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EMPREENDEDORISMO É o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos.

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2 EMPREENDEDORISMO É o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor. WIKIPÉDIA.

3 EMPREENDEDOR SOCIAL: CONCEITO Os empreendedores sociais são indivíduos visionários, que possuem capacidade empreendedora e criatividade para promover mudanças sociais de longo alcance em seus campos de atividade. São inovadores sociais que deixarão sua marca na história. ASHOKA, Estados Unidos.

4 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL Entre o final do século XX e o início do século XXI surge a globalização. Principais paradoxos: 1) Avanços tecnológicos 2) Avanços dos sistemas de informações 3) Produção abundante de conhecimento 4) Os mais baixos níveis sociais e humanos de toda a história.

5 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL As teorias e os alardes neoliberais de que o mercado por si só resolveria tudo caem por terra, pois a economia cresceu, mas ficou na mão de poucos.

6 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL PIB X IDH A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões: Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade Um padrão de vida decente: PIB (per capta)

7 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL LISTA DOS 10 MAIORES PIB´s – (2011 – FMI) 1- Estados Unidos 9 - Rússia 2 – China 10 - Canadá 3 – Japão 4 – Alemanha 5 – França 6 – Brasil 7 – Reino Unido 8 - Itália

8 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL LISTA DO IDH– ( ONU ) 1- Estados Unidos: 4º 9 – Rússia: 66º 2 – China: 101º 10 – Canadá: 6º 3 – Japão: 12º 4 – Alemanha: 9º 5 – França: 20º 6 – Brasil: 84º 7 – Reino Unido: 28º 8 - Itália: 24º

9 O CONTEXTO DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL Assim como a globalização cria inibições e produz anacronismo, também deflagra novas condições para uns e outros, indivíduos, grupos, classes, movimentos, nações(...) Cria outras possibilidades de ser, agir, pensar, imaginar. (IANNI, 1997).

10 INDICADORES SOCIAIS Desnutrição no Mundo Mais de um terço das mortes na infância – 2,6 milhões de crianças menores de cinco anos – morrem todo ano por subnutrição; 170 milhões de crianças sofrem de desnutrição crônica; e uma em cada três crianças dos países em desenvolvimento sofre de nanismo(Save the Children 2012).

11 INDICADORES SOCIAIS Desnutrição no BRASIL Em crianças morreram por desnutrição na faixa de 0 a 5 anos. Em 2011 o Brasil ainda possuía 32 mil crianças menores de cinco anos em desnutrição grave, com peso muito baixo para a idade. Mais de 159 mil crianças desta faixa sofrendo de desnutrição crônica e de altura muito baixa para a idade. (Fundação Abrinq – Save the Children).

12 INDICADORES SOCIAIS Expectativa de Vida no Mundo (ONU 2005/2010) Média Mundial – 67,2 1º Japão – 82,6 92º Brasil – 72,4

13 INDICADORES SOCIAIS Analfabetismo (PNAD) Em 2009, 9,7% dos brasileiros eram analfabetos, o equivalente a 14,5 milhões de pessoas. O total é 0,3% menor que o registrado em 2008.

14 INDICADORES SOCIAIS Rendimento domiciliar per capta R$ 668,00 (IBGE – Censo 2010). 25% da população recebiam até R$ 188 e metade dos brasileiros recebia até R$ 375, menos do que o salário mínimo naquele ano (R$ 510).

15 ATUAL CONFIGURAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL Razões do destaque do empreendedorismo social nos anos 1990: 1 – Crescente problematização social; 2 – Redução dos investimentos públicos no campo social; 3 - Crescimento das organizações do Terceiro Setor; 4 – Participação das empresas em investimento e ações no campo social. (OLIVEIRA, 2008).

16 ATUAL CONFIGURAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS QUE DISSEMINAM BOAS PRÁTICAS EM EMPREENDEDORISMO SOCIAL SSE – School Social Entrepreneurship, UK – Reino Unido; CCSE – Canadian Center Social Entrepreneurship, Canadá; Foud Schwab, Suíça; TISE – The Institute Social Entrepreneurs, Estados Unidos; ASHOKA, Estados Unidos; Erwing Marion, Kauffman Foundation, Estados Unidos.

17 MOBILIZAÇÃO DOS JOVENS Jovens sonham. Sonhos precisam de recursos. A gestão de recursos precisa de conhecimento. Empresas Júniores.

18 COMPETÊNCIAS DO EMPREENDEDOR SOCIAL Ser visionário; Ter senso de responsabilidade; Ter senso de solidariedade; Ser sensível com os problemas sociais; Ser persistente; Ser consciente; Saber correr riscos calculados; Saber integrar vários atores em torno dos mesmos objetivos; Saber improvisar; Ser líder.

19 REFERÊNCIAS IANNI, Nação e globalização. In: SANTOS, Milton et.al. O novo mapa do mundo fim de século e globalização. São Paulo: Hucitec/ANPUR, OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social: da teoria à prática, do sonho à realidade: ferramentas e estratégias. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora,


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