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EMPREENDEDORISMO É o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos.

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2 EMPREENDEDORISMO É o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor. WIKIPÉDIA.

3 EMPREENDEDOR SOCIAL: CONCEITO Os empreendedores sociais são indivíduos visionários, que possuem capacidade empreendedora e criatividade para promover mudanças sociais de longo alcance em seus campos de atividade. São inovadores sociais que deixarão sua marca na história. ASHOKA, Estados Unidos.

4 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL Entre o final do século XX e o início do século XXI surge a globalização. Principais paradoxos: 1) Avanços tecnológicos 2) Avanços dos sistemas de informações 3) Produção abundante de conhecimento 4) Os mais baixos níveis sociais e humanos de toda a história.

5 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL As teorias e os alardes neoliberais de que o mercado por si só resolveria tudo caem por terra, pois a economia cresceu, mas ficou na mão de poucos.

6 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL PIB X IDH A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões: Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade Um padrão de vida decente: PIB (per capta)

7 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL LISTA DOS 10 MAIORES PIB´s – (2011 – FMI) 1- Estados Unidos 9 - Rússia 2 – China 10 - Canadá 3 – Japão 4 – Alemanha 5 – França 6 – Brasil 7 – Reino Unido 8 - Itália

8 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL LISTA DO IDH– (2011 - ONU ) 1- Estados Unidos: 4º 9 – Rússia: 66º 2 – China: 101º 10 – Canadá: 6º 3 – Japão: 12º 4 – Alemanha: 9º 5 – França: 20º 6 – Brasil: 84º 7 – Reino Unido: 28º 8 - Itália: 24º

9 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL Assim como a globalização cria inibições e produz anacronismo, também deflagra novas condições para uns e outros, indivíduos, grupos, classes, movimentos, nações(...) Cria outras possibilidades de ser, agir, pensar, imaginar. (IANNI, 1997).

10 INDICADORES SOCIAIS Desnutrição no Mundo Mais de um terço das mortes na infância – 2,6 milhões de crianças menores de cinco anos – morrem todo ano por subnutrição; 170 milhões de crianças sofrem de desnutrição crônica; e uma em cada três crianças dos países em desenvolvimento sofre de nanismo(Save the Children 2012).

11 INDICADORES SOCIAIS Desnutrição no BRASIL Em 2009 505 crianças morreram por desnutrição na faixa de 0 a 5 anos. Em 2011 o Brasil ainda possuía 32 mil crianças menores de cinco anos em desnutrição grave, com peso muito baixo para a idade. Mais de 159 mil crianças desta faixa sofrendo de desnutrição crônica e de altura muito baixa para a idade. (Fundação Abrinq – Save the Children).

12 INDICADORES SOCIAIS Expectativa de Vida no Mundo (ONU 2005/2010) Média Mundial – 67,2 1º Japão – 82,6 92º Brasil – 72,4

13 INDICADORES SOCIAIS Analfabetismo (PNAD) Em 2009, 9,7% dos brasileiros eram analfabetos, o equivalente a 14,5 milhões de pessoas. O total é 0,3% menor que o registrado em 2008.

14 INDICADORES SOCIAIS Rendimento domiciliar per capta R$ 668,00 (IBGE – Censo 2010). 25% da população recebiam até R$ 188 e metade dos brasileiros recebia até R$ 375, menos do que o salário mínimo naquele ano (R$ 510).

15 ATUAL CONFIGURAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL Razões do destaque do empreendedorismo social nos anos 1990: 1 – Crescente problematização social; 2 – Redução dos investimentos públicos no campo social; 3 - Crescimento das organizações do Terceiro Setor; 4 – Participação das empresas em investimento e ações no campo social. (OLIVEIRA, 2008).

16 ATUAL CONFIGURAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS QUE DISSEMINAM BOAS PRÁTICAS EM EMPREENDEDORISMO SOCIAL SSE – School Social Entrepreneurship, UK – Reino Unido; CCSE – Canadian Center Social Entrepreneurship, Canadá; Foud Schwab, Suíça; TISE – The Institute Social Entrepreneurs, Estados Unidos; ASHOKA, Estados Unidos; Erwing Marion, Kauffman Foundation, Estados Unidos.

17 MOBILIZAÇÃO DOS JOVENS Jovens sonham. Sonhos precisam de recursos. A gestão de recursos precisa de conhecimento. Empresas Júniores.

18 COMPETÊNCIAS DO EMPREENDEDOR SOCIAL Ser visionário; Ter senso de responsabilidade; Ter senso de solidariedade; Ser sensível com os problemas sociais; Ser persistente; Ser consciente; Saber correr riscos calculados; Saber integrar vários atores em torno dos mesmos objetivos; Saber improvisar; Ser líder.

19 REFERÊNCIAS IANNI, Nação e globalização. In: SANTOS, Milton et.al. O novo mapa do mundo fim de século e globalização. São Paulo: Hucitec/ANPUR, 1997. OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social: da teoria à prática, do sonho à realidade: ferramentas e estratégias. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2008. www.wikipedia.com.br.


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