A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais Évora, 12 de Março de 2013 Pedro Pereira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais Évora, 12 de Março de 2013 Pedro Pereira"— Transcrição da apresentação:

1 Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais Évora, 12 de Março de 2013 Pedro Pereira

2 Arquivos Municipais Porquê e para quê? – Um mal necessário? – Para preservar a informação? – Para promover a cultura? – Conhecer melhor a história regional e local? – Servir de prova em diferentes atos? – Uma forma de melhor servir a Sociedade?

3 Papel versus digital Maioria dos arquivos ainda em papel – E os documentos digitais (nados digitalmente ou por transferência de suportes) – A questão do valor probatório – Os riscos de obsolescência tecnológica – As vantagens em termos de acesso, rapidez e custos… da desmaterialização – E os info-excluídos?

4 A teoria das 3 Idades Corrente (ativo): – Expediente diário – Pessoal, jurídico, tesouraria – Taxas, licenças, saneamento – Obras municipais – Educação, ação social – Cultura, desporto…

5 A teoria das 3 Idades Intermédio (semi-ativo): – Todas as anteriores – Documentação mais centralizada – Triagem de documentos – Necessidades de pesquisa mais reduzidos – Funções de preservação.

6 A teoria das 3 Idades Definitivo (nem sempre ativo): – Documentação mais de valor histórico e cultural e menos probatório – Documentação centralizada – Nova triagem de documentos – Diversidade de suportes/formatos (pergaminho, papel, digital, áudio, microfilme…) – Funções de preservação – Direcionado para o exterior com instrumentos de pesquisa e públicos específicos.

7 A situação da CM Évora

8 Conclusões óbvias Todos os Serviços produzem e fazem circular documentos (Arquivo Corrente) Não existe um Serviço (Seção, Divisão…) em que conste a palavra Arquivo A partir de dada altura os documentos começam a ser menos consultados e sem espaço disponível nos serviços produtores (Arquivo Intermédio) A documentação de valor histórico (toda ou em parte) pode estar até fora do Serviço Produtor (Arquivo Distrital de Évora).

9

10 O Arquivo Municipal - I

11 O Arquivo Municipal - II Afinal existe ainda que não representado no organograma e até há um Arquivo Fotográfico Existe um Guia do Fundo Documental Em 2008 tinha 3000 metros lineares (equivalente a cerca de pastas de 8,5 cm de lombada) Tem regulamento próprio: O Arquivo da Câmara Municipal de Évora é um serviço administrativo que tem como função principal recolher, tratar, conservar e difundir os documentos criados e recebidos pela Câmara Municipal de Évora em função da sua atividade.

12 O Arquivo Municipal - III Objetivos Gerais: – Facilitar o acesso à informação – Segurança e conservação das espécies Virado para o exterior ou para o interior? Quem são os seus utilizadores? Quantos são e o que procuram? Conhecem-se as faixas etárias? Que atividades tem desenvolvido (como as Conferências do Arquivo ou outras)?

13 O Arquivo Municipal - IV Direcionado para o futuro: – Chegar a novos públicos (nomeadamente as camadas mais jovens) – Maior interação com o meio circundante (público em geral e outros organismos públicos ou privados) – Estabelecer parcerias com Associações, Empresas, Universidades, outras Autarquias – Dinamismo crescente (na web, em exposições, na Agenda Cultural, na comunicação social…).

14 Rede de Arquivos Municipais Grupos de trabalho em rede para partilhar experiências, boas práticas, recursos, sinergias Cumprir a legislação e normas em vigor, preparando as possíveis Auditorias e a resposta à Medida 15 (Central eletrónica de arquivo do Estado) da RCM n.º 12/2012, de 7 de Fevereiro: Diagnóstico detalhado da situação arquivística do Estado (Administração Central, Local e Setor Empresarial do Estado) Maior visibilidade à Autarquia, à Região e à própria Cultura Integrar a Rede Portuguesa de Arquivos (RPA).


Carregar ppt "Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais Évora, 12 de Março de 2013 Pedro Pereira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google