entre séries e entre alunos de uma mesma série – BIB.

10 Conceitos I Currículo – abrange tudo que ocorre na escola, atividades programadas e desenvolvidas sob sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos na própria escola ou fora dela. Esta concepção está expressa na LDB, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos PCNs. Matriz de referência - formada por um conjunto de descritores, informando as competências e habilidades, associadas a um determinado período de aprendizagem;

11 CONCEITOS II Competências e habilidades pertencem a mesma família conceitual. A diferença é determinada pelo contexto.Uma competência sempre é mais geral em relação à habilidade que ela inclui. Competências - Capacidade de mobilizar conhecimentos, valores, decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. O conhecimento é parte indispensável do que é preciso dominar para ser competente. Habilidades - referem-se ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas, que se transformam em habilidades (Brasil/Mec/INEP/SAEB, 1997)

12 Conceitos III Descritores - explicitam dois pontos básicos do que se pretende avaliar: os conhecimentos e o nível de operação mental necessário para a aprendizagem. Item - unidade de medida de um teste de avaliação em larga escala. Cada item está associado a um único descritor da Matriz de Referência.

13 matriz curricular matriz de referência descritor item

14 Conceitos

15 PARTICIPAÇÃO SAERS/2007 Alunos/Série/Rede
2ª SÉRIE/3° ANO REDE PREVISTO EFETIVO % Estadual 85853 69482 80.9 Municipal 13937 12642 90.7 Particular 925 890 96.2 5ª SÉRIE/6° ANO REDE PREVISTO EFETIVO % Estadual 110190 91233 82,8 Municipal 16976 14977 88,2 Particular 879 835 95,0 Federal 109 106 97,2 1° ANO EM REDE PREVISTO EFETIVO % Estadual 171570 97498 56,8 Municipal  -- Particular 995 879 88,3 Federal 208 192 92,3

16 PARTICIPAÇÃO SAERS/2007 Alunos/Geral/Estado
Previsto Realizado Percentual Geral 71,0 Rede Estadual 69,2 *Redes: Estadual, Municipal, Particular

17 Abrangência SAERS nº alunos avaliados 2005/2007
Geral* 23.677 23.748 83.014 Rede Estadual 1.865 2.666 69.498 91.233 *Redes: Estadual, Municipal, Particular

18 PROFICIÊNCIA SAERS/2007- POR REDE
2ª SÉRIE/3° ANO REDE LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA ALUNOS Estadual 152.2 762.4 69482 Municipal 153.4 762.8 12642 Particular 191.9 801.3 890 5ª SÉRIE/6° ANO REDE LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA ALUNOS Estadual 202.4 211.1 91233 Municipal 204.1 213.2 14977 Particular 245.6 264.4 835 Federal 259.7 278.9 106 1° ANO EM REDE LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA ALUNOS Estadual 249.8 263.2 97498 Municipal  -- Particular 293.3 321.2 879 Federal 310.3 341.0 192

19 PARTICIPAÇÃO SAERS/2007 Alunos/Geral/Estado
Previsto Realizado Percentual Geral 71,0 Rede Estadual 69,2

20 Resultados do RS: SAEB 2005 (4ª e 8ª séries e 3º ano/EM) e SAERS 2007 (5ª série e 1º ano do EM)
Língua Portuguesa 183,2 202,4 239,4 249,8 276,8 Matemática 196,7 211,0 253,3 263,2 300,0

21 Resultados do RS: Prova Brasil 2005 (4ª e 8ª séries) SAERS 2007 (5ª série)
Prova Brasil 2005 – Desempenho RS 4ª e 8ª séries SAERS ª série Língua Portuguesa 177,8 202,4 227,6 Matemática 185,3 211,0 243,7

22 PROFICIÊNCIA SAERS/2007- 2ª série/3º ano Rede Estadual
Língua Portuguesa Matemática Nº alunos Rede Estadual 152,3 762,4 69.482

23 PROFICIÊNCIA SAERS/2007- 5ª série/6º ano Rede Estadual
Língua Portuguesa Matemática Nº alunos Rede Estadual 202,4 211,1 91.233

24 PROFICIÊNCIA SAERS/2007- 1º ano Rede Estadual
Língua Portuguesa Matemática Nº alunos Rede Estadual 249,8 263,2 97.498

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26 Elaboração dos Itens do SAERS/2005 e 2007
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Matrizes de Referência do SAEB Textos dos livros didáticos mais solicitados pelos professores da rede municipal e estadual do RS – PNLDs Textos encaminhado pela Secretaria de Estado da Educação Aspectos multiculturais do RS para contemplar a regionalidade Obs.: Em 2007 uma comissão de professores indicados pela SE, UNDIME/RS e SINEPE/RS acompanhou a elaboração dos testes e questionários.

