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Ricardo B. Gomide Ministério de Minas e Energia +55(61)

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Apresentação em tema: "Ricardo B. Gomide Ministério de Minas e Energia +55(61)"— Transcrição da apresentação:

1 Entendendo o potencial e os desafios para introduzir o Bioquerosene na matriz energética brasileira
Ricardo B. Gomide Ministério de Minas e Energia +55(61) Brasília, 13 de setembro de 2012

2 Compromisso da aviação mundial Considerações finais Demanda Oferta
Sumário Demanda Oferta Compromisso da aviação mundial Considerações finais Demanda Oferta Compromisso da aviação mundial Considerações finais

3 Brasil: Demanda de QAV (mil m3)
Demanda Potencial Brasil: Demanda de QAV (mil m3) +58% Fonte: MME (PDE2020)

4 Mundo: Demanda de QAV (millhões m3)
Demanda Potencial Mundo: Demanda de QAV (millhões m3)

5 Igual à produção atual de biocombustíveis no mundo
Demanda Potencial Demanda Potencial Mercado mundial acima de 300 bilhões de litros/ano Poderá atingir 350 bilhões de litros na próxima década 30% substituição por BioQAV = 100 bilhões de litros Estado da Arte Inexiste alternativa energética viável para propulsão de aeronaves diferente de combustíveis líquidos Igual à produção atual de biocombustíveis no mundo Brasil + EUA 95%

6 Compromisso da aviação mundial Considerações finais
Sumário Demanda Oferta Compromisso da aviação mundial Considerações finais

7 Oferta de Matérias-Primas Disponibilidade Óleos Vegetais no Brasil
Demanda QAV (mil m3) Fonte: CONAB/MAPA e outros.. Elaboração MME.

8 Balanço da Soja no Brasil
Oferta de Matérias-Primas Balanço da Soja no Brasil Soja “Disponível” p/ BioQAV 30% substituição Cenário hipotético B5 a B10 Fonte: Elaboração MME com base me dados oficiais do MAPA, MME/PDE 2020 e MDIC.

9 Oferta de Matérias-Primas Balanço da Soja no Brasil
Cenário hipotético B5 a B10 Apenas com biodiesel B10 em 2020, o principal exportador mundial de soja reduzirá suas exportações em mais de 50% Fonte: Elaboração MME com base me dados oficiais do MAPA, MME/PDE 2020 e MDIC.

10 Oferta de Matérias-Primas Oferta p/ BioQAV: necessidade de área
2,2 milhões hectares 600 mil hectares Camelina Soja Girassol 950 mil hectares Jatropha Premissas: Camelina = 650 litros/ha; Soja=580 litros/ha; Girassol=750 litros/ha; Jatropha=1.500 litros/ha.

11 Quanto tempo é necessário para estruturarmos 1 milhão de hectares com:
Oferta de Matérias-Primas Questão Para Reflexão Quanto tempo é necessário para estruturarmos milhão de hectares com: Soja? Girassol? Camelina? Pinhão-Manso? Ou alga equivalente?

12 Oferta Mundial de Óleos (millhões m3)
Oferta de Matérias-Primas Oferta Mundial de Óleos (millhões m3) Oferta ≈50% Consumo Mundial de Querosene de Aviação Toda essa oferta já está comprometida com os mercados tradicionais Demanda de QAV

13 Compromisso da aviação mundial Considerações finais
Sumário Demanda Oferta Compromisso da aviação mundial Considerações finais

14 Metas para Mitigação dos Efeitos Climáticos
Compromisso da Aviação Mundial Metas para Mitigação dos Efeitos Climáticos Eficiência no consumo de combustíveis: +1,5% ao ano até 2020 Reduzir em 50% as emissões até 2050

15 “sustainable biofuels” serão o principal ator
Compromisso da Aviação Mundial Como? Fonte: Air Transport Action Group with the assistance of Aerospace and Defence Industries Association of Europe, Airbus, Airports Council International, ssociation of Asia Pacific Airlines, Boeing, Bombardier, CFM International, Civil Air Navigation Services Organisation, Embraer, GE Aviation,Honeywell Aerospace, International Air Transport Association, Pratt & Whitney, Rolls-Royce, SESAR Joint Undertaking. Tecnologias Já Conhecidas 2025 “sustainable biofuels” serão o principal ator

16 A visão da Aviação Mundial
“The aviation industry has made it clear that it is only looking at second-generation biofuels and is determined not to repeat the mistakes made with first-generation sources, expecting any supply to be fully sustainable.” 1ª geração é insustentável? Que erros? Requisitos impostos pela aviação mundial: Somente culturas não-alimentícias Uso de terras áridas ou áreas não agricultáveis Sem destruição da floresta Aproveitar o potencial de países em desenvolvimento Diversidade de matérias-primas Ciclo de vida com baixo carbono Qual cultura agrícola? Teremos suficiente “oferta sustentável” para atender à demanda da aviação? (http://www.enviro.aero/Not-all-biofuels-are-created-equal.aspx)

17 Demanda potencial de BioQAV Compromisso do setor aéreo mundial
Sumário Demanda potencial de BioQAV Compromisso do setor aéreo mundial Oferta de BioQAV Considerações finais

18 Política Energética Nacional
(Lei nº 9.478/97) Objetivos da Política (art. 1º): Incrementar, em bases econômicas, sociais e ambientais, a participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional Proteger os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos ...

19 Política Energética Nacional
(Lei nº 9.478/97) Competência da ANP Art. 7º, XVI - regular e autorizar as atividades relacionadas à produção, à importação, à exportação, à armazenagem, à estocagem, ao transporte, à transferência, à distribuição, à revenda e à comercialização de biocombustíveis, assim como avaliação de conformidade e certificação de sua qualidade, fiscalizando-as diretamente ou mediante convênios com outros órgãos da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios; (alterado pela Lei /2011) Definição BioQAV Art. 6º, XXXI - Bioquerosene de Aviação: substância derivada de biomassa renovável que pode ser usada em turborreatores e turbopropulsores aeronáuticos ou, conforme regulamento, em outro tipo de aplicação que possa substituir parcial ou totalmente combustível de origem fóssil. (incluído pela Lei nº /2011)

20 Questões Importantes na Ótica Energética
Segurança energética Regularidade de fornecimento Risco agrícola no mercado de energia (In)disponibilidade de matérias-primas Competição com combustível mais barato Impacto de preço do setor de transporte aéreo Redução da dependência de fósseis Qualidade

21 Agricultura & Aquicultura
Considerações Finais O Iceberg do Desafio Legislação Logística Infraestrutura Tecnologia de Produção do BioQAV ADEQUAÇÃO E USO NOVA AGRICULTURA Agricultura & Aquicultura Oferta de Novas Matérias-Primas Disponibilidade de Terras Agricultáveis Estruturação de Novas Cadeias Produtivas Diversificação Sementes/Mudas Algas Agrominerais Pesquisa e Tecnologia Agrícola Financiamento Onde Plantar Competição com Outras Commodities Agrícolas Tradição e Vocação

22 Considerações Finais O grande desafio está na oferta de matérias-primas. Mas é uma oportunidade ímpar para a agricultura no Brasil e em diversos outros países. No Brasil, a soja é atualmente a única matéria-prima disponível para se pensar na produção de BioQAV em escala e por processos convencionais (transesterificação e hidrotratamento de óleos). No médio prazo, processos a partir de açúcares poderão ser uma alternativa interessante, dada a grande escala de produção de etanol de cana no Brasil. No mundo, a disponibilidade de óleos vegetais está na soja (EUA, Brasil e Argentina) ou na palma (Sudeste Asiático). Camelina e pinhão-manso ainda não têm escala produtiva compatível com a dimensão do consumo da aviação.

23 O sonho do carro esportivo
Precisamos ter cuidado para não ser uma Demanda Insustentável

24 Boletim Mensal dos Combustíveis Renováveis
Publicação Gratuita Boletim Mensal dos Combustíveis Renováveis Publicação mensal destinada a consolidar informações conjunturais sobre os combustíveis renováveis. Destina-se a público em geral e é distribuído gratuitamente em meio eletrônico para lista de s cadastrados e disponibilizado no website mme.gov.br. Para nova inclusão:

25 FIM Muito Obrigado!!!


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