A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Corporativa: Um Espaço Para Implementação de Um Novo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Corporativa: Um Espaço Para Implementação de Um Novo"— Transcrição da apresentação:

1 Selma Mosquera selmamosquera@fundacaoftc.org.br
Universidade Corporativa: Um Espaço Para Implementação de Um Novo “Ethos”. Selma Mosquera

2 Selma Mosquera selmamosquera@fundacaoftc.org.br
Apresentação A Dissertação, Universidade Corporativa: Um Espaço Para Implementação de um Novo “ETHOS” é fruto da exigência acadêmica para a obtenção do título de Mestre em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Humano. As organizações que pretendem sobreviver ao advento da globalização, não podem se dar ao luxo de desconhecer que quem lhes mantém competitivas são os seres humanos que a compõem. Pensar em desenvolver seres humanos, nos leva a refletir sobre indivíduos, grupos, valores, comportamentos, educação, organizações, comunidades, etc. Selma Mosquera

3 Universidade Corporativa:
Um Espaço Para Implementação de um Novo “ETHOS” PROBLEMA: As Universidades Corporativas (UC) Trazem Consigo a possibilidade de (re)construção de um novo “Ethos” para seus Colaboradores? OBJETIVO GERAL: Analisar como a UC pode interferir na (re)construção de uma nova ética para seus colaboradores, pautando-se nos comportamentos, valores e moral, demonstrados pelos seus executivos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Verificar se ao participar das atividades propostas pela Uniredebahia, o executivo da Rede Bahia muda o seu comportamento na relação com os demais colaboradores; Investigar se o Código de Ética da Rede Bahia, a ser traçado a partir das ações da Uniredebahia, pode interferir na moral de seus colaboradores; Analisar se os valores construídos via Uniredebahia servem para ampliar a motivação e o comprometimento dos colaboradores com as atividades que desempenham na Rede Bahia. Selma Mosquera

4 Universidade Corporativa:
Um Espaço Para Implementação de um Novo “ETHOS” 1.1 Histórico; 1.2 A Universidade Hoje 1.2.1 Diretrizes Curriculares X Habilidades e Competências 1. UNIVERSIDADE 2.1 Educação; 2.2 Educação Corporativa 2.2.1 O Mundo do Trabalho: Gestão do Conhecimento X Habilidade e Competência 2.3 Universidade Corporativa 2. EDUCAÇÃO CORPORATIVA 3.1 Ethos o que é isto? 3.2 Ethos Empresarial 3. “ETHOS” 4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5.1 A Coleta de Dados; 5.2 Análise das Informações Coletadas 5.2.1 Descrição e Análise da Realidade Investigada 5. A PESQUISA EM AÇÃO Selma Mosquera

5 Referencial Teórico Administração / Universidade Corporativa AUTORES
OBRA CONCEITOS CHAVES CHIAVENATO, Idalberto Introdução à Teoria Geral da Administração Evolução histórica da administração (Taylor, Fayol, Weber, Mayo, Teoria das contingências, etc). LAKATOS, Eva Maria Sociologia da Administração EBOLI, Marisa Desenvolvimento e Alinhamento dos talentos Humanos às estratégias Empresariais: O Surgimento das Universidades Corporativas Definição de Universidade Corporativa; O que é a aprendizagem organizacional; Fatores preponderantes para o aprendizado contínuo dos seres humanos que se relacionam com e nas organizações MEISTER, Jeanne C. Educação Corporativa: A Gestão do Capital Intelectual Através das Universidades Corporativas TEIXEIRA, Andréa Universidades Corporativas X Educação Corporativa – O Desenvolvimento do Aprendizado Contínuo Selma Mosquera

6 Referencial Teórico Ética / Educação AUTORES OBRA CONCEITOS CHAVES
BRANDÃO, Carlos R. O Que é Educação Definição, objetivos e metas organizacionais. BONETTI, Dielséa et alli Serviço Social e Ética: Convite a Uma Nova Práxis Definição de Ética, moral, valores e cultura; Fatores que possibilitam a internalização/aprendizado de uma cultura; Condutas éticas / Códigos de ética / mudanças. LISBOA, Lázaro Plácido Ética Geral e Profissional em Contabilidade MOSCOVICI, Fela Renascença Organizacional PASSOS, Elizete Ética nas Organizações: Uma Introdução SÁ, Antonio Lopes de Ética Profissional VAZQUEZ, Adolfo S. Ética WEILL, Pierre A Nova Ética: na Política, na Empresa, na Religião, na Ciência, na Vida Privada e em Todas as Outras Instâncias. Selma Mosquera

7 Referencial Teórico Procedimentos Metodológicos AUTORES OBRA
CONCEITOS CHAVES BRANDÃO, Carlos R. Pesquisa Participante O que é a Pesquisa participante, seus objetivos e metas CHIZZOTTI, Antonio Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais O que é a pesquisa qualitativa; Metódos de pesquisa; Procedimentos Técnicos e Técnicas de pesquisa HAGUETTE, Teresa Mª F. Metodologias Qualitativas na Sociologia SILVA, Edna Lúcia da, MENEZES, Estera Muskat Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação Selma Mosquera

8 Procedimentos Metodológicos
Estudo de Caso Local: Uniredebahia – a universidade de Negócios da Rede Bahia. População: participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças –PDL da Rede Bahia de Salvador e Feira de Santana. Coleta de informações: Observações, análise documental, entrevistas e análise de discurso. Selma Mosquera

9 Analise das Informações Coletadas
“A mudança foi muito grande, quando se passa a conhecer o outro lado das pessoas. Tenho certeza que sim e os próprios colegas também, porque a gente trabalha com mais qualidade, resolve problemas com mais certeza e a empresa, também, já sentiu a melhora, não só a minha como de todos que participaram” (AF, 2003) Verificar se ao participar das atividades propostas pela Uniredebahia, o executivo da Rede Bahia muda o seu comportamento na relação com os demais colaboradores; Investigar se o Código de Ética da Rede Bahia, a ser traçado a partir das ações da Uniredebahia, pode interferir na moral de seus colaboradores; A edificação de um Código de Ética para a Rede Bahia foi despriorizada em razão da compreensão de que para trabalhar no grupo a ética pessoal e profissional é uma premissa, dispensando assim códigos de conduta. Selma Mosquera

10 Analise das Informações Coletadas
“Senti-me privilegiado por ter sido escolhido e fiquei super agradecido pela oportunidade e como minha bandeira sempre foi as empresas onde trabalhei, o resultado também esta empresa terá” (AF, 2003) Analisar se os valores construídos via Uniredebahia servem para ampliar a motivação e o comprometimento dos colaboradores com as atividades que desempenham na Rede Bahia. “É unir o útil ao agradável. Quer dizer: você está crescendo, se desenvolvendo e ainda tem uma certificação. Isso é bom para empresa e melhor para nós.” (A, 2003) “O PDL pra mim foi um curso maravilhoso, onde nós aprendemos muito, [...] Representou a atualização dos meus conhecimentos, e seu conteúdo nos permitiu aplicar novos conhecimentos no trabalho por nós realizado.”(VLF, 2003) Selma Mosquera

11 Selma Mosquera selmamosquera@fundacaoftc.org.br
Conclusão A práxis resultante desse processo investigativo, levou ao entendimento de que a Universidade Corporativa visa, também, fazer com que o colaborador reflita sobre as suas ações antes de realizá-las, ao entender que os homens dependem uns dos outros, analisando as suas possíveis implicações, pautando-as em um procedimento ético – considerado como regra fundamental para o relacionamento interpessoal, interorganizacional e por que não inter-societal. Está nova visão organizacional, estampada pela Universidade Corporativa, traz ao seu lado uma nova forma de agir, de pensar, de valorar, ou seja, uma nova moral e uma nova ética, um novo Ethos para os seus colaboradores, atingindo inclusive todos os sujeitos que participam do mundo dos negócios, e por que não dizer, toda uma sociedade de modo holístico. Selma Mosquera

12 Selma Mosquera selmamosquera@fundacaoftc.org.br
Conclusão No momento em que as Universidades Corporativas começam a pregar a necessidade de eliminar a antiga noção de que o homem é somente mais uma engrenagem, da linha produtiva, e que as organizações além dos lucros econômicos podem e devem auferir, também, lucros sociais; juntamente com a necessidade de valorização do ser humano, elas estão trazendo a tona à possibilidade de implantação de um novo tipo de relacionamento social, ético e moral, onde o profissional tem consciência das implicações dos seus atos, onde ele realmente assume o papel de cidadão. A Universidade corporativa vem lançar a semente moral/material, para que no futuro seja possível colher estes novos hábitos, novos costumes, novas crenças, estes novos Ethos. Selma Mosquera

13 1 – Elisa Sangiovanni Gerente de Recursos Humanos da Rede Bahia
Mensagem Subirá ao pódio o ser humano que for ético, prezar a verdade, respeitar a si e aos outros, for justo e acima de tudo demonstrar integridade . Sairemos de uma era de administração não só por competências mas também por valores morais1. 1 – Elisa Sangiovanni Gerente de Recursos Humanos da Rede Bahia


Carregar ppt "Universidade Corporativa: Um Espaço Para Implementação de Um Novo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google