A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90 SCOR. MRP (Materials Resources Planning) Planejamento das Necessidades de Materiais. MRP II (Manufacturing Resources.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90 SCOR. MRP (Materials Resources Planning) Planejamento das Necessidades de Materiais. MRP II (Manufacturing Resources."— Transcrição da apresentação:

1 MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90 SCOR

2 MRP (Materials Resources Planning) Planejamento das Necessidades de Materiais. MRP II (Manufacturing Resources Planning) Planejamento dos Recursos de Manufatura. ERP (Enterprise Resources Planning) Planejamento de Recursos da Corporação. SCOR Modelo de Referência para favorecer a comunicação na Supply Chain

3 MRP (Materials Resources Planning) Planejamento das Necessidades de Materiais. O foco do MRP é no planejamento das necessidades de materiais durante o ciclo de planejamento produtivo. Trata-se de um sistema bem difundido pelas fábricas mundo afora em fins da década de 60, início da década de 70. É uma forma fácil de entender como determinar o número de elementos necessários para montar o produto final. Parte das informações que o sistema oferece inclue o cronograma de tempo indicando quando cada um dos elementos necessários ao produto final devem ser encomendados ou produzidos.

4 O foco do MRP II é tanto com os materiais (tal como o MRP) quanto com os chamados recursos de manufatura. Apoiando assim toda a gestão da manufatura indo na direção de integrador das múltiplas funções da gestão empresarial inclusive, finanças e gestão de pessoas

5 MRP II (Manufacturing Resources Planning) Planejamento dos Recursos de Manufatura.

6 Plano Mestre de Produção (MPS) Dados de Especificação de Itens de Materiais (Technical Data) Lista de Materiais (BOM) (Technical Data) Dados de Recursos de Produção (Manufacturing Technical Data) Movimentação e Controle de Estoque (Inventory Control) Gerenciamento de Compras Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) Controle do Chão de Fábrica (SFC) Planejamento de Necessidades de Capacidade (CRP) Custeio Padrão (Cost Control) Gerenciamento e Demonstrações de Custos (Cost Control) Planejamento de Recursos de Distribuição (DRP) Os módulos básicos característicos em um sistema MRP II são:

7 ERP (Enterprise Resources Planning) Planejamento de Recursos da Corporação.

8 Um sistema ERP (Enterprise Resources Planning) propõe-se a dar suporte a todas as necessidades de informação para a tomada de decisão de um empresa ou empreendimento, como um todo. Traduzido livremente significa Planejamento de Recursos da Corporação. Trata-se de uma evolução dos sistemas MRP e MRP II. Já o ERP constitui um estágio além do MRP II e portanto o embute e é basicamente composto de módulos que atendem às necessidades de informação de outros setores que não a manufatura, a saber: distribuição física, custos, recebimento fiscal, faturamento, recursos humanos, finanças, contabilidade, todos integrados entre si e com os módulos de manufatura. Em suma, o ERP tem o objetivo de planejar e controlar o processo de manufatura em todos os seus níveis, incluindo materiais, equipamentos, pessoas, fornecedores e distribuidores. Permite, portanto, de uma maneira integrada que as decisões operacionais sobre o que, quando, quanto e com que produzir e comprar sejam abordadas de uma maneira sistêmica e estratégica e portanto ditada pelos objetivos e mercado de uma organização. Um dos líderes em fornecimento de ERP e a SAP.

9 É um modelo de um processo de referência desenhado para promover a efetiva comunicação entre os stakeholders da cadeia de suprimento SC. Constitue um standard da indústria e favorece o intercâmbio inter and intra componentes da cadeia de suprimento promovendo colaboração, a horizontalização dos processos, ao mesmo tempo em que explica a relação entre os processos (tais como Abastecer, Fazer e Entregar) SCOR

10 Modelo SCOR


Carregar ppt "MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90 SCOR. MRP (Materials Resources Planning) Planejamento das Necessidades de Materiais. MRP II (Manufacturing Resources."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google