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UMA ALTERNATIVA PARA O NOVO BRASIL

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Apresentação em tema: "UMA ALTERNATIVA PARA O NOVO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 UMA ALTERNATIVA PARA O NOVO BRASIL
PROJETO TAM UMA ALTERNATIVA PARA O NOVO BRASIL ANDREI ORZAKAUSKAS DIOGO TAMURA DUNCAN EGGER KARINA YOSHIMURA LUÍS MADEIRA RODRIGO PASSEIRA

2 DIAGNÓSTICO DA EMPRESA
POLÍTICA Regras impostas pelo comandante Rolim: “O cliente sempre tem razão” “Se o cliente alguma vez estiver errado, releia a primeira regra” VISÃO “Trabalhar com espírito de servir faz as pessoas mais felizes” MISSÃO “Ser a companhia preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade ”

3 OBJETIVOS TAM MANTER A LIDERANÇA NO MERCADO DOMÉSTICO DE PASSAGEIROS VISANDO ALTOS ÍNDICES DE RENTABILIDADE SERVIÇO Foco no espírito de servir, atendimento e diferenciação do serviço TÉCNICO OPERACIONAL Foco na segurança, qualidade de operação e eficiência técnico-operacional GESTÃO Foco nas melhores pessoas, mais motivadas, cultura do alto desempenho, de eficiência e custos controlados, processo de orçamento eficaz elevada utilização de capital, centros de excelência e conceito de parceiros de negócios.

4 FATORES MACROAMBIENTAIS
ELEMENTRO PRÉ-DETERMINADO INCERTEZA CRÍTICA IMPACTO GRAU DE INCERTEZA MAIOR MENOR S A E P T P POLÍTICA E ECONOMIA S SOCIEDADE T TECNOLOGIA A MEIO AMBIENTE

5 FATORES MACROAMBIENTAIS
Aceleração do crescimento do PIB brasileiro de 7,5% em 2010 aumento de consumo das famílias redução das taxas de desemprego expansão de políticas de crédito Desconcentração regional do crescimento econômico brasileiro irradiado em todas as direções do território (ii) Desconcentração da renda e evolução da situação econômica tanto das classes menos, quanto das mais favorecidas Sólido crescimento da economia brasileira; Deterioração das expectativas em relação ao que se pode esperar em termos de evolução econômica global no curto prazo A intensidade e velocidade e intensidade das modificações / medidas macro econômicas adotadas pelo governo passa a ser o foco principal de atenção dos agentes econômicos

6 FATORES MACROAMBIENTAIS
EXPECTATIVAS O Brasil sediará nos próximos anos dois eventos de caráter global que vão exigir considerável investimento público em decorrência de compromissos assumidos: (a) Estádios; (b) Estrutura Hoteleira; (c) Infra Estrutura de Transportes e Logística (ii) O Brasil encontra-se em processo ativo de expansão de sua capacidade energética investindo na construção de enormes usinas Hidrelétricas em locais relativamente remotos do país; Necessidade de aumentar a eficiência e a capacidade logística de transportes de pessoas(transporte aéreo de passageiros), para dar vazão às demandas por movimentação interna no país. A infraestrutura de aeroportos no país está defasada e os gargalos são inúmeros

7 FATORES MICROAMBIENTAIS
SWOT Forças Marca “top of mind” no setor aéreo Programa Fidelidade Abrangência no pacote de serviços Excelência na qualidade do serviço Fraquezas Percepção de qualidade não percebida pelos consumidores Preço superior que a concorrência Insegurança dos consumidores, causados pelo acidentes ocorridos Oportunidades Aumento da Classe C Novos modelos de negócios Tecnologia em constante desenvolvimento Ameaças Novos entrantes no mercado, como Avianca, WebJet e Azul Fornecedores com alto poder de barganha Preços baixos praticados pela concorrência em alguns trechos

8 FATORES MICROAMBIENTAIS
5 Forças de Porter

9 Neste contexto, milhares de passageiros são mal atendidos diariamente e, em diversos casos, submetem-se a um calvário para conseguir se locomover e, aí, se insere nossa ideia de alteração do plano de negócios da TAM.