27 Quadro de Percentual de Acerto por Opção de Resposta
Descrição do Nível Item Quadro de Percentual de Acerto por Opção de Resposta Análise do Item

28 Itens de Língua Portuguesa

29 A B C D Brancos e nulos 4,5% 86% 5% 3% 1,5% 100 a 125
Leitor Rudimentar Português 2ª/3º pág. 47 A B C D Brancos e nulos 4,5% 86% 5% 3% 1,5%

30 Nível na Escala de Proficiência em Língua Portuguesa
Até 100 pontos De 100 a 125 De 125 a 175 Acima de 175 Média das Notas no Ditado 57,8 67 77 84

31 A B C D Brancos e nulos 10% 3% 80% 6% 1% 175 a 200
Leitor Ativo Português pág. 42 A B C D Brancos e nulos 10% 3% 80% 6% 1%

32 A B C D Brancos e nulos 74,2% 8,5% 6,1% 4,6% 0,6% 250 a 275
Leitor Interativo Português 1º Médio pág. 49 A B C D Brancos e nulos 74,2% 8,5% 6,1% 4,6% 0,6%

33 Itens de Matemática

34 675 a 725 Matemática 2ª/3º pág. 73 A B C D Brancos e nulos 2,5% 5% 86,5% 1%

35 725 a 750 Matemática 2ª/3º pág. 75 A B C D Brancos e nulos 4% 3% 16% 76% 1%

36 abaixo de 175 Matemática 5ª pág. 38 A B C D Brancos e nulos 1% 11% 86%

37 calculou a área da figura
Matemática 5ª pág. 44 erro ao somar calculou a área da figura calculou a área do retângulo 8 x 16 A B C D Brancos e nulos 76% 9% 6% 0%

38 A B C D Brancos e nulos 6% 74% 12% 8% 1% 200 a 225 Matemática 1° Médio
pág. 37 A B C D Brancos e nulos 6% 74% 12% 8% 1%

39 Escala de Proficiência

40 Quadro comparativo Médias comparadas Proficiência em Língua Portuguesa

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42 Utilização dos resultados Foco para o Gestor
Utilizar os resultados obtidos por sua escola para diagnosticar os aspectos que necessitam de intervenções/investimento pedagógico; Usar o diagnóstico como base do planejamento da escola; Envolver toda a comunidade escolar na discussão dos resultados e das proposições para melhoria do desempenho.

43 Projeto de Alfabetização
Início: 2007 Abrangência: 550 turmas de escolas municipais e estaduais Objetivo: construir matriz de competências e habilidades cognitivas em Leitura/Escrita e Matemática a serem desenvolvidas com alunos de seis anos no EF de nove anos

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45 Desenvolvimento do Projeto
Participaram três instituições com reconhecimento em âmbito nacional e comprovada competência na área da educação, especialmente, na área da alfabetização e capacitação de professores. Instituto Alfa e Beto/MG Instituto Ayrton Senna/SP Geempa/RS

46 Avaliação Externa Instituição responsável: Cesgranrio/RJ
Avaliação Inicial: teste de prontidão Avaliação Final: teste composto por questões sugeridas pelos responsáveis de cada um dos três programas de alfabetização.

47 Interpretação dos resultados
Avaliação Escala Níveis interpretados Leitura/escrita Zero a 100 40, 50, 70, 80, 90, 100 Matemática 21, 36, 47, 57, 63, 73, 78, 84,89,94

48 Resultados Projeto Alfabetização
Turmas Média em Leitura/Escrita Média em Matemática Geral 62,14 75,17 Controle 54,41 74,83 Acima do nível 80, considerado Bom em Leitura/Escrita, estão 44% dos alunos testados. Acima do nível 73, considerado Bom em Matemática, estão 69% dos alunos testados.

49 Boletins Projeto do Piloto de Alfabetização


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