A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A inovação no contexto do negócio de grandes players De olho nos casos de sucesso! Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A inovação no contexto do negócio de grandes players De olho nos casos de sucesso! Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG."— Transcrição da apresentação:

1 A inovação no contexto do negócio de grandes players De olho nos casos de sucesso! Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG

2 O que os grandes players nos ensinam sobre inovação? 20 top em inovação no mundo: Apple,3M, Microsoft, GE, Sony, Dell, IBM, Google, Procter & Gamble, Nokia, Virgin, Samsung, Wal-Mart, Toyota, eBay, Intel, Amazon, Ideo, Starbucks e BMW) (*) Como estas empresas gerenciam a inovação? – Todas possuem mecanismos para rastrear as saídas do processo de inovação; coletar indicadores que medem as entradas ($$ investida, pessoas); e identificar o desempenho do processo como um todo (entradas, saídas, alinhamento entre indicadores, etc) – Buscam caminhos para criar novos valores para os seus clientes! Mesmo que a empresa forneça widgets. (*) Survey conduzido pelo em parceria com o Boston Consulting Group

3 Microsoft (USD 300 bilhões) A Microsoft utiliza-se de vários caminhos para assegurar que há inovação sendo gerada – Possui sete labs em vários lugares, incluindo Redmond, San Francisco, Beijing e Bangalore. Cada lab cobre uma especialidade. Em Bangalore o foco é nos mercados emergentes e nas aplicações de baixo custo. – Existem três gerências de tecnologia, cada uma com expertise numa área crítica de conhecimento. – Fomentam uma Incubadora de negócios no Vale do Silício, na qual também há disponibilidade de fomento na forma de capital de risco. – Apostam em vários tipos de parcerias – mundo afora.

4 Inovação vs. Invenção Invenção é o ponto de partida... – O portfolio de patentes de uma empresa revela sua habilidade de inventar – IBM, é um bom exemplo. A tecnologia deve ser consumida (em produtos ou serviços) para que se torne uma inovação. Existem vários caminhos para inovar: – Starbucks (negócio) – Toyota (incremental) – Companhias áreas (loss-avoidance) Southwest Airlines (é a maior companhia aérea de baixo custo do mundo)

5 Inovação vs. Invenção Três inovações recentes em TI: a web, a Google e o iPod O que as três têm em comum? – Interfaces simples – Reusam (acessam) informações existentes – Criadas por times pequenos Com a Web basta clicar num link e ir para algum lugar Google simples e limpo Ipod e sua interface circular

6 Definindo inovação... Segundo a IBM... – inovação é a capacidade de criar novos valores através da interseção do negócio e da tecnologia. É necessário ter novos insights. É necessário fazer as coisas de forma diferente. Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos. Frascati Manual.

7 Como se mede a inovação? Se inovação significa lucro, sempre será possível medí-la, Ashwani Rishi, presidente da ITC-Infotech, nos EUA. – Ele propôs uma métrica chamada intellectual horsepower. – Considera o número de ideias, o número de ideias implementadas, e o número de ideias que geraram produtos de sucesso no mercado. – Um executivo da MS acrescentou ainda: o número de produtos que aplicou a ideia. Inovação tem de gerar valor. Não há inovação a qualquer preço ou custo.

8 Para explorar mais o tema... Forum on Innovation: What Can You Learn from the World's Top Innovators?, (http://knowledge.wharton.upenn.edu/)http://knowledge.wharton.upenn.edu/ Making Innovation Work: How to Manage It, Measure It and Profit from It, Tony Davila, Marc J. Epstein e Robert Shelton. Wharton School Publishing) Innovation: Creating Long-term Value in New Business Models and Technology, (http://knowledge.wharton.upenn.edu/ )http://knowledge.wharton.upenn.edu/

9 Negócio TI: Inovação em duas vias Qual o papel da TI na inovação do negócio? Como inovar no negócio TI?

10 O papel da TI na inovação do negócio SIM, queremos alinhar investimentos em TI com as estratégias de negócio – são inúmeras as recomendações aqui! O que um novo investidor em TI deve considerar? Como identificar e validar os investimentos com potencial?