10 MODELO ATUAL Hoje, se desejássemos ir à Belo Horizonte seria necessário: (1) preparar nossas malas; (2) chamar um taxi com horário marcado (custo médio de taxi em São Paulo para ir à Congonhas 60 reais); (3) transportar a mala até o taxi; (4) sacar a mala do taxi e levar para o embarque; (5) pegar a mala da esteira quando chegamos ao destino; (6) carregar a mala até o terminal de taxis; (7) contratar um taxi para nos levar ao destino considerando os valores abusivos cobrados por este serviço nos aeroportos

11 NOVO MODELO DE NEGÓCIOS
Mudar o foco da TAM de uma empresa de aviação capaz de oferecer passagens aéreas a seus passageiros para uma empresa de logística de pessoas capaz de oferecer soluções integrais e eficientes aos consumidores que desejam se deslocar de suas casas à determinado endereço no destino, a um preço inferior e de maneira mais confortável do que se o consumidor contratasse cada um dos trechos de transporte de diferentes prestadores de serviço.

12 IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADE
Entendemos que a TAM poderia se beneficiar de uma mudança em seu foco de atuação para: i) Ganhar mercado; ii) Atender de maneira mais satisfatória a seus consumidores; iii) Aumentar sua margem de lucratividade; iv) Reduzir a taxa de consumo de recursos não renováveis envolvido no transporte de pessoas; e v) Reduzir a demanda por taxis nos aeroportos já incompatível com a oferta, notadamente em São Paulo.

13 PROPOSTA DE OPERAÇÃO NOVO MODELO

14 DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO (1) o passageiro contrata o deslocamento do ponto de origem até o ponto de destino; (2) no dia anterior sua mala é recolhida no local apontado pelo cliente para retirada e embarcada pela própria companhia aérea, no mesmo momento o passageiro decide se deseja que a entrega da sua mala no destino seja feita no aeroporto, tal e qual ocorre hoje, ou no próprio destino; (3) em horário marcado o passageiro é buscado por um transporte coletivo disponibilizado pela companhia aérea (van da tam); (4) na própria van, por terminal remoto, a companhia aérea efetua o checkin caso seja do interesse do passageiro; (5) o passageiro é entregue no aeroporto já pronto para viajar; (6) após o pouso o passageiro ou retira a bagagem na esteira ou segue diretamente para o transporte coletivo disponibilizado pela companhia aérea (van da tam); (7) Caso tenha sido a opção do passageiro que a bagagem fosse entregue pela Tam a mesma se encarrega de entregar a bagagem no destino escolhido.

15 EXPECTATIVAS DO NEGÓCIO
A operacionalização deste modelo alternativo permitiria à TAM: atender melhor a seus clientes simplificando suas vidas; e capturar valor à montante. Neste cenário, se o serviço logístico integral custasse ao passageiro 90 reais adicionais, a economia para o passageiro seria de aproximadamente R$ 30,00 Modelo atual: passagem + taxis = R$220,00 Novo modelo: serviço de logística integral = R$190,00.

16 CONSIDERAÇÕES Com a concentração do transporte dos passageiros nas vans (ou eventualmente pequenos ônibus) teríamos também os seguintes efeitos positivos: Imensa redução na emissão de CO2; Redução do trabalho e desconforto dos passageiros em trânsito; Diminuição da demanda por taxis nos aeroportos (hoje é quase impossível não ficar na fila em horários de pico); Outras.

17 PESQUISA QUANTI

18 PESQUISA QUANTI

19 PREMISSAS

20 DEMANDA

21 DEMANDA

22 OPÇÃO 1 – FROTA TERCEIRIZADA

23 OPÇÃO 2 – ALUGUEL DA FROTA

24 OPÇÃO 3 – COMPRA DA FROTA

25 FLUXO MENSAL – OPÇÃO 3

26 RESULTADO

27 OBRIGADO!


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