A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de computadores Prof. António dos Anjos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de computadores Prof. António dos Anjos"— Transcrição da apresentação:

1 Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Aulas 38 / 39 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos

2 SLIP - Funcionamento Define dois caracteres especiais END (0XC0) e ESC (0xDB); Algoritmo: Começar o envio do datagrama; (poderá ser enviado END no início - FLUSH) Se o datagrama tiver um byte == 0xC0 (END); Então substituir Byte pela sequência de bytes 0xDB,0xDC; Se o datagrama tiver um byte == 0xDB (ESC); Então substituir Byte pela sequência de bytes 0xDB,0xDD; Se o datagrama tiver acabado: Então enviar byte 0xC0 (END). Chama-se Byte-stuffing à substituição dos bytes conflituosos por outra sequência.

3 SLIP - Exemplo Datagrama 0xC0 0xDB 0xDC 0XDD Encapsulamento SLIP

4 SLIP - Exercícios Encapsule os seguintes datagramas (fictícios) num frame SLIP: 0C B 03 0C C0 CC; C0 DB DB C0 C2 87 AA B1 58 C0; CC 0D BB CD EC 00 CC FE FF BA;

5 SLIP - Soluções 0C 12 11 32 00 0B 03 0C C0 CC:
(C0) 0C B 03 0C DB DC CC C0. C0 DB DB C0 C2 87 AA B1 58 C0: (C0) DB DC DB DD DB DD DB DC C2 87 AA B1 58 DB DC C0. CC 0D BB CD EC 00 CC FE FF BA: (C0) CC 0D BB CD EC 00 CC FE FF BA C0.

6 SLIP – Limitações (recordando)
Não possui qualquer mecanismo de detecção e correcção de erros, deixando essa tarefa para as camadas acima; Não tem campo para definir o tipo de protocolo que encapsula, logo só funciona com o protocolo IP; É necessário que ambos os intervenientes conheçam os endereços IP de cada um; Não tem mecanismos de autenticação.

7 PPP – Point-to-Point Protocol
Concebido por W. Simpson em 1992; Descrito no RFC 1661 (actualiza 1548); O protocolo que muito provavelmente o nosso modem utiliza para ligação ao ISP; Tem os mesmos objectivos base do SLIP (ligações ponto-a-ponto); Assim como no SLIP assume-se que os pacotes são entregues ordenadamente; Soluciona os problemas existentes no SLIP.

8 PPP – Point-to-Point Protocol
Tem três componentes principais: Mecanismo de encapsulamento de datagramas de protocolos diferentes; Um protocolo de controlo de ligação (LCP) para o estabelecimento, configuração e teste da ligação; Uma família de protocolos de controlo de rede (NCP) para a configuração dos protocolos da camada de rede.

9 LCP – Link Control Protocol
Mecanismo oferecido pelo PPP para se tornar mais versátil e “portável” para um grande número de ambientes; Utilizado para: Negociação automática das opções do formato de encapsulamento; Lidar com as variações dos tamanhos dos pacotes; Resolução de erros de ligação devido a má configuração; Autenticação da identidade do “peer” na ligação; Determinação do estado de funcionamento da ligação; Término da ligação.

10 NCP – Network Control Protocol
Conjunto de protocolos que permitem: A configuração e gestão do endereçamento IP; Configurar os protocolos da camada de Rede de acordo com as necessidades.

11 PPP - Frame Cada frame começa e termina sempre com a “flag” 0x7E;
Addr Control Protocolo … Informação … CRC 7E FF 03 1 byte 2 bytes até 1500 bytes Cada frame começa e termina sempre com a “flag” 0x7E; O campo “address” é sempre 0xFF; O campo “control” é sempre 0x03; O campo “protocolo” define o protocolo encapsulado; O campo “informação” é o espaço para o datagrama; O campo CRC contém um valor que serve para a verificação de erros.

12 PPP – Byte especial 0x7E Serve para iniciar e finalizar o frame PPP;
Se o datagrama contiver o byte 0x7E, então: Substituir pela sequência 0x7D5E; Se o datagrama contiver o byte 0x7D, então: Substituir pela sequência 0x7D5D; Esquema similar ao do protocolo SLIP.

13 PPP – Campo “protocolo”
Exemplos de valores que pode tomar o campo “protocolo”: 0x0021 – IP; 0xB021 – NCP; Protocolos de controle de ligação de dados: 0xC021 – LCP; 0xC023 – PAP – Password Authentication Protocol; 0xC223 – CHAP – Challenge Authentication Protocol.

14 PPP – Vantagens sobre o SLIP
Suporta vários tipos de datagramas, não apenas os datagramas IP; CRC em cada frame; Negociação dinâmica do endereço IP (usando o NCP); Compressão dos cabeçalhos das camadas superiores (IP + TCP); Protocolo de controle de ligação (LCP) para a negociação de várias opções ao nível da ligação de dados; DESVANTAGEM??? Cabeçalho maior.


Carregar ppt "Redes de computadores Prof. António dos Anjos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google