11 Mudanças no papel da TI no negócio

12 DOIS caminhos a seguir... Com um olho na estratégia do negócio, buscar por soluções de TI … Levantar demandas do negócio e avaliar as prioridades no contexto da estratégia de negócio – É ainda comum combinar os dois caminhos. Tais caminhos são úteis, mas as vezes insuficientes.

13 Inovar no negócio com TI: Fatores críticos de sucesso

14 ... algumas considerações Como assegurar que as alternativas identificadas para os investimentos em TI são as melhores? É certo. É necessário ter em mente um portfolio de investimentos. É certo também. O portfolio pode não identificar a melhor alternativa para o investimento em TI necessário ao negócio.

15 ... não parece ser evidente! Cirque du Soleil

16 A inovação influencia o modelo de negócio A inovação poderá influenciar o modelo de negócio em três níveis: – seu Valor: o que é vendido e entregue ao mercado. – Cadeia de valor: como o produto ou serviço é criado e entregue ao mercado. – Cliente: a quem o produto ou serviço é entregue.

17 Valor do negócio (onde se dá muitas mudanças) IBM, antes tinha uma estratégia orientada à produto, hoje é fortemente orientada à serviços. – Em 2003, 48% da receita da IBM era gerada com o provimento de serviços, responsável por 41% dos lucros. – Com a aquisição da Pricewaterhouse Coopers (hoje IBM Global Services) e o crescimento do mercado de aplicações OnDemand, a IBM deu vários passos na direção de um maior foco na oferta de serviços.

18 Cadeia de valor (mudanças menos perceptíveis) Inclui mudanças na forma como a empresa se organiza, suas parcerias, e aspectos da produção e distribuição dos produtos e serviços. O sucesso da Microsoft no mercado de jogos, com a chegada do Xbox dependia do surgimento de desenvolvedores de aplicações e da utilização crescente do Xbox.

19 Cliente alvo Muitas vezes a empresa percebe que existem segmentos de mercado que desconhecem algum de seus produtos ou serviços – não alcançados nos esforços de marketing e vendas. – Pequenas alterações no valor do produto ou serviço existente. Inovações neste nível são menos frequentes. Muitas vezes abrem novos nichos para produtos já existentes. – Barrinha de cereais

20 TI: CADEIA DE VALOR Fornecedor de Ferramentas Certificador Capacitação Técnica Cliente / Usuário Integrador Desenvolvedores de Componentes (1) Demanda software (4) Demanda componentes (2) Solicita componentes Broker (3) Fornece componentes (5) Deposita componentes (6) Entrega componentes (7) Entrega solução Fornece tools para desenvolvimento Certifica soluções, componentes e processos Treinamento para usuários e desenvolvedores

21 Devemos explicitar a inovação (também) na TI A inovação modela e define as demandas de TI para o negócio. A inovação auxilia os tomadores de decisão que, em geral, são alvos de múltiplas e variadas fontes de informação incluindo: – Objetivos da estratégia de negócio e demandas atuais – Soluções e inovações na TI existentes no mercado – Investimentos em TI praticados pela concorrência (outros players) – Dados e insights internos do negócio – Retorno de investimentos já realizados em TI

22 Devemos gerenciar (melhor) a inovação no negócio TI Buscar oportunidades de investimentos que cubram dimensões funcionais da TI e do negócio Identificar e recomendar respostas à pressões externas – tomando como base o melhor uso da TI Recomendar ações que apresentem uma certa paridade competitiva ao investir em novas facilidades de TI

23 Devemos gerenciar (melhor) a inovação no negócio TI Experimentar a inovação na TI (primeiro) numa escala menor, com um investimento inicial baixo Identificar as alternativas mais viáveis, experimentando e validando no contexto de um dado negócio – Depois, será mais oportuno investimentos numa escala maior Em geral, os vendedores de TI não gostam dessa abordagem. Mas, este pode ser um caminho inovador para se ter um empreendimento TI de sucesso...

24 Para explorar mais o tema... The Importance of IT Business Innovation, Helen Pukszta, Senior Consultant, Cutter Consortium. (http://www.cutter.com)http://www.cutter.com IT-Driven Business Innovation, Koki YODOKAWA. Nomura Research Institute, Paper No. 119, July/2007.


Carregar ppt "A inovação no contexto do negócio de grandes players De olho nos casos de sucesso! Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google