A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

República Popular da China

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "República Popular da China"— Transcrição da apresentação:

1 República Popular da China

2 China - terceiro país mais extenso do globo

3 Projeção demográfica 2010: 2020: 2030: 2040: 2050:

4

5 População chinesa envelhece Postado por Renan Moraes on mai 6th, 2013 em Mundo.
Número de idosos aumenta e taxa de natalidade cai, trazendo preocupações sobre o futuro econômico do país Caroline Braga Os chineses estão envelhecendo: a população com idade superior ou igual a 60 anos aumentou 3,3% nos últimos dez anos e agora engloba 13,3% dos habitantes do país. Aliada a uma baixa taxa de fertilidade, – 1,6 filhos por mulher, menos que nos Estados Unidos ou Reino Unido – o aumento no número de idosos traz vários problemas para o país e se coloca como um empecilho no crescimento econômico. O processo de envelhecimento da China teve início com a instalação da política do filho único, adotada por Deng Xiaoping em De acordo com ela, casais que vivem na área urbana podem ter um filho e casais que residem no campo podem ter dois. No entanto, os chineses estão tendo menos filhos atualmente. Para o pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE/IBGE), José Eustáquio Diniz Alves, essa política foi bem sucedida em reduzir as taxas de fecundidade e aumentar as taxas de crescimento da economia, fazendo com que o país crescesse economicamente e retirasse a maior parte da população da situação de pobreza. No entanto, ele afirma que a política do filho único não serve de exemplo para outros países, uma vez que é autoritária e não respeita os direitos sexuais e reprodutivos.

6 A cartilha cultural mandarim, baseada na filosofia de Confúcio, dita que o filho homem deve cuidar financeiramente de seus pais, enquanto que o bem estar dos mesmos é função da nora. O processo de urbanização, porém, possibilitou maior mobilidade social, já que os pais ficaram nos vilarejos rurais, enquanto os filhos foram trabalhar nas cidades, e a mulher entrou no mercado de trabalho. Não há, portanto, tempo para a mulher cuidar dos sogros. Previsões Segundo previsão do Escritório Nacional de Estatísticas da China, o país terá 220 milhões de pessoas com idade acima dos 60 anos até 2015 e, em 40 anos, esse número irá mais do que dobrar, o que agravará ainda mais a situação do sistema de previdência e seguridade social chinês, que já são precários e não conseguem dar a assistência necessária para um terço da população atual de idosos. É o que lembra José Eustáquio, afirmando que os “idosos não contam com o apoio adequado do Estado, pois o governo chinês dá preferência aos investimentos em crianças e jovens e na criação de empregos para a população em idade ativa”.

7

8

9

10

11 Limites Geopolíticos da República Popular da China
Norte - Mongólia NE - Rússia Leste - Coréia do Norte, Mar Amarelo e Estreito de Formosa Sul - Vietnã, Laos, Butão e Mianmá ( ex - Birmânia ) Oeste - Paquistão, Tadjiquistão, Quirguísia Noroeste - Cazaquistão

12

13

14

15

16

17 Hong Kong foi reincorporada ao território da China em 1° de junho de 1997, mas mantém elevado grau de autonomia administrativa. Em 1999, Macau colônia portuguesa desde o século XV, também voltou ao domínio chinês, mas continuou sua autonomia administrativa.

18 : fim do império mais antigo do mundo, se estabelece a República da China O partido nacionalista conquista o poder com a proposta de eliminar o domínio estrangeiro e modernizar o país o partido comunista foi criado os dois partidos se unem para lutar contra a invasão japonesa. Em 1945, com a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, os dois partidos voltaram a se enfrentar desencadeando um Guerra Civil.

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32 Têxtil, alimentícia, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos
O grupo Lenovo é proprietário do setor de computadores pessoais da IBM e um dos maiores fabricantes mundiais desse produto. O setor automobilístico de capital totalmente chinês, como a Cherry, Geely e Brilliance Auto, começa a dominar o mercado.

33

34 A China detém uma das cinco maiores indústrias siderúrgicas do mundo-Baosteel,

35 O PIB chinês, em 2012 atingiu 8,28 trilhões de dólares ou 51,93 trilhões de iuanes
Moeda chinesa: iuan

36

37

38

39 Yang-tse ou Azul, que, antes de desaguar no mar da China oriental, forma um amplo delta, onde estão localizadas duas grandes cidades chinesas Nanquim e Xangai. Huang -ho ou Amarelo, que drena a área onde ocorrem os solos mais férteis da China, chamados loess ou terras amarelas, o que explica a intensidade agrícola ao longo do seu curso. Si -Kiang ou das Pérolas, que ao desembocar no mar da China Meridional forma vários braços de rios, como os que banham Cantão e Macau

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50 Por que a China ocupa o Tibete. 1
Por que a China ocupa o Tibete? 1. Interesse geográfico O Tibete faz fronteira com a Índia. A proximidade ajuda a China a ficar de olho no vizinho, que seguidamente ameaça invadir a região. 2. Interesse econômico "O Tibete é um pedaço de terra rico em recursos naturais, como ouro, zinco, manganês e madeira", afirma Alison Reynolds, diretor da Campanha pelo Tibete Livre. 3. Interesse político Ao garantir a unidade territorial com mão de ferro, os chineses procuram evitar o colapso que desmembrou a ex-União Soviética, repartida em 14 repúblicas com o fim do socialismo. De qualquer forma, a China alega ter evidências de que o país lhe pertence desde tempos ancestrais. De fato, a ocupação atual se mantém mais ou menos inalterada desde o século 13, quando o Tibete foi incorporado ao império chinês. Essa situação só foi interrompida em 1912, quando a revolução republicana pôs fim ao império. Na ocasião, os tibetanos aproveitaram a confusão para expulsar os chineses e declararam a independência. Mas a situação piorou em 1959: após vários conflitos, uma rebelião em Lhasa, capital do Tibete, foi reprimida com violência pelo governo comunista chinês, que já havia retomado o território tibetano em Depois da treta, o dalai-lama, líder religioso e político do Tibete, teve de fugir a pé com seus seguidores pelas montanhas da região. Atualmente, ele está exilado na Índia, de onde luta pela independência de seu país.

51 A ferrovia mais alta do mundo

52 A Ferrovia Qinghai-Tibet é uma ferrovia de alta velocidade que liga Xining, província de Qinghai, a Lhasa, Região Autônoma do Tibet, na República Popular da China.

53


Carregar ppt "República Popular da China"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google