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ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É a utilização de modernas.

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1 ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É a utilização de modernas ferramentas de marketing, porém, dirigidas ao público interno das organizações. Definição de Paulo Meira, professor e doutor em Marketing pela UFGRS

2 ENDOMARKETING Utilização das Estratégias de Marketing focando “vender “ a Empresa para seus funcionários. Saindo da premissa que a necessidade de trabalhar é uma Demanda Negativa. Focando que haverá vieses nas informações vindas dos funcionários. Direcionando que há interesses individuais e coletivos, e que isto pode gerar deturpações na compreensão das estratégias.

3 MARKETING DE SERVIÇOS Planejar, organizar, executar e avaliar atividades que objetivam servir a demanda de serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos clientes e/ou usuários, visando a qualidade, a agilidade, a satisfação e a lucratividade.

4 MARKETING DE SERVIÇOS Assim, o marketing de serviços tem características diferenciadas do marketing feito para produtos. Sua ênfase se faz no prestador do serviço, com profissionais satisfeitos, bem treinados e produtivos; e no cliente, que pelo desempenho de alta qualidade dos serviços, ficam satisfeitos e se tornam leais e voltam a procurar aquele profissional. "A chave é superar as expectativas dos clientes quanto á qualidade do serviço. ... Conservar os clientes é a melhor medida de qualidade”.(Kotler, 1995 p. 459).

5 MARKETING DE SERVIÇOS De acordo com LAS CASAS (1997, p.36), as empresas estão revendo suas estratégias, devido ao marketing estar sofrendo rápidas transformações. Sendo assim um novo Marketing irá focar a administração estratégica de parcerias entre vendedores e consumidores numa rede de valor que objetiva fornecer serviços superiores aos clientes.

6 MARKETING DE SERVIÇOS Alberto de Oliveira Lima Filho, em seu artigo “Marketing de Serviços” (2001) define-o “como as atividades operacionais destinadas a investigar, obter e servir a demanda por assistência profissional (...) objetivando investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais.

7 MARKETING DE SERVIÇOS Para Hoffman e Bateson (2008, p. 5) serviços podem ser definidos como ações, esforços ou desempenhos. E Keller e Kotler (2006, p. 397) definem serviço como "qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto".

8 Algumas características dos Serviços que podem comprometer as Estratégias de Marketing, e as possíves soluções para elas.

9 Intangibilidade Os Serviços não podem ser vistos, ouvidos, provados, sentidos, ou cheirados antes da compra. Usar artifícios para torná-los tangíveis, utilizando ferramentas, como os Ícones de Percepção de Valor Agregado.

10 Inseparabilidade Não é possível separar quem está recebendo serviços dos Prestadores. Aumentar a produtividade dos Prestadores, em especial delegando atividades menores para outros funcionários menos importantes.

11 Variabilidade Os Serviços dependem de quem os está realizando, bem como, quando, onde e como. Padronizar os Serviços e procedimentos, porém utilizando “ Padronização Customizada”.

12 Perecibilidade Os Serviços não podem ser armazenados para utilização ou venda posterior. Equilibrar oferta e demanda, oferecendo preços menores nos períodos de menor demanda, direcionando Clientes para eles.

13 Marketing de Relacionamento
EMPRESA Endomarketing Marketing Externo FUNCIONÁRIOS CLIENTES Marketing de Relacionamento


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