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Tipos de Pesquisa.

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Apresentação em tema: "Tipos de Pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Pesquisa

2 Tema Problema de pesquisa Hipótese Objetivo
Infecção Hospitalar Quais são os fatores de risco para infecção hospitalar em recém nascidos? Quanto maior o tempo de internação maior o risco de infecção Verificar se o tempo de internação é fator de risco para infecção hospitalar em recém nascidos Qualidade de vida do trabalhador Qual o nível de stress de profissionais da enfermagem O nível de stress dos profissionais de saúde é alto Medir o nível de stress de profissionais de saúde

3 Material e Métodos Amostra Quem é a população de interesse?
Onde pretendo abordá-la? Como obter uma amostra? Delineamento Tipo de Pesquisa: Objetivos e procedimento Coleta dos dados Quais instrumentos serão utilizados? Observação direta/indireta Entrevistas questionários

4 Fontes úteis: (FAPESP – artigos e textos completos em Português) – Consulta e obtenção de cópias de dissertações e teses. Inglês. – mecanismo de metabusca que vai percorrer vários sites de busca em Português

5 Obtenção de material COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica.
Após cadastro no sistema o aluno pode requerer cópias de artigos, revistas, teses, etc (precisa da referência), preenche um formulário, paga antecipadamente uma taxa e aguarda o recebimento.

6 Experimental O pesquisador é um agente ativo e não mero observador pois manipula variáveis independentes Determina um objeto de estudo seleciona as variáveis que pode influenciá-lo define as formas de controle e observação das variáveis Observa os efeitos da apresentação ou da retirada destas variáveis no fenômeno estudado.

7 Problema de Pesquisa: O consumo diário de berinjela produz redução na taxa de colesterol de adultos obesos? Hipótese: A berinjela é um alimento com propriedades capazes de provocar redução do colesterol Objetivo: Verificar se o consumo diário de berinjela produz redução na taxa de colesterol de adultos obesos. A Pesquisa: Criação de dois grupos formados por homens com idades entre 40 e 50 com altas taxas de colesterol. Um grupo consome diariamente berinjela e o outro não, ambos são acompanhados durante 6 meses. Após este período as taxas de colesterol são novamente medidas.

8 Ex-Post Facto (a partir do fato passado)
Seu objetivo é o mesmo da pesquisa experimental mas, aqui, o fenômeno já ocorreu, os fatos são espontâneos e não provocados pelo pesquisador.

9 Se em determinada região existem duas cidades com características semelhantes e numa delas se instala uma indústria. As modificações observadas na cidade após este fato serão atribuídas a presença da indústria , já que este constitui o único fator relevante presente em uma cidade e não na outra.

10 Estudo de campo Observação direta/indireta de um fenômeno dentro de um determinado contexto. Pode ser individual, em grupo, em laboratório ou na vida real. Vantagens: econômico pois pode ser realizado somente pelo pesquisador. Desvantagens: a escolha do comportamento que será observado já que observadores humanos não podem prestar atenção em 20 ao mesmo tempo, a presença de um observador altera o comportamento do observado, dados observados por um único observador podem ser analisados de maneira enviesada.

11 Problema de pesquisa: Crianças que tem irmão estudando na mesma sala tem mais facilidade de estabelecer relações de amizade do que as que não tem? Hipótese: A presença de um irmão na mesma sala não interfere na socialização de crianças em idade pré escolar. Objetivo: Verificar se crianças que tem irmão estudando na mesma sala tem mais facilidade de estabelecer relações de amizade do que as que não tem. A Pesquisa: Será instalada uma micro câmera na sala e as imagens serão analisadas posteriormente.

12 Levantamento Interrogação direta de pessoas para descobrir opiniões, sentimentos e atitudes frente a um determinado assunto. Uso de questionários, entrevistas ou formulários. Vantagens: Pode ser realizadas com todos os segmentos da população,Conhecimento direto da realidade (????) Desvantagens: Comportamento verbal- os dados baseiam-se na percepção das pessoas sobre algo e podem ser distorcidos e/ou pouco precisos.

13 Problema de pesquisa: Propagandas que relacionam natureza com a beleza feminina são mais bem vistos pelas mulheres do que as outras campanhas? Hipótese: Relacionar a beleza feminina com a natureza estabelece uma relação entre beleza e saúde e isso aumenta o consumo destes produtos. Objetivo: Verificar se propagandas que relacionam natureza com a beleza feminina são mais bem vistos pelas mulheres do que as outras campanhas A Pesquisa: Mulheres com idades entre 20 e 40 anos serão abordadas em um shopping e responderão um questionário com 5 perguntas fechadas.

14 Quantitativa Qualitativa
Objetivo Subjetiva Testa a teoria Desenvolve a Teoria Mensura Interpreta Testa Hipóteses Gera questões para Pesquisa Estabelece relações Descreve significados Busca generalizações Busca Particularidades

15 Qualitativa Quantitativa
Amostra O número de entrevistados é pequeno Não há preocupação generalizar os resultados para a população. Número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados,. Generalização dos resultados para a população representada. Questionário Informações coletadas por entrevistas e as opiniões dos participantes são analisadas. As informações são colhidas por meio de questionários estruturados com perguntas claras e objetivas. Relatório Destaca comentários e frases mais relevantes. Destaca tabelas com percentuais e gráficos

16 Conclusão De maneira sucinta, em pesquisas qualitativas o importante é o que se fala sobre um tema e em pesquisas quantitativas o importante é quantas vezes se fala. oferecem perspectivas diferentes, mas não são opostas. Os dois tipos de pesquisa se complementam para responder um problema de Pesquisa.

17 Instrumentos Questionários Entrevistas

18 Questionários Vantagens: Abrange grande número Anonimato
não há a interferência do pesquisador Menos intimidação As questões podem ser abertas e/ou fechadas

19 Questionário – Tipos de perguntas
Abertas O participante deve responder a uma pergunta com a suas próprias palavras Coleta de informações mais completas mas dificultam a análise de uma grande quantidade de informações Fechadas O participante deve escolher uma resposta dentre um número de alternativas. Facilitam a análise dos dados.

20 Princípios gerais para elaborar questionários
Devem tornar a participação o mais fácil e simples possível Não devem conter questões com possíveis interpretações diferentes Use modelos

21 Roteiro de perguntas Iniciar com instruções claras
Perguntas mais importantes primeiro Perguntas só relacionadas com o problema de pesquisa, Única interpretação Não devem sugerir uma resposta Número limitado Iniciar com perguntas mais simples Evitar perguntas que provoquem respostas socialmente indesejáveis Evitar “o que você pensa a respeito”, “na sua opinião”pois provocam fuga

22 Você já teve depressão? Sim / não
Foi diagnosticada por um médico? s/ não Tomou medicação? Sim/não Quanto tempo durou a sua depressão: ( )Alguns dias ( ) 1 semana ( ) 2 semanas ( ) De 2 a 3 semanas ( ) De 3 a 5 semanas ( ) Mais de 2 meses ( ) Mais de 1 ano O que você sabe sobre a sua doença? Quem é DEUS para você?


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