A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bibliografía A Bíblia as suas Ordens: Frei pio de Sampaio. Bíblia Sagrada; Padre Antonio de Figueiredo. O Segredo das Bem Aventuranças. José Lazaro Boberg.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bibliografía A Bíblia as suas Ordens: Frei pio de Sampaio. Bíblia Sagrada; Padre Antonio de Figueiredo. O Segredo das Bem Aventuranças. José Lazaro Boberg."— Transcrição da apresentação:

1

2 Bibliografía A Bíblia as suas Ordens: Frei pio de Sampaio. Bíblia Sagrada; Padre Antonio de Figueiredo. O Segredo das Bem Aventuranças. José Lazaro Boberg.

3 Bíblia Significados: Livros, do grego. Escritura ou Sagrada escritura, Lei, Livros Santos, ou, Santas escrituras. Escritas num período de 14 séculos, por mais de 50 autores. Contém 73 livros do Gênesis ao Apocalipse, em línguas diferentes. A.T. Originalmente em Hebraico. Em Aramaico, a língua de Jesus: Tobias, Ester, Judite, Daniel, Esdras, Evangelho de Mateus. Em grego, todos os outros.

4 Conteúdo 1. Personagem principal: Jesus o Cristo, aparece através das profecias, no Antigo Testamento e como realidade no Novo Testamento. 2. Tema básico: Plano de Deus para reunir os homens e o mundo, Anunciado no A.T. e consumado no N.T. 3. Uma história: relação de Deus e seu povo; no A.T. Os Israelitas e no N.T. Os Cristãos. 4.Objetivos: Firmar a unicidade de Deus, numa época politeísta e cheia de cultos. A unidade e harmonia do conjunto se explica pela inspiração divina.

5 Século 13 a. c. aparecimento do 1º livro do A.T.....Abraão. Em cópias manuscritas pelas sinagogas. Século 4 a. c. cópias em pergaminho, ( peles de animais) mais duráveis, daí o nome de volume ou enrolo. Em 1456 : 1º Bíblia em papel por Gutenberg. Com a dispersão do povo Judeu, a versão Hebraica foi traduzida para o grego e daí apareceram várias outras adicionando ou retirando livros e textos. São 3 as cópias mais famosas, em grego: Código do Vaticano : sec. 4 d.c. Código Sinótico: séc. 4.d. c. Código Alexandrino : séc 5 d.c. A tradução mais antiga é a Versão Alexandrina, ou dos Setenta, quando 72 sábios imigraram para o Egito no séc. 2 e 3 a.c. A versão dos setenta é chamada de Antigas Latinas. A lista completa dos livros do A.T. e N.T. Foi determinada no Sínodo de Hipona. No séc. 4 d.c. nova versão intitulada Vulgata seria a oficial da Igreja. São Jerônimo recebe a incumbência do Papa Damásio de fazer a revisão da Bíblia em 384 era cristã. Cardeal Estevão Langton a divide em capítulos em 1263.( idade média). A divisão em versículos coube ao impressor parisiense, Roberto Estevão. Indica-se Martinho Lutero como o 1º a traduzir a Bíblia para uma língua moderna, entretanto já haviam outras : 30 edições em Alemão, 26 em Francês, 20 em Italiano, 19 em Holandês, 6 em Boêmio, 2 em Espanhol.: Sua indignação foi contra a venda das indulgencias para a construção do Vaticano.. Versões

6 Divisão de capítulos e significados Foi idealizada para fazer referencias e facilitar citações, por Estevão Langton, Arcebispo de Cantuária. A divisão em versículos por Roberto Estevão num longo processo de idealização. A virgula (, ) ou ( : ) para separar capítulos de versículos. O ponto (. ) separa versículos quando não contínuos. Ex. Gen. 10, ou : O traço separa ( - ) versículos contínuos ex. Gen. 10,ou : O ponto e virgula ( ;) separa grupos de capítulos e versículos de um mesmo evangelista. Ex. Gen. 10 ou :, ; 21,ou :

7 A. T. Livros Doutrinários. 7 A.T = Antigo Testamento Aliança de Jeová com seu povo. Joel. Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Pacto ou Antiga Aliança. Cântico dos Cânticos. Sabedoria. Eclesiástico.

