A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUSTIÇA DO TRABALHO ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL OUVIDORIAS 4º Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho Porto Alegre, novembro de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUSTIÇA DO TRABALHO ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL OUVIDORIAS 4º Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho Porto Alegre, novembro de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 JUSTIÇA DO TRABALHO ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL OUVIDORIAS 4º Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho Porto Alegre, novembro de 2012

2 Infância sem rosto

3 Infância?

4 Situação atual No mundo No Brasil

5 Piores formas Decreto 6.481/2008 Lista TIP Não considera a exploração sexual, nem o trabalho à margem da Lei.

6 Agravantes culturais É melhor do que ir para o crime. Eu trabalhei desde cedo e estou aqui A realidade brasileira não permite tanto luxo, de ficar na escola até 16 anos! O trabalho enobrece e molda um homem de bom caráter.

7 Cultura: Doméstico O Lar é domicílio inviolável. Trabalha para aprender um ofício. É tão importante ajudar quem precisa. Come bem, veste as roupas dos meninos.

8 Cultura: Artístico Criança representa tão bem! É uma forma de expressão do talento infantil. Não se pode inibir a arte!

9 Cultura: Esportivo Todos são Neymar. O ambiente do esporte é saudável. Competir forja bons homens. O esporte afasta das drogas.

10 Compromisso Brasileiro Público ELIMINAR AS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL ATÉ 2015 ELIMINAR TODAS AS FORMAS DE TRABALHO INFANTIL ATÉ 2020

11 E a Justiça do Trabalho com isso? (1) Competência material para as autorizações para o trabalho antes de 14 anos. Emenda Constitucional 45. (2) Pertinência com o tema trabalho. (3) Capacidade de reação e de mobilização. (4) Atitude cidadã. Dever institucional.

12 Como? Comissão pela Erradicação do Trabalho Infantil. Seminário sobre trabalho infantil. Participação na organização da Conferência Global sobre trabalho infantil (2013). Propostas de alterações legislativas. Luta pelo reconhecimento da competência. Ouvidorias.

13 Informação – denúncia Atribuição externa – um canal qualificado de comunicação. Atribuição interna – engajamento. Rede de informação. Parcerias institucionais.

14 Falemos! (061)


Carregar ppt "JUSTIÇA DO TRABALHO ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL OUVIDORIAS 4º Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho Porto Alegre, novembro de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google