A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SADC 8 D Michelle,n 15 Iremos apresentar sobre um bloco econômico: o SADC(Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ). Falaremos sobre as perguntas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SADC 8 D Michelle,n 15 Iremos apresentar sobre um bloco econômico: o SADC(Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ). Falaremos sobre as perguntas."— Transcrição da apresentação:

1 SADC 8 D Michelle,n 15 Iremos apresentar sobre um bloco econômico: o SADC(Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ). Falaremos sobre as perguntas dadas em aula.Esperamos que gostem !

2 O que é um bloco econômico hoje e como ele serve para a economia global Blocos econômicos hoje são grupos de países com o objetivo de facilitar as transações comerciais entre as nações envolvidas. Eles servem para estimular a relação entre esses países proporcionando o crescimento mútuo.E o que eu vou falar é o SADC.

3 Quais são os tipos de blocos economicos que existem em nosso planeta Os tipos de blocos econômicos que existem em nosso planeta são : Zona de Livre Comércio: redução de taxas alfandegárias(imposto de importação de produtos estrangeiros importados). Exemplo: APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. União Aduaneira: é um imposto de importação comum cobrado sobre mercadorias de países externos ao um outro bloco. Exemplo: Comunidade Andina de Nações. Mercado Comum: engloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países-membros. Exemplo: MERCOSUL – Mercado Comum do Sul. União Política, Econômica e Monetária: mais avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração acima, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia. OBS:Ao todo, existem mais de trinta blocos econômicos regionais, com distintos níveis de integração.

4 SADC : seus dados gerais Formação :foi criada em 17 de outubro de 1992,com a estabilização política. Bandeira: Países Membros:Angola,África do Sul,Botswana,República Democrática do Congo,Lesoto,Malawi,Maurícia,Moçambique,Namíbia,Seychelles,Suazilândia,Tanzâ nia,Zâmbia,Zimbabwe. Pais sede:Gaborone (maior cidade de Botswana). Organização;Funcionamento;estrutura :estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros; diminuir a pobreza da população de todos os países membros e melhorar a qualidade de vida; maximizar o uso dos recursos naturais da região;promover o crescimento sustentável dos países do bloco;promover a paz e bons relacionamentos políticos na região, atuando para evitar conflitos e guerras;cooperação socioeconômica e política na região;buscar soluções em comum para os principais desafios da região;redução e unificação das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros. Significado da sigla: Southern African Development Community (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral)

5 Política da SADC Na política há uma tendência alta de cargos para as mulheres no poder da SADC.Na África do Sul, Conselho de Ministros é constituído por mulheres. Todos os países da SADC são contra a descriminação das mulheres, e todos adotaram,mas poucos ratificaram o Protocolo relativo à Carta Africana sobre os Direitos Humanos e dos Povos, concernente aos Direitos da Mulher em África.

6 Perspectivas do bloco econômico A Economia da África consiste no comércio, na indústria, e nos recursos dos povos da África. A África é o continente mais pobre do mundo. Pelos revistos no relatório humano de desenvolvimento de 2003 das Nações Unidas, 25 das 53 nações africanas foram classificadas como tendo o mais baixo nível de vida entre as nações do mundo. Isto porque a África teve uma parte de sua historia muito triste : Desde o século XX, houve corrupção e autoridades contribuiram para empobrecer a economia da África.

7 relações econômicas estão estruturadas com outros países especialmente com o Brasil O desenvolvimento de uma pesquisa da Camara de Comercio Afro- Brasileira mostrou a quase inexistência de estudos sobre negócios brasileiros a partir da realidade nacional, nos estudos da administração em nosso país observou-se que a um forte contaminador por influências estrangeiras fazendo com que um vasto número de experiências empresariais e de gestão sejam pouco exploradas, o que poderia fornecer substanciais contribuições ao campo da administração, provendo instituições responsáveis pela formação de novas gerações de empreendedores de informações retiradas do próprio contexto nacional.

8 artigo de jornal que trate algum aspecto sobre o SADC SADC quer revitalizar integração regional 08/03/2013 "O desenvolvimento de infraestruturas constitui para a SADC o principal, senão o mais importante meio para o alcance dos objetivos desta organização regional", disse Oldemiro Baloi. O ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, destacou a necessidade de se revitalizar a estratégia de integração regional da SDAC por forma a se ter uma visão de desenvolvimento a longo prazo, informa a AIM. O ministro falava nesta sexta-feira (8), em Maputo, na abertura do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC). Baloi sublinhou o papel das infraestruturas no desenvolvimento da região. "O desenvolvimento de infraestruturas constitui para a SADC o principal, senão o mais importante meio para o alcance dos objetivos desta organização regional", disse Oldemiro Baloi. É assim que, segundo ele, dentro da decisão de se criar um Plano Diretor Regional de Desenvolvimento de infraestruturas, aprovado na cimeira de Agosto de 2012, estão em curso os preparativos para a realização, ainda em Maputo, da conferência de alto nível sobre o investimento em infraestruturas da SADC.investimento O chefe da diplomacia moçambicana disse, por outro lado, que já se está numa fase avançada de preparação de condições para a operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Regional, cujo objetivo é criar um mecanismo para a mobilização de recursos dos Estados membros, do sector privado e de parceiros de desenvolvimento, para a construção de infraestruturais. Paralelamente, de acordo com a fonte, estão em curso preparativos para a realização, a 13 de Marco corrente em Londres, de uma reunião para a publicitação dos projetos prioritários do plano, com vista a mobilização de recursos. A cooperação com a União Europeia, segundo Baloi, é um dos instrumentos chave para a persecução dos objetivo da SADC, com destaque para a conclusão, em Dezembro último, de todos o 17 projetos financiados pelo 9/o Fundo Europeu para o Desenvolvimento (FED). Na Ocasião, Baloi disse que em relação ao décimo FED, os projetos submetidos foram aprovados e o seu início está previsto para o presente ano (2013). Uma das formas de monitorizar a cooperação com a União Europeia é através do diálogo político que, brevemente, terá mais uma sessão em Maputo, a 20 de Marco corrente. O Conselho de Ministros da SADC termina sábado


Carregar ppt "SADC 8 D Michelle,n 15 Iremos apresentar sobre um bloco econômico: o SADC(Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ). Falaremos sobre as perguntas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google