8 Livros do Antigo Testamento Livros Históricos 46 Gênesis. Êxodo. Levítico. Números. Deuteronômio. Josué. Juízes. Rute. I Samuel ( I Reis) 2 Samuel ( 2 Reis). 2 Crônicas. 150 Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Cânticos. 3 Reis. 4 Reis I Paralipomenos. 2 Paralipomeros. Esdras. Neêmias. Jô. Tobias Judite. Ester. I Macabeus. 2Macabeus. Ezequiel. Daniel. Jeremias( as Lamentações).

9 A. T. Livros Proféticos 18 livros Isaías. Jeremias. Lamentações. Baruc. Ezequiel. Daniel. Oseias. Joel. Amós. Abdias. Jonas. Miqueias. Naum. Habacuc. Zafonias. Ageu. Zacarias. Malaquias.

10 Novo Testamento Nascimento. Vida e morte de Jesus. Ensinamentos morais. N.T. = Novo Testamento. Relata a vinda do Cristo Jesus e sua relação com o povo escolhido e os Cristãos.

11 N. T. Livros Históricos Mateus. Marcos. Lucas. João. Atos dos Apóstolos. 14 Epístolas de Paulo. 3 Epístolas de João. 1 Epístola de Judas. 2 Epístolas de Pedro. 1 Epístola de Tiago. Apocalipse de João.

12 N.T. Livros Doutrinários. 21 livros Romanos. I Coríntios. 2 Coríntios. Gálatas. Efésios. Filipenses. Colossences. I Tessalonicenses. 2 Tessalonicenses. Judas. Paulo. I Timóteo. 2 Timóteo. Tito. Filemon Hebreus. I Pedro. 2 Pedro. I João. 2 João. 3 João. Evangelho de Tomé ( 1947)

13 Evangelho segundo o Espiritismo código 1. Evangelho segundo o espiritismo é um código moral e neste sentido deve ser encarado pelos espíritas. 2. Vai direto a essência, parte principal que é o ensino moral. 3. É objetivo e sintético nas instruções morais. 4. As questões morais são instrumentos de trabalho diário, de aplicação prática. Desenvolver Virtudes. 5. É um código Divino, uma regra de conduta, abrange circunstâncias da vida privada, publica, e, o princípio de todas as relações sociais fundadas na mais rigorosa justiça.

14 Evangelho segundo o Espiritismo Conteúdo Matérias 1. Atos da vida comum do Cristo. 2. Os milagres. 3. As profecias. 4. As palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas da igreja. 5. O ensino moral.

15 Livro dos Espíritos Espírito Verdade e colaboradores. Época histórica. Século 19. Princípios: Imortalidade da Alma. Natureza dos espíritos e suas relações com os homens. Leis Morais. Vida presente e vida futura.

16 Virtudes e Vícios... Ciência. Bibliografia. A Bussola do Prazer: David J. Linden. Virtudes e vícios possuem a mesma unidade neural onde o prazer é a bussola, e, os genes dessa unidade representam 60% de vulnerabilidade. O prazer está associado a liberação de dopamina no cérebro. Incidência aumenta proporcionalmente ao descontrole do sistema prazer e recompensa. Dependência: gera mudanças químicas e elétricas dos neurônios. Tratamentos: psicoterapias, drogas, vacinas e estímulos elétricos, ( capacetes) transformadores de corrente elétrica.( futuro).

17 Virtudes e vícios..... Religião Caminho, Verdade e vida. Emmanuel. Lição 129. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela própria concupiscência. Tiago, 1 :14. Ser tentado é ouvir a malícia própria, é abrigar os inferiores alvitres de si mesmo, porquanto ainda que o mal venha do exterior, somente se concretiza e persevera se com ele afinamos, na intimidade do coração. Recorda-te de que cada dia tem situações magnéticas especificas. Considera a essência de tudo que te atraiu no curso das horas e eliminarás os males próprios, atendendo ao bem que Jesus deseja.

