A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ATLÂNTICO SUL COMO ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ATLÂNTICO SUL COMO ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO:"— Transcrição da apresentação:

1

2 O ATLÂNTICO SUL COMO ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO:
Parcerias e Oportunidades

3 SUMÁRIO Introdução Cooperações realizadas ou em andamento
Oportunidades de cooperação

4 OBJETIVO Apresentar ideias iniciais e estimular o debate sobre projetos de cooperação em Defesa no âmbito do Atlântico Sul.

5 COOPERAÇÕESREALIZADAS OU EM ANDAMENTO

6 Cooperações realizadas /
em andamento Missão de Assessoria Naval Treinamento de tripulações de navios Suporte técnico para manutenção Curso de Formação de Marinheiros Apoio na elaboração de doutrinas e documentação Grupo de Apoio Técnico de FN Curso de Formação de Soldados FN Planejamento de Exercício de Operações Anfíbias

7 Cooperações realizadas /
em andamento Exercícios conjuntos no Atlântico Sul ATLASUR – Navio de Patrulha Oceânico AMAZONAS – visitou 4 portos na África. (AGO/SET2012) Navio Patrulha Oceânico APA - visitará 4 portos na África em 2013 Oportunidade de conduzir treinamentos e exercícios.

8 Cooperações realizadas /
em andamento Exercícios Conjuntos no Atlântico Sul: Operação Ribeirinha Conjunta – Brasil como observador para compartilhar experiência. Exercícios Navais Conjuntos 2013 – Planejamento em andamento em 2012 Conferências: Simpósio – Rio de Janeiro – OUT2012 – “Cooperação entre Marinhas para a Segurança Marítima e para a Consciência do Domínio do Mar no Atlântico Sul”

9 Cooperações realizadas /
em andamento Gerenciamento de Água de Lastro Espécies invasoras são uma das grandes ameaças à biodiversidade e ao meio ambiente marinho. O objetivo do Gerenciamanto de águas de Lastro é minimizar a ameaça representada pelas espécies invasoras à biodiversidade, à saúde humana e à economia dos países. A necessidade do gerenciamento de águas de lastro advém de que: • Navios são essenciais ao comércio mundial • Água de lastro é essencial à segurança dos navios • Invasores aquáticos são praticamente impossíveis de erradicar Ballast Water (BW) Management Convention – IMO (adopted 2004) Brasil tem um programa de BW Management

10 Cooperações realizadas /
em andamento Delimitação da Plataforma Continental além das 200 milhas Levantamento de dados Suporte Avaliação dos dados das linhas de base

11 Cooperações realizadas /
em andamento Recursos Humanos Estudantes em Academias e Institutos Militares Brasileiros (incluindo Cursos de Estado-Maior) Treinamento a bordo de navios Observadores em Exercícios e Operações Militares Intercâmbio em diversas áreas, como operações navais, educação e engenharia Assessoria na implementação de bases e demais instalações militares

12 Cooperações realizadas /
em andamento Long Range Identification Track (LRIT) system Identificação e rastreamento global de navios, que reportam sua posição automaticamente ao menos 4 vezes por dia para um Centro de Dados Regional. Sob a perspectiva do Domínio da Consciência Marítima, visando ao combate das novas ameaças, como pirataria e tráfico ilícito , e como suporte às capacidades de Busca e Salvamento, o LRIT é uma ferramenta efetiva.

13 OPORTUNIDADES DE COOPERAÇÃO

14 Oportunidades de Cooperação
Delimitação da Plataforma Continental além das 200 milhas Suporte na avaliação das Linhas de Base, visando ao pleito junto a CLPC.

15 Oportunidades de Cooperação
Curso de Formação de Oficiais de Marinhas Amigas – CFOMA Dividido em 3 partes: 6 meses – português 11 meses – formação acadêmica 6 meses – Treinamento a bordo Próxima turma 2014

16 Oportunidades de Cooperação
Programa de Educação Profissional Marítima para Estrangeiros – PEPME Formação e especialização de Oficiais da Marinha Mercante de países amigos. Cursos de Máquinas e de Naútica

17 Oportunidades de Cooperação
Centro Conjunto de Operações de Paz Brasileiro (CCOPAB) – Rio de Janeiro EPMP – Estágio Preparatório para Missões de Paz 4 semanas para Oficiais no posto de Capitão/Major CIMIC – Estágio de Coordenação Civil-Militar 1 semana Civis e militares ligados à área de missão de paz.

18 Oportunidades de Cooperação
Centro de Dados Regional LRIT (CDRL) Promover a participação dos países africanos no sistema LRIT por meio da adesão ao CDRL. Brasil e Uruguai compartilham um CDRL. Assegurar a coordenação entre os CDRL no Atlântico Sul.

19 Oportunidades de Cooperação
Possibilidade de realização de exercícios bilaterais com Marinha/ Guarda-Costeira dos países visitados durante o cruzeiro do NPaOC APA ao longo da costa da África. 

20 Oportunidades de Cooperação
Possibilidade de assessoria em Gerenciamento de Água de Lastro

21 Oportunidades de Cooperação
Transporte aéreo para o VII Encontro Ministerial da ZOPACAS Brasil está considerando prover transporte aéreo de/para um “hub”na África para o comparecimento ao VII Encontro Ministerial da ZOPACAS, que será realizado em Montevidéu - Uruguai, em janeiro de 2013. Há necessidade de receber a lista final de interessados, até 30NOV, a fim de permitir avaliar a exequibilidade do suporte e, caso positivo, o planejamento da missão.

22


Carregar ppt "O ATLÂNTICO SUL COMO ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google