A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO"— Transcrição da apresentação:

1 A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Prof. Éder Américo

2 Arte Românica A arquitetura românica surgiu na Europa no Século X evoluindo para o estilo gótico no final do século XII. As construções românicas se caracterizam por serem “austeras e robustas”, com paredes grossas e janelas minúsculas cuja função era resistir a ataques de exércitos inimigos. Além disso, a Igreja românica era vista como a “fortaleza de Deus”.

3

4 Segundo uma inscrição existente essa igreja foi consagrada a S
Segundo uma inscrição existente essa igreja foi consagrada a S. Vicente em Apresenta características do românico final. Planta simples com corpo composto de nave única separada da capela-mor por grande arco triunfal.

5 Interior de uma igreja românica. Mosteiro de Bravães / PORTUGAL.

6 Sé de Lisboa

7 Pintura românica Os temas da pinturas sempre eram de natureza religiosa, tendo por características a deformação e o colorido. Essa deformação poderia traduz-se numa figura de Cristo, por exemplo, sempre maior do que as restantes figuras que o cercam, mostrando sua importância, interpretação mística que os artistas faziam da realidade.

8 Dado que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria à pintura e à escultura, através das quais narrava histórias bíblicas e comunicava valores religiosos. Neste período, não se podem dissociar estas manifestações de arte da arquitetura, pois foi nas grandes decorações murais, através da técnica do fresco, que a pintura românica se desenvolveu.

9 Maior símbolo da arte românica é o conjunto da catedral de Pisa, onde se localiza a famosa Torre de Pisa. O prédio se iniciou em 1063.

10 Arte Gótica A partir do século XII, entre os anos 1150 e 1500, tem início uma economica fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade e apareça a bruguesia urbana. No começo do século XII, a arquitetura predominante ainda é a românica, mas já começam a aparecer as primeiras mudanças na arte de construir grandes edifícios.

11

12 Mesmo assim é extremamente difícil definir a transição do Românico para o Gótico e, posteriormente, do Gótico para o Renascimento. A mentalidade medieval do fascínio pela paixão de Cristo é o principal tema do gótico pictórico, que tem como centro temporal de 1250 a 1450, vindo a desenvolver-se inicialmente na Itália.

13 A arquitetura gótica aponta a relação de grandeza da casa de Deus em relação ao homem, que é muito pequeno

14 Catedral de Colônia na ALEMANHA

15

16 Pintura gótica Na pintura, o estilo Gótico surgiu cerca de um século depois da primeira catedral desse mesmo estilo em Chartres. Diferentemente do estilo Bizantino e Românico, o estilo Gótico apresenta uma característica cada vez mais realista.

17 Românico ou Gótico? 1. Arquitetura expressa grandiosidade. 2. Tudo se volta para o alto. 3. Pilares maciços, que sustentam as paredes espessas (largas) 4. Vitrais coloridos (para favorecer a entrada de luz) 5. Pequenas aberturas, usadas como janelas. 6. Presença de rosáceas (janelas redondas).


Carregar ppt "A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google