18 Virtudes L.E. Filosofia. Def: virtude é a disposição firme e constante na prática do Bem. L E. É a resistência voluntária ao arrastamento das más tendências. É fazer o bem por impulso instintivo, espontâneo, natural por hábito, sem esforço ou dificuldade. Características: L. E Sacrifício voluntário do interesse pessoal. Prática da caridade desinteressada. Despir-se de intenções ocultas. Todas as virtudes são meritórias porque são indícios de progresso na prática do bem.

19 Evangelho segundo Espiritismo Virtudes E.s.E. cap9, item 8. A sabedoria humana reside em duas palavras: Devotamento e Abnegação. Devotamento: é dedicação, afeição com religiosidade, com sentimento de amor profundo a uma causa ou criatura. Abnegação: é desprendimento, desinteresse, renúncia, sacrifício voluntário do que há de egoístico nos desejos e tendências naturais do homem, em proveito de uma causa, ideia ou pessoa. 1.L.E.912. A natureza corpórea visa suas paixões, interesses, desejos e para combatê-las é somente praticar a abnegação.

20 Virtudes a conquistar Devotamento Abnegação. Humildade. Resignação. Piedade. Generosidade. Afabilidade. Compreensão. Perdão. Brandura. Renúncia. Companheirismo. Indulgência. Misericórdia. Paciência. Mansuetude. Vigilância. Dedicação. Gratidão. Alegria. Paz. Abundância. Tranquilidade. Confiança. Amor.

21 Manual Prático do Espírita Ney Prieto Peres Porque desejamos as virtudes? A que nos propomos? L.E O homem poderia vencer suas más tendências pelos seus próprios esforços? Sim, mas o que lhe falta é a vontade. Vontade: é a expressão de nosso livre arbítrio. Por ela damos nossos testemunhos e demonstramos nossos ideais no bem..Ela é constituída de fatores dinâmicos como: Auto domínio, impulso, deliberação, determinação, e, ação. O que nos movimenta numa atividade é o interesse que está por trás. Caminhos: Auto observação, Relaxamento, Meditação, Vigilância, Orar, ler, Automatização do bem, Auto sugestão, Comprometer-se espiritualmente. Quando nosso contexto é filosófico moral, fundamentado no conhecimento da natureza espiritual do homem, sua origem seu destino, nas leis morais que nos regem, nossa motivação se amplia, impulsionamos nossa vontade a buscar nosso progresso moral dentro dos padrões e ensinos no modelo de perfeição que é Jesus,

22 Método Pratico de Auto- Análise Método das cinco fases: Santo Agostinho 1. Preparação. 2. Sintonia Espiritual. 3. Reflexão. 4. Detalhamento. 5. Renovação.

23 Como Programar a transformação Manual Prático do Espírita Ney Prieto Peres 1. fazer da intenção uma realização efetiva. 2. Disposição firme e constante. 3. Não idealizar resultados imediatos. 4. Saber que os ideais são flutuantes. 5. Valorizar firmeza, resistência e vontade. 6. Evitar auto punição. 7. Vencer os fracassos. 8. Estabelecer metas. O tempo depende do condicionamento no vicio. Resultado? Concentração nos esforços, etapas pequenas e, individualização dos vícios ( um a um).

24 Textos do A.T. e N. T. Apresentar cópia de capítulos e versículos a serem encontrados na Bíblia,

25 Vícios

26 DEFEITOS

27

28 VIRTUDES

29

30

31

32 Conclusão Fé Religiosidade. Vontade. Livre Arbítrio.


Carregar ppt "Bibliografía A Bíblia as suas Ordens: Frei pio de Sampaio. Bíblia Sagrada; Padre Antonio de Figueiredo. O Segredo das Bem Aventuranças. José Lazaro Boberg."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google