A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores Alunos: Edoil Rolim de Barros Katiuscia Alexandra de Castro Professor: R onaldo Alves Ferreira Análise de Sistemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores Alunos: Edoil Rolim de Barros Katiuscia Alexandra de Castro Professor: R onaldo Alves Ferreira Análise de Sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores Alunos: Edoil Rolim de Barros Katiuscia Alexandra de Castro Professor: R onaldo Alves Ferreira Análise de Sistemas - UFMS - outubro/1999

2 Tópicos da Apresentação Histórico sobre NetBIOS O que é NetBIOS Considerações sobre NetBIOS Primeiros produtos a adotarem NetBIOS Formas de Comunicação NetBIOS Campos do NCB Serviço de Suporte a Nomes NetBIOS Comandos usados pelo Serviço de Suporte a Nomes NetBIOS Serviço de Transmissão de Datagramas Comandos para Transmissão de Datagramas Serviços orientados à conexão Comandos de serviços orientados à conexão Serviços Gerais e seus Comandos Relação NetBIOS / NetBEUI

3 Histórico sobre NetBIOS (Network Basic Input / Output System) Foi desenvolvido inicialmente pela Sytec. Foi introduzido pela IBM em Foi usado pela Microsoft no sistema operacional de rede MS-NET. Atualmente, utilizados em sistemas operacionais de redes ( IBM, Novell, Microsoft, 3COM, etc. ).

4 O que é NetBIOS ? É uma aplicação que programa uma interface (API), provendo que uma aplicação em nó da rede comunique- se com outra aplicação em um outro nó da rede, ou seja, é um conjunto de serviços utilizados principalmente para transmissão de informações entre duas aplicações. Tornou-se um meio para unir aplicações que rodassem em sistemas operacionais de rede, como: Microsoft Windows NT, entre outros. Compõe-se de 4 serviços básicos e 18 comandos que podem criar, manter e usar conexões entre PCs em uma rede.

5 Considerações sobre NetBIOS NetBIOS não é um verdadeiro padrão, como TCP/IP ou OSI, apesar do fato de que muitas pessoas referem- se a ele como tal, mas nenhuma organização de padrões nacional ou internacional define NetBIOS.

6 Primeiros Produtos a usarem NetBIOS A primeira empresa a usar o serviço NetBIOS foi a IBM com os seguintes produtos: - IBM PC Adaptador de Rede - IBM PC for LAN

7 Forma de Comunicação NetBIOS Network Control Block ( NCB ) Toda comunicação de uma aplicação com NetBIOS é feita através do NCB como um parâmetro e o mesmo possui 64 bytes. Para a chamada do NetBIOS, a aplicação deve montar e preencher os campos de entrada apropriados do NCB. A resposta do NetBIOS é recebida pelos campos de resultado apropriados pelo NCB.

8 Campos do NCB

9 Serviços oferecidos pelo NetBIOS O NetBIOS oferece serviços de comunicação baseados em conexão e sem conexão. Estes serviços podem ser usados para implementar cliente/servidor, processamento de filtro ou comunicação ponto a ponto. Os serviços são : –Serviços de suporte a nomes –Serviços de suporte a transmissão de datagramas –Serviços orientados à conexão –Serviços Gerais

10 Serviços de Suporte a Nomes NetBIOS São as chaves de comunicação entre estações e aplicações NetBIOS, pois uma estação NetBIOS tem que saber seu nome para poder comunicar-se com outras estações NetBIOS e as aplicações que rodam nas estações também devem possuir um ou vários nomes únicos, portanto esses nomes não devem serem iguais aos de outras aplicações. Nomes NetBIOS podem ter 16 caracteres alfanuméricos, sendo que os 15 primeiros são reservados para identificar a estação e o último, a aplicação.

11 Comandos usados pelo Serviço de Suporte a Nomes Add Name - Esse comando permite ao NetBIOS adicionar um nome original a Tabela Local de Nomes NetBIOS. Add Group Name - Esse comando permite ao NetBIOS adicionar um Grupo de Nomes Originais a Tabela Local de Nomes NetBIOS. Delete Name - A aplicação usa esse comando para apagar tanto nomes originais quanto nomes de grupos. Find Name - Esse comando é usado para procurar um nome NetBIOS na rede, retornando se o nome é um nome original ou um nome de grupo.

12 Datagrama -> Pacote que contém o endereço de origem e destino. Análogo ao sistema de correio. Funciona da seguinte maneira: - Uma estação NetBIOS manda um datagrama para uma estação específica ou para todas as estações na rede ( broadcast ) e a outras estações verificam se aquele datagrama é ou não para ela. Serviços de Transmissão de Datagramas

13 Comandos para Transmissão de Datagramas Receive Broadcast Datagram - Recebe um pacote de qualquer estação da rede. Receive Datagram - Recebe um pacote de uma estação específica da rede. Send BroadCast Datagram - Envia um pacote para todas as estações da rede. Send Datagram - Envia um pacote para uma estação específica da rede.

14 Serviços Orientados a Conexão Análogo ao sistema telefônico. São usados pelas estações para estabelecer e encerrar conexões ou sessões NetBIOS e para trocar dados nas conexões ou sessões previamente estabelecidas. Etapas dessa conexão: - Estabelecimento de conexão (cria-se um circuito virtual). - Transmissão de Dados. - Liberação da Conexão.

15 Comandos do Serviço Orientado à Conexão Call - Cria uma conexão lógica com uma aplicação local ou remota. Chainsend - Envia dois buffers de dados através de uma sessão estabelecida. Hang up - Finaliza uma conexão lógica. Listen - Espera pedidos de conexão lógica. Receive - Recebe dados através de uma conexão lógica específica. Receive any - Recebe dados de qualquer conexão lógica existente. Send - Envia dados através de uma conexão lógica. Session Status - Recebe informações de estado de todas as conexões lógicas ativas.

16 Comandos de Serviços Genéricos Não estão diretamente associados com o gerenciamento de nomes ou com a transmissão e recepção de dados. Seus comandos são : ADAPTER STATUS - Obtém informações sobre uma rede local ou remota. CANCEL - Cancela comandos pendentes. RESET - Limpa as tabelas de nomes e sessões.

17 Relação NetBIOS/NetBEUI NetBEUI (NetBIOS Extended User Interface) NetBEUI está no nível da camada de transporte e surgiu para oferecer ao usuário uma interface mais amigável para melhor manipulação de comandos NetBIOS. NetBEUI é rápido e ideal para redes locais pequenas. NetBIOS atua entre os níveis da camada de sessão e apresentação. NetBIOS define uma interface de camada de sessão para a funcionalidade de transporte e de rede do NetBEUI.


Carregar ppt "NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores Alunos: Edoil Rolim de Barros Katiuscia Alexandra de Castro Professor: R onaldo Alves Ferreira Análise de Sistemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google