A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Selma Mosquera Um Espaço Para Implementação de Universidade Corporativa: UmNovoEthos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Selma Mosquera Um Espaço Para Implementação de Universidade Corporativa: UmNovoEthos."— Transcrição da apresentação:

1 Selma Mosquera Um Espaço Para Implementação de Universidade Corporativa: UmNovoEthos.

2 Apresentação As organizações que pretendem sobreviver ao advento da globalização, não podem se dar ao luxo de desconhecer que quem lhes mantém competitivas são os seres humanos que a compõem. Pensar em desenvolver seres humanos, nos leva a refletir sobre indivíduos, grupos, valores, comportamentos, educação, organizações, comunidades, etc. A Dissertação, Universidade Corporativa: Um Espaço Para Implementação de um Novo ETHOS é fruto da exigência acadêmica para a obtenção do título de Mestre em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Humano. Selma Mosquera

3 Universidade Corporativa: Um Espaço Para Implementação de um Novo ETHOS PROBLEMA: As Universidades Corporativas (UC) Trazem Consigo a possibilidade de (re)construção de um novo Ethos para seus Colaboradores? Selma Mosquera OBJETIVO GERAL: Analisar como a UC pode interferir na (re)construção de uma nova ética para seus colaboradores, pautando-se nos comportamentos, valores e moral, demonstrados pelos seus executivos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Verificar se ao participar das atividades propostas pela Uniredebahia, o executivo da Rede Bahia muda o seu comportamento na relação com os demais colaboradores; Investigar se o Código de Ética da Rede Bahia, a ser traçado a partir das ações da Uniredebahia, pode interferir na moral de seus colaboradores; Analisar se os valores construídos via Uniredebahia servem para ampliar a motivação e o comprometimento dos colaboradores com as atividades que desempenham na Rede Bahia.

4 1. UNIVERSIDADE 1.1 Histórico; 1.2 A Universidade Hoje Diretrizes Curriculares X Habilidades e Competências 3. ETHOS 2.1 Educação; 2.2 Educação Corporativa O Mundo do Trabalho: Gestão do Conhecimento X Habilidade e Competência 2.3 Universidade Corporativa 2. EDUCAÇÃO CORPORATIVA 3.1 Ethos o que é isto? 3.2 Ethos Empresarial 4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5. A PESQUISA EM AÇÃO 5.1 A Coleta de Dados; 5.2 Análise das Informações Coletadas Descrição e Análise da Realidade Investigada Universidade Corporativa: Um Espaço Para Implementação de um Novo ETHOS Selma Mosquera

5 Referencial Teórico AUTORESOBRACONCEITOS CHAVES CHIAVENATO, Idalberto Introdução à Teoria Geral da Administração Evolução histórica da administração (Taylor, Fayol, Weber, Mayo, Teoria das contingências, etc). LAKATOS, Eva MariaSociologia da Administração EBOLI, Marisa Desenvolvimento e Alinhamento dos talentos Humanos às estratégias Empresariais: O Surgimento das Universidades Corporativas Definição de Universidade Corporativa; O que é a aprendizagem organizacional; Fatores preponderantes para o aprendizado contínuo dos seres humanos que se relacionam com e nas organizações MEISTER, Jeanne C. Educação Corporativa: A Gestão do Capital Intelectual Através das Universidades Corporativas TEIXEIRA, Andréa Universidades Corporativas X Educação Corporativa – O Desenvolvimento do Aprendizado Contínuo Administração / Universidade Corporativa Selma Mosquera

6 Referencial Teórico AUTORESOBRACONCEITOS CHAVES BRANDÃO, Carlos R.O Que é Educação Definição, objetivos e metas organizacionais. BONETTI, Dielséa et alli Serviço Social e Ética: Convite a Uma Nova Práxis Definição de Ética, moral, valores e cultura; Fatores que possibilitam a internalização/aprendizado de uma cultura; Condutas éticas / Códigos de ética / mudanças. LISBOA, Lázaro Plácido Ética Geral e Profissional em Contabilidade MOSCOVICI, FelaRenascença Organizacional PASSOS, Elizete Ética nas Organizações: Uma Introdução SÁ, Antonio Lopes deÉtica Profissional VAZQUEZ, Adolfo S.Ética WEILL, Pierre A Nova Ética: na Política, na Empresa, na Religião, na Ciência, na Vida Privada e em Todas as Outras Instâncias. Ética / Educação Selma Mosquera

7 Referencial Teórico AUTORESOBRACONCEITOS CHAVES BRANDÃO, Carlos R.Pesquisa ParticipanteO que é a Pesquisa participante, seus objetivos e metas CHIZZOTTI, AntonioPesquisa em Ciências Humanas e Sociais O que é a pesquisa qualitativa; Metódos de pesquisa; Procedimentos Técnicos e Técnicas de pesquisa HAGUETTE, Teresa Mª F.Metodologias Qualitativas na Sociologia SILVA, Edna Lúcia da, MENEZES, Estera Muskat Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação Procedimentos Metodológicos Selma Mosquera

8 Procedimentos Metodológicos Estudo de Caso População: participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças –PDL da Rede Bahia de Salvador e Feira de Santana. Local: Uniredebahia – a universidade de Negócios da Rede Bahia. Coleta de informações: Observações, análise documental, entrevistas e análise de discurso. Selma Mosquera

9 Analise das Informações Coletadas Selma Mosquera A mudança foi muito grande, quando se passa a conhecer o outro lado das pessoas. Tenho certeza que sim e os próprios colegas também, porque a gente trabalha com mais qualidade, resolve problemas com mais certeza e a empresa, também, já sentiu a melhora, não só a minha como de todos que participaram (AF, 2003) Verificar se ao participar das atividades propostas pela Uniredebahia, o executivo da Rede Bahia muda o seu comportamento na relação com os demais colaboradores; Investigar se o Código de Ética da Rede Bahia, a ser traçado a partir das ações da Uniredebahia, pode interferir na moral de seus colaboradores; A edificação de um Código de Ética para a Rede Bahia foi despriorizada em razão da compreensão de que para trabalhar no grupo a ética pessoal e profissional é uma premissa, dispensando assim códigos de conduta.

10 Analise das Informações Coletadas Selma Mosquera Senti-me privilegiado por ter sido escolhido e fiquei super agradecido pela oportunidade e como minha bandeira sempre foi as empresas onde trabalhei, o resultado também esta empresa terá (AF, 2003) Analisar se os valores construídos via Uniredebahia servem para ampliar a motivação e o comprometimento dos colaboradores com as atividades que desempenham na Rede Bahia. É unir o útil ao agradável. Quer dizer: você está crescendo, se desenvolvendo e ainda tem uma certificação. Isso é bom para empresa e melhor para nós. (A, 2003) O PDL pra mim foi um curso maravilhoso, onde nós aprendemos muito, [...] Representou a atualização dos meus conhecimentos, e seu conteúdo nos permitiu aplicar novos conhecimentos no trabalho por nós realizado. (VLF, 2003)

11 Conclusão A práxis resultante desse processo investigativo, levou ao entendimento de que a Universidade Corporativa visa, também, fazer com que o colaborador reflita sobre as suas ações antes de realizá-las, ao entender que os homens dependem uns dos outros, analisando as suas possíveis implicações, pautando-as em um procedimento ético – considerado como regra fundamental para o relacionamento interpessoal, interorganizacional e por que não inter-societal. A práxis resultante desse processo investigativo, levou ao entendimento de que a Universidade Corporativa visa, também, fazer com que o colaborador reflita sobre as suas ações antes de realizá-las, ao entender que os homens dependem uns dos outros, analisando as suas possíveis implicações, pautando-as em um procedimento ético – considerado como regra fundamental para o relacionamento interpessoal, interorganizacional e por que não inter-societal. Está nova visão organizacional, estampada pela Universidade Corporativa, traz ao seu lado uma nova forma de agir, de pensar, de valorar, ou seja, uma nova moral e uma nova ética, um novo Ethos para os seus colaboradores, atingindo inclusive todos os sujeitos que participam do mundo dos negócios, e por que não dizer, toda uma sociedade de modo holístico. Está nova visão organizacional, estampada pela Universidade Corporativa, traz ao seu lado uma nova forma de agir, de pensar, de valorar, ou seja, uma nova moral e uma nova ética, um novo Ethos para os seus colaboradores, atingindo inclusive todos os sujeitos que participam do mundo dos negócios, e por que não dizer, toda uma sociedade de modo holístico. Selma Mosquera

12 Conclusão No momento em que as Universidades Corporativas começam a pregar a necessidade de eliminar a antiga noção de que o homem é somente mais uma engrenagem, da linha produtiva, e que as organizações além dos lucros econômicos podem e devem auferir, também, lucros sociais; juntamente com a necessidade de valorização do ser humano, elas estão trazendo a tona à possibilidade de implantação de um novo tipo de relacionamento social, ético e moral, onde o profissional tem consciência das implicações dos seus atos, onde ele realmente assume o papel de cidadão. No momento em que as Universidades Corporativas começam a pregar a necessidade de eliminar a antiga noção de que o homem é somente mais uma engrenagem, da linha produtiva, e que as organizações além dos lucros econômicos podem e devem auferir, também, lucros sociais; juntamente com a necessidade de valorização do ser humano, elas estão trazendo a tona à possibilidade de implantação de um novo tipo de relacionamento social, ético e moral, onde o profissional tem consciência das implicações dos seus atos, onde ele realmente assume o papel de cidadão. A Universidade corporativa vem lançar a semente moral/material, para que no futuro seja possível colher estes novos hábitos, novos costumes, novas crenças, estes novos Ethos. A Universidade corporativa vem lançar a semente moral/material, para que no futuro seja possível colher estes novos hábitos, novos costumes, novas crenças, estes novos Ethos. Selma Mosquera

13 Subirá ao pódio o ser humano que for ético, prezar a verdade, respeitar a si e aos outros, for justo e acima de tudo demonstrar integridade. Sairemos de uma era de administração não só por competências mas também por valores morais 1. 1 – Elisa Sangiovanni Gerente de Recursos Humanos da Rede Bahia Mensagem


Carregar ppt "Selma Mosquera Um Espaço Para Implementação de Universidade Corporativa: UmNovoEthos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google