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SEBRAE 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br Contexto Estratégico Atuação das Lideranças para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas.

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1 SEBRAE / Contexto Estratégico Atuação das Lideranças para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas

2 SEBRAE / GEM 2010 Global Entrepreneurship Monitor (Monitor Global do Empreendedorismo)

3 SEBRAE / Taxa de Empreendedorismo (TEA) – Brasil 2010

4 SEBRAE / Histórico Oportunidade x Necessidade

5 SEBRAE / Perfil do empreendimento inicial – Brasil Valor do investimento% Menos de R$ 2 mil18,4% De R$ 2 mil a R$ 10 mil39,6% De R$ 10 mil a R$ 30 mil23,1% Acima de R$ 30 mil18,9% 58%

6 SEBRAE / Razão para Empreender

7 SEBRAE / Taxa de Sobrevivência Micro e Pequenas Empresas Brasil Outubro/2011 7

8 SEBRAE / Nova Metodologia: Erro ZERO Taxa de Sobrevivência de 2 anos – Até dezembro/2008 Estabelecimentos do tipo Matriz Não agrícola Não estrangeiro Atividades mercantis (ex. não inclui Administração Pública) Antiga MetodologiaNova Metodologia Pesquisa de campo com empresasAnálise do cadastro de empresas da Receita (censo) Entrevista com empresáriosProcessamento de base de dados Amostra (2 mil a 10 mil/ano)Universo total de empresas (próximo a 500 mil/ano) Cadastro (diversos)Cadastro da Receita Federal Possui margem de erroMargem de erro zero Conferência em 4 bases cadastrais 8 Origem 2005 Cadastros Origem 2006 Cadastros

9 SEBRAE / Resultados – MPE no Brasil Taxa de Sobrevivência 2 anosTaxa de Mortalidade 2 anos Fonte: Sebrae-NA

10 SEBRAE / Taxa de Sobrevivência 2 anos - Setores Fonte: Sebrae-NA 10

11 SEBRAE / Taxa de Sobrevivência 2 anos - Regiões Fonte: Sebrae-NA (MPE constituídas em 2006) 11

12 SEBRAE / Taxa de Sobrevivência 2 anos Regiões e Setores NorteNordeste Sudeste SulCentro-OesteBRASIL Indústria 66,7%71,8% 79,6% 73,9%68,7% 75,1% Comércio69,4%72,6%77,0%72,2%69,4%74,1% Serviços60,1%62,2%75,6%70,8%66,8%71,7% Construção Civil54,8%60,8%70,9%65,4%64,1%66,2% TOTAL66,0%69,1% 76,4% 71,7%68,3%73,1% 12 Fonte: Sebrae-NA (MPE constituídas em 2006)

13 SEBRAE / Taxa de Sobrevivência 2 anos Unidades da Federação 13 Fonte: Sebrae-NA (MPE constituídas em 2006) 10 Estados acima da média nacional

14 SEBRAE / 18 Estados melhoraram taxa 1 manteve a taxa Somente 8 caíram Fonte: Sebrae-NA 14 UF Empresas constituídas em 2005 Empresas constituídas em 2006 RR73,7%78,8% PB77,0%78,7% CE77,9%78,7% MG76,4%77,9% SP74,4%77,0% DF72,6%75,0% PI74,1%74,6% AL72,4%74,5% RO75,5%73,9% ES71,9%73,1% RS71,3%72,9% SC71,5%72,6% RJ73,5%72,2% AP67,7%71,5% MA67,9%70,8% TO67,1%70,0% PR68,6%69,7% SE67,8%68,3% BA69,0%67,8% GO68,1%67,6% MS65,4%66,7% MT63,6%65,1% PA64,8%64,4% RN62,6%62,1% AC59,8% AM59,5%58,8% PE62,9%58,2% Evolução da Taxa de Sobrevivência 2 anos

15 SEBRAE / Comparações internacionais Taxa de Sobrevivência 2 anos Países monitorados pela OECD + Brasil (origem 2005) Fonte: Sebrae-NA e OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) Nota: MPE constituídas em

16 SEBRAE / Avaliação do MEI Reflexão Estratégica

17 SEBRAE / Como aprendeu a atividade Fonte: Sebrae.

18 SEBRAE / Principal ocupação antes de ser EI Fonte: Sebrae.

19 SEBRAE / Escolaridade Fonte: Sebrae.

20 SEBRAE / Principal motivo para a formalização Fonte: Sebrae.

21 SEBRAE / Como se formalizou Fonte: Sebrae.

22 SEBRAE / Recomendaria a formalização como EI? Fonte: Sebrae.

23 SEBRAE / Pretende virar microempresa? Fonte: Sebrae.

24 SEBRAE / CONTEXTUALIZAÇÃO (Análise Estratégica) Brasil, Governo e Pequenos Negócios: o Ampliação do universo de empresas pelo crescimento da economia, facilidade de entrada e da formalização ; o Deficiência gerencial e de acesso as recursos - reduzida competitividade empresarial; o Baixa organização associativa e cooperativa - reduzida competitividade estrutural; o Ambiente de negócios ainda complexo e oneroso – baixa competitividade sistêmica

25 SEBRAE / Empreendedores Individuais –Lei Complementar n o 128/2008 Empresas –Microempresas –Pequenas Empresas –Produtores Rurais Com registro próprio nos órgãos reguladores estaduais e/ou municipais. Potenciais Empresários –Pessoas físicas, com ou sem atividade econômica (negócio próprio). PPA SEBRAE 2012 – 2015 Os Clientes do Sebrae Lei Complementar n o 123/2006

26 SEBRAE / PPA SEBRAE 2012 – 2015 Os Clientes do Sebrae Projeções sobre o universo de clientes Numero de Optantes pelo SIMPLES NACIONAL (efetivo até 2010 e projetado até 2015)

27 SEBRAE / PPA SEBRAE 2012 – 2015 Prioridades Nacionais PÚBLICO-ALVO PRINCIPAL PRIORIDADES CLIENTE AMBIENTE Potenciais empresários Empreendedorismo Ênfase no fomento à formalização Melhoria do ambiente legal Ênfase na implementação efetiva da Lei Geral nos municípios Empresas Competitividade e Sustentabilidade Ênfase em gestão e inovação, através do desenvolvimento e aplicação de produtos, serviços e canais de atendimento adequados a cada segmento. Ênfase na ampliação de oportunidades de negócios gerados a partir de grandes eventos e investimentos (ex: PAC, Copa, Cadeias de valor etc.) INSTITUIÇÃO Clientes e Sociedade Gestão da Organização Ênfase na Qualidade da Gestão

28 SEBRAE / PPA SEBRAE 2012 – 2015 Prioridades Nacionais Contribuir para a formalização de empreendedores, através da disponibilização de mecanismos de apoio ao seu desenvolvimento, promovendo a inclusão produtiva. Aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios dos nossos clientes, através do desenvolvimento e aplicação de produtos, serviços e canais de atendimento adequados a cada segmento, com ênfase em gestão e inovação. Promover o acesso dos clientes do Sebrae às oportunidades de negócios geradas por grandes eventos e investimentos. Consolidar as melhorias no ambiente legal em favor dos nossos clientes, com ênfase na implementação efetiva da Lei Geral nos municípios.

29 SEBRAE / PPA 2012 – 2015 Metas Mobilizadoras Meta Mobilizadora Indicador Metas Propostas Meta 1 Ampliar o número de empresas atendidas pelo Sistema Sebrae Número de empresas atendidas Meta 2 Contribuir para a formalização de empreendedores individuais Número de empreendedores individuais formalizados Meta 3 Ampliar o número de empresas atendidas pelo Sistema Sebrae com soluções específicas de inovação Número de empresas atendidas com soluções específicas de inovação Meta 4 Ampliar o número de pequenas empresas atendidas pelo Sistema Sebrae Número de pequenas empresas atendidas Meta 5 Ampliar o número de municípios com a Lei Geral implementada Número de municípios com a Lei Geral implementada ND

30 SEBRAE / PPA 2012 – 2015 Metas do PPA Meta Mobilizadora Indicador Metas Propostas EI+ME+EPP Meta Mobilizadora 1 Ampliar o número de empresas atendidas Número de empresas atendidas Indicador Institucional Taxa de MPEs atendidas 19,0% 18,4%18,3%18,2%

31 SEBRAE / Reflexão Estratégica Instituições e Serviços de Apoio e Desenvolvimento Empresarial

32 SEBRAE / SEBRAE Visão 2015 Ter excelência no desenvolvimento das MPE, contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, competitivo e sustentável

33 SEBRAE / FATORES E CONDICIONANTES DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL Custo/Preço Qualidade Inovação Marketing * Ação de Modernização Empresarial AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E QUAIFICAÇÃO (ARTICULAÇÃO DE EVENTOS, CAMPANHAS, CAPACITAÇÕS E ASSESSORIAS)

34 SEBRAE / QUESTÕES: Que tipo de atuação nos permitirá alcançar escala e alto impacto no apoio e desenvolvimento das ME EPP e MEI? Estamos preparados e articulados para atuar, com abrangência e consistência, no apoio aos pequenos negócios em todo o País? Qual será o papel das lideranças?

35 SEBRAE / DIMENSÃO ESTRUTURAL Dinâmica da concorrência Escala Cooperação Mercado (tamanho e acesso) * Ação de Associativismo e Integração Setorial FATORES E CONDICIONANTES DA COMPETITIVIDADE AÇÃO DE COOPERAÇÃO (ARTICULAÇÃO DE NÚCLEOS, ARRANJOS E ALINHAMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS)

36 SEBRAE / QUESTÕES: Já dispomos de uma rede de instituições de apoio estruturada, qualificada e integrada para informar, orientar e qualificar as MPE brasileiras, onde e quando necessitarem? Já dispomos da cultura associativa e de redes de cooperação e negócios para integrar e ampliar a competitividade das ME, EPP e MEI? Qual será o papel das lideranças?

37 SEBRAE / DIMENSÃO SISTEMICA Conhecimento Tributação Burocracia Financiamentos Tecnologia Compras Governamentais Marketing Regional FATORES E CONDICIONANTES DA COMPETITIVIDADE AÇÃO DE REPRESENTAÇÃO (ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS E SETORIAIS)

38 SEBRAE / QUESTÕES: Temos do poder público o conhecimento, a estrutura e as medidas necessárias à promoção do ambiente favorável aos pequenos negócios, em especial nos Estados e Municípios? Somos sistemicamente integrados às políticas nacionais (e regionais) de desenvolvimento e às instituições parceiras? Qual será o papel das lideranças?

39 SEBRAE / Sondagem para avaliação – 206 optantes Gráfico 2 – Grau de conhecimento sobre a Substituição Tributária do ICMS Fonte: Sebrae Gráfico 4 – Em que intensidade o pagamento do ICMS substituído ou antecipado está prejudicando a sua empresa?

40 SEBRAE / Sondagem para avaliação – 206 optantes Gráfico 5 – Se a Substituição Tributária acabasse, isso poderia viabilizar para sua empresa...? Fonte: Sebrae Gráfico 6 – O Sr.(a) sabia que o ICMS cobrado fora do SIMPLES NACIONAL é estabelecido por legislação estadual?

41 SEBRAE / Afirmação... Onde há uma vontade, há um meio (Napoleão)

42 SEBRAE / Recomendações Sebrae Orientações antes de abrir um negócio próprio Identificação da oportunidade de negócio - identificar seu diferencial - ter afinidade e gostar de atuar no segmento escolhido - buscar conhecimento atualizado do ramo - avaliar oportunidades de negócios pertinentes Estudo de viabilidade - Mercado: estudar demanda, fornecedores, concorrência - Finanças: investimento inicial, preço justo para cobrir os custos e gerar lucro Capacitação Empresarial - profissionalização continuada da gestão - perfil empreendedor

43 SEBRAE / Recomendações Sebrae 10 dicas para a sobrevivência da empresa 1) Planeje-se sempre; 2) Respeite sua capacidade financeira; 3) Não misture as finanças da empresa com finanças pessoais; 4) Fique de olho na concorrência; 5) Prospecte novos fornecedores; 43

44 SEBRAE / Recomendações Sebrae 10 dicas para a sobrevivência da empresa 6) Tenha controle do seu estoque; 7) Marketing não se resume a anúncio, invista em outras estratégias; 8) Inove, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso; 9) Invista sempre na formação empresarial; 10) Seja fiel aos seus valores e do seu negócio 44

45 SEBRAE / O problema não é ser pequeno, mas estar sozinho... COMICRO: Caminho e a FORÇA dos Pequenos Negócios por meio da UNIÃO